conecte-se conosco


Agronegócio & Produção

Momento Agrícola: Tempos de guerra, o drama argentino e Parecis SuperAgro são destaques

Publicado

As mazelas da guerra na Ucrânia, o agravamento do drama argentino com o governo de esquerda dos ‘hermanos’, as atrações da Parecis SuperAgro e uma reflexão sobre adubações na conjuntura atual são as grandes atrações do Momento Agrícola deste sábado, na última edição do programa em março.

De autoria do produtor rural, agrônomo e consultor Ricardo Arioli, o programa é veiculado aos sábados pela rede de rádios do Agro e repercutido em forma de notícias e com link do Soundcloud pelo Enfoque Business, também aos finais de semana.

Tempos de guerra

A primeira abordagem do Momento Agrícola é, uma vez mais, a guerra na Ucrânia. A dura verdade revelada pelo conflito é que a segurança alimentar mundial é mais frágil do todos calculavam.

Juntas, Rússia e Ucrânia respondem por 1/3 do mercado de trigo no mundo.

Além da tragédia humana, a guerra resulta em desabastecimento e inflação. O Fundo Monetário Internacional (FMI) já alertou que a guerra na Ucrânia pode provocar uma crise alimentar em escala mundial, e estes sintomas já são sentidos, com apenas um mês de confronto entre Rússia e Ucrânia.

Leia mais:  Momento Agrícola: Pneu de soja, corte de impostos e ‘Famato Embrapa Show’ são destaques

Juntos, os dois países têm uma participação significativa no mercado de trigo mundial, chegando 33,3% (1/3) do que é comercializado no mundo. Como reflexo, na bolsa de mercado futuro de Chicago, a maior praça mundial de produtos agrícolas, o preço aumentou 50% depois do ataque russo.

E tem a questão dos fertilizantes – que já começam a faltar para as safras dos países produtores de alimentos -, as frequentes altas dos preços dos combustíveis e da energia, as dificuldades criadas para os negócios internacionais (importações/exportações), a questão ambiental (em especial na Europa), entre outros entraves.

O Momento Agrícola, através de Ricardo Arioli, traz uma análise pontual sobre esta conjuntura mundial, em especial sobre a rediscussão da agricultura sustentável no planeta.

Outras

O Momento Agrícola traz outras notícias comentadas, como o aumento das ‘retenciones’ na Argentina, de 31% para 33% nos derivados da soja. O governo do país vizinho justifica o aumento como medida de contenção da inflação, que por lá chegou a 50% somente em fevereiro.

Leia mais:  Momento Agrícola: Pneu de soja, corte de impostos e ‘Famato Embrapa Show’ são destaques

Também na Argentina, o governo local subiu a taxa básica de juros (equivalente, no Brasil, à Selic) para 44%. A título de comparação, no Brasil, a última alta elevou a Selic para 11,75%.

Além de outras abordagens, o Momento Agrícola divulga a Feira Parecis SuperAgro e traz uma reflexão muito oportuna: “Adubação em Tempos de Guerra”.

Para ouvir o Momento Agrícola deste final de semana, clique abaixo:

publicidade

Agronegócio & Produção

Momento Agrícola: Pneu de soja, corte de impostos e ‘Famato Embrapa Show’ são destaques

Publicado

O uso do óleo de soja na fabricação de pneus, as inovações da Embrapa e outros assuntos de interesse do Agro compõem o conteúdo do Momento Agrícola deste sábado (14.05).

De autoria do produtor rural, agrônomo e consultor Ricardo Arioli, o programa é veiculado aos sábados pela rede de rádios do Agro e repercutido em forma de notícias e com o link do Soundcloud pelo Enfoque Business, também aos finais de semana.

Pneu de soja

O primeiro destaque do Momento Agrícola deste sábado, no bloco inicial do programa, é o lançamento no mercado brasileiro, pela Goodyear, do primeiro pneu que leva óleo de soja em sua composição. Trata-se do novo Wrangler Workhorse, fabricado em Americana (SP) e voltado para picapes e SUVs.

Segundo a Goodyear, o óleo de soja substitui os derivados de petróleo na produção do pneu que, além de ser mais sustentável também tem desempenho superior ao seu antecessor, o Wrangler Armortrac. A indústria afirma que o pneu com soja é mais durável, oferecendo melhor dirigibilidade em piso molhado e mais tração em todos os tipos de terreno. Outra vantagem, segundo a Goodyear, é que o óleo de soja assegura melhor desempenho em diferentes temperaturas, com maior aderência na pista.

Leia mais:  Momento Agrícola: Pneu de soja, corte de impostos e ‘Famato Embrapa Show’ são destaques

Outras

O Momento Agrícola também destaca as inovações da Embrapa, a organização do ‘Famato Embrapa Show’, as tecnologias desenvolvidas para o Agro, notícias sobre fertilizantes (potássio) que poderão vir da Jordânia, os cortes em impostos de produtos importados, entre outros assuntos.

Para concluir a edição deste sábado, o Momento Agrícola traz entrevistas com os temas “Até o Berro do Boi”, com Sérgio Pflanzer, da Unicamp, e “Defensores do Agro”, com o aluno Vittorio Vieira.

Para ouvir o Momento Agrícola na íntegra, clique abaixo:

Continue lendo

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana