conecte-se conosco


Agronegócio & Produção

Momento Agrícola: Tarcísio Meira na Expointer, etanol direto, ato público e entrevistas são destaques

Publicado

O falecimento do celebrado ator Tarcísio Meira, ocorrido na última quarta-feira (11), foi uma das notícias comentadas por Ricardo Arioli no Momento Agrícola deste final de semana.

Ricardo Arioli estava em Esteio, no Rio Grande do Sul, no ano de 1996, de onde transmitiu o Momento Agrícola, ao vivo, do Parque Assis Brasil, na Exposição Internacional de Animais, Máquinas e Produtos Agropecuários (Expointer).

Tarcísio Meira faleceu aos 85 anos, vítima da covid-19.

Naquela ocasião, Arioli estava na companhia de Irno Stallbaun, pioneiro tangaraense que representava a Ideal, marca de maquinário agrícola associado à Massey Fergusson, que tinha como garoto propaganda ninguém menos que o próprio Tarcísio Meira, que, além de ator, era produtor rural, com um sítio no interior de São Paulo e uma fazenda no Pará.

Numa oportunidade memorável, Tarcísio Meira foi entrevistado por Arioli, que lembra com carinho dessa passagem do Momento Agrícola. Vale a pena ouvir esta abordagem, logo no início do primeiro bloco do programa.

Etanol direto

O presidente Jair Bolsonaro assinou na última quarta-feira (11), em cerimônia no Palácio do Planalto, medida provisória (MP) que autoriza a venda de etanol por produtores ou importadores diretamente aos postos de combustíveis. O ato dispensa a intermediação de empresas distribuidoras, que era obrigatória e passa a ser facultativa, incentivando novos arranjos de negócios.

A MP, que trata de aspectos regulatórios e tributários da comercialização de etanol, também flexibiliza a fidelidade à bandeira, ou seja, permite que postos que exibem determinada marca comercial revendam combustíveis de outros distribuidores. Segundo o Ministério de Minas e Energia (MME), o novo modelo de revenda é facultativo, e os contratos em vigor devem ser respeitados.

O Momento Agrícola traz uma reflexão sobre esse assunto, também no primeiro bloco.

Outras

Entre outras abordagens do Momento Agrícola se inclui o movimento Acampa Brasil, que acontecerá no dia 07 de setembro, como sinal de descontentamento da população com o Congresso Nacional e com o Supremo Tribunal Federal (STF).

Aliás, o descontentamento com o Congresso Nacional não é de hoje, já que a Câmara dos Deputados e o Senado Federal formam um ambiente dos poderes da República que reúne muitos personagens (não todos) que estão longe de serem celebrados como ‘dignos’ no meio político nacional.

Quanto ao STF, o descontentamento da nação não é com a instituição, que é secular, preciosa e que, na condição da mais alta instância do Judiciário brasileiro, deve honrar a função de guardião da Constituição. O descontentamento é, sim, com a figura dos ministros que compõem a mais alta corte, que, lamentavelmente, estão muito longe de serem unanimidade entre os brasileiros.

Ricardo Arioli também fala sobre o ato público em apoio à Ferrogrão, que acontece em Sinop, no próximo sábado, dia 21. A Ferrogrão está embargada na Justiça, resultado de mais um ato de indivíduos contrários ao desenvolvimento econômico brasileiro. Detalhe: a ação direta de inconstitucionalidade (ADI) que trava a realização do leilão da Ferrogrão tramita pelas mãos dos ministros do STF!

Também se incluem nas abordagens do programa os números do 11º levantamento da safra de grãos 2021/2021 realizado pela Conab. Os números já consideram as perdas proporcionadas pela escassez de chuvas e pelas geadas ocorridas na metade sul do País.

Entrevistas

Nos blocos das entrevistas, Arioli destaca o “O Crédito Rural da Safra 21/22”, em diálogo com Seneri Paludo, do Sicredi; “A Conferência do Clima vem aí”, com Daniel Nepstad, da Earth Innovation; e “A Carne de Qualidade do Nelore”, com Liliane Suguisawa.

Para ouvir o Momento Agrícola na íntegra, clique abaixo:

publicidade

Agronegócio & Produção

Momento Agrícola: Pneu de soja, corte de impostos e ‘Famato Embrapa Show’ são destaques

Publicado

O uso do óleo de soja na fabricação de pneus, as inovações da Embrapa e outros assuntos de interesse do Agro compõem o conteúdo do Momento Agrícola deste sábado (14.05).

De autoria do produtor rural, agrônomo e consultor Ricardo Arioli, o programa é veiculado aos sábados pela rede de rádios do Agro e repercutido em forma de notícias e com o link do Soundcloud pelo Enfoque Business, também aos finais de semana.

Pneu de soja

O primeiro destaque do Momento Agrícola deste sábado, no bloco inicial do programa, é o lançamento no mercado brasileiro, pela Goodyear, do primeiro pneu que leva óleo de soja em sua composição. Trata-se do novo Wrangler Workhorse, fabricado em Americana (SP) e voltado para picapes e SUVs.

Segundo a Goodyear, o óleo de soja substitui os derivados de petróleo na produção do pneu que, além de ser mais sustentável também tem desempenho superior ao seu antecessor, o Wrangler Armortrac. A indústria afirma que o pneu com soja é mais durável, oferecendo melhor dirigibilidade em piso molhado e mais tração em todos os tipos de terreno. Outra vantagem, segundo a Goodyear, é que o óleo de soja assegura melhor desempenho em diferentes temperaturas, com maior aderência na pista.

Outras

O Momento Agrícola também destaca as inovações da Embrapa, a organização do ‘Famato Embrapa Show’, as tecnologias desenvolvidas para o Agro, notícias sobre fertilizantes (potássio) que poderão vir da Jordânia, os cortes em impostos de produtos importados, entre outros assuntos.

Para concluir a edição deste sábado, o Momento Agrícola traz entrevistas com os temas “Até o Berro do Boi”, com Sérgio Pflanzer, da Unicamp, e “Defensores do Agro”, com o aluno Vittorio Vieira.

Para ouvir o Momento Agrícola na íntegra, clique abaixo:

Continue lendo

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana