conecte-se conosco


Agronegócio & Produção

Momento Agrícola: Sustentabilidade, negócio estratégico e custo de produção são destaques

Publicado

A última edição deste mês de maio do Momento Agrícola traz notícias comentadas relacionadas a sustentabilidade, grandes negociações entre empresas, questões de mercado e outras abordagens interessantes relacionadas ao Agro.

De autoria do produtor rural, agrônomo e consultor Ricardo Arioli, o programa é veiculado aos sábados pela Rede de Rádios do Agro e repercutido em forma de notícias e com o link do Soundcloud pelo Enfoque Business (ao final do texto), também aos finais de semana.

Relatório de sustentabilidade

A Marfrig, líder global em produção de hambúrgueres e uma das maiores empresas de carne bovina do mundo, divulgou na última quarta-feira o seu relatório de sustentabilidade 2020 e revela estratégias, resultados e desafios enfrentados pela companhia ao longo do ano passado.

O informe traz indicativos de como a companhia está contribuindo para o alcance das metas estabelecidas pelas iniciativas de abrangência global lideradas pela Organização das Nações Unidas (ONU), como o Pacto Global, do qual se tornou signatária em 2020, e pela Agenda 2030, refletida nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Leia mais:  Em Tangará: Senar-MT promove Dias de Campo sobre leite, frutas, hortaliças e flores

Esta é a primeira abordagem do Momento Agrícola desse final de semana.  Nesse contexto, Ricardo Arioli discorre sobre o conceito ‘Carne Carbono Neutro’ (CCN), marca-conceito parametrizável e auditável que visa atestar a carne bovina produzida em sistemas de integração do tipo silvipastoril (pecuária-floresta) ou agrossilvipastoril (lavoura-pecuária-floresta), por meio de uso de protocolos específicos que possibilitam o processo de certificação. Seu principal objetivo é garantir que os animais que deram origem ao produto tiveram as emissões de metano entérico compensadas durante o processo de produção pelo crescimento de árvores no sistema. Vale a pena ouvir.

Tacada de mestre

Arioli também fala de um  grande negócio que surpreendeu o mercado no final da semana passada. A Marfrig, do megaempresário Marcos Molina, anunciou no fim da tarde da sexta-feira (21), após o encerramento das atividades na B3, a compra de 24,2% das ações da BRF. O valor, cerca de US$ 830 milhões, será pago com o próprio caixa da Marfrig.

Foi um movimento ousado de Molina, que agiu em silêncio e pegou de surpresa o alto comando da BRF, cuja diretoria só tomou conhecimento já com o negócio praticamente encerrado.

Leia mais:  Momento Agrícola: Avaliações e o legado do Famato Embrapa Show são os destaques

Pleito

Ainda no primeiro bloco do Momento Agrícola, Arioli discorre sobre os pedidos da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) diretamente ao governo federal sobre providências em relação à alta dos custos na cadeia de carnes.

Entidade pede desoneração do frete até as granjas e facilitação à importação do milho transgênico para evitar inflação de alimentos e risco de oferta. Ou seja, na ótica da ABPA, ou os esses custos são controlados, ou o prato sobre a mesa do cidadão ficará “menor”.

Outras

O Momento Agrícola traz outras notícias comentadas ainda no primeiro bloco. Nos blocos seguintes, o programa traz informações sobre ‘O Observatório da Agropecuária Brasileira do MAPA’; ‘Os Perigos na Sucessão Familiar’ e ‘Brasil quase Livre de Febre Aftosa Sem Vacinação’.

Para ouvir o Momento Agrícola na íntegra, clique abaixo:

publicidade

Agronegócio & Produção

Em Tangará: Senar-MT promove Dias de Campo sobre leite, frutas, hortaliças e flores

Publicado

A Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), em parceira com o Sindicato Rural, realizará a partir desta sexta-feira (01.07), quatro Dias de Campo em Tangará da Serra.

Ao todo serão realizados 100 dias de campo em todo o estado. Os encontros iniciaram e junho e seguem até o dia 14 de julho, com o objetivo de divulgar os resultados já obtidos nas propriedades e reunir os produtores rurais atendidos. Por dia, até nove eventos serão realizados de forma simultânea pelo estado abrangendo as mais diversas cadeias produtivas atendidas pela ATeG em Mato Grosso. Dentre elas estão pecuária de leite, pecuária de corte, olericultura, piscicultura, fruticultura, floricultura, ovinocultura, apicultura etc.

Em Tangará da Serra, de acordo com o Supervisor da ATeG Senar, Thiago Salapata, os Dias de Campo iniciam nesta sexta-feira, dia 1º de julho, com “Bovinocultura de leite” e segue no sábado, 2, com ‘Floricultura’. Na segunda e terça-feira, dias 4 e 5, serão realizados os outros dois eventos, tratando sobre ‘Olericultura’ e ‘Fruticultura’.

Leia mais:  Em Tangará: Senar-MT promove Dias de Campo sobre leite, frutas, hortaliças e flores

“Tangará da Serra contém essas quatro cadeias já sendo assistidas pela Assistência Técnica e será presenteada com esses Dias de Campo”, afirma,

ao destacar que em todos os dias, além de temas específicos relacionados a cadeia, falarão também sobre primeiros socorros na zona rural.

“Em todos os Dias de Campo temos uma estação específica, que são os primeiros socorros, que a gente viu a necessidade no campo, pois muitas vezes os cuidados iniciais que possam ser feitos, aumentam as chances de a pessoa chegar com vida até o socorro médico ou evita um agravamento maior por causa de algum acidente com animais peçonhentos, algum envenenamento na propriedade que possa ocorrer, por exemplo”.

As atividades serão realizadas em propriedades rurais atendidas pela Assistência Técnica e Gerencial. A participação é aberta ao público e destinado a todos os produtores rurais – mesmo que não sejam atendidos pela ATeG – profissionais da área, parceiros e estudantes. Os interessados devem procurar o Sindicato Rural.

  • Data: 01/07 (sexta-feira):
Leia mais:  Momento Agrícola: Avaliações e o legado do Famato Embrapa Show são os destaques

DIA DE CAMPO “BOVINOCULTURA DE LEITE”

Horário: das 7h30 às 11h30

Local: Sítio São Gabriel/ Gleba São Paulo

 

  • Data: 02/07 (sábado)

DIA DE CAMPO FLORICULTURA

Horário: das 7h30 às 11h30

Local: Chácara Imperial/ Comunidade São José

 

  • Data: 04/07 (segunda-feira)

DIA DE CAMPO OLERICULTURA

Horário: das 7h30 às 11h30

Local: Chácara Santo Expedito/ Comunidade São José

 

  • Data: 05/07 (terça-feira)

DIA DE CAMPO FRUTICULTURA

Horário: das 7h30 às 11h30

Local: Sítio Dois Irmãos/ Comunidade Córrego das Pedras

 

(Fonte: Sindicato Rural de Tangará da Serra e Diário da Serra)

Continue lendo

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana