conecte-se conosco


Agronegócio & Produção

Momento Agrícola: Safra 2021/22, abate menor, feijão, “decisões” e entrevistas são os destaques

Publicado

A safra de grãos 2021/22, a retração no abate de bovinos, as exportações de feijão, as decisões afrontosas e questionáveis dos ministros do STF e as entrevistas são os grandes destaques da edição deste sábado (11/12) do Momento Agrícola.

De autoria do produtor rural, agrônomo e consultor Ricardo Arioli, o programa é veiculado aos sábados pela rede de rádios do Agro e repercutido em forma de notícias e com o link do Soundcloud pelo Enfoque Business, também aos finais de semana.

Safra 2021/22

O primeiro tema abordado nesta edição do Momento Agrícola é a safra de grãos da temporada 2021/22, que pode chegar a 291 milhões de toneladas, como revela levantamento divulgado na última quinta-feira (09.12) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

De acordo com a 3ª estimativa da safra realizada pela Companhia, em novembro deste ano, foi registrado grande volume de chuva, chegando a ultrapassar a média em diversas localidades, principalmente nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e no Matopiba, o que favorece o desenvolvimento das culturas de 1ª safra. No entanto, no Sul do país, a chuva registrada não foi suficiente para atingir a média em grande parte da região.

Leia mais:  Em Tangará: Senar-MT promove Dias de Campo sobre leite, frutas, hortaliças e flores

Soja e milho seguem como os dois principais produtos que puxam o bom resultado. Para a oleaginosa é esperada uma ampliação de 3,7% na área a ser semeada, chegando a 40,3 milhões de hectares.

Abate menor

O Momento Agrícola também discorre sobre o atual momento da pecuária de corte no Brasil. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) divulgou essa semana (quarta, 08) o resultado da Estatística da Produção Pecuária. Os dados apontam que, no terceiro trimestre deste ano, foram abatidas 6,94 milhões de cabeças de bovinos sob algum tipo de serviço de inspeção sanitária.

Resultado do terceiro trimestre de 2021 representa queda de 10,7% frente ao mesmo período de 2020.

O resultado representa queda de 10,7% frente ao mesmo período de 2020, e de 2% frente ao segundo trimestre. Foi o resultado mais baixo para um terceiro trimestre desde 2004.

O melhor desempenho no trimestre foi agosto, (2,52 milhões de cabeças) e setembro foi o de menor atividade (1,91 milhão de cabeças).

Outras

O Momento Agrícola também traz informações sobre as exportações de feijão (pulses). Acontece que, pela primeira vez na história, as vendas externas do feijão brasileiro ultrapassaram a marca das 200 mil toneladas.

Leia mais:  Em Tangará: Senar-MT promove Dias de Campo sobre leite, frutas, hortaliças e flores

Os equívocos dos ministros do Supremo Tribunal Federal e suas decisões são outro tema abordado no Momento Agrícola. Decisões sobre o Funrural e sobre a afronta ao direito de propriedade são comentadas ainda no primeiro bloco do programa.

As entrevistas, como sempre, são outras atrações no Momento Agrícola. Os temas em pauta são “A Inovação do Agro vem pelo AgriHUB”, com Otávio Celidônio; “Investimentos financeiros mais rentáveis”, com Juliana Rodrigues, do Sicredi, e “A CNA e a Crise dos insumos”, com Bruno Lucchi.

Para ouvir o Momento Agrícola na íntegra, clique a seguir:

publicidade

Agronegócio & Produção

Em Tangará: Senar-MT promove Dias de Campo sobre leite, frutas, hortaliças e flores

Publicado

A Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), em parceira com o Sindicato Rural, realizará a partir desta sexta-feira (01.07), quatro Dias de Campo em Tangará da Serra.

Ao todo serão realizados 100 dias de campo em todo o estado. Os encontros iniciaram e junho e seguem até o dia 14 de julho, com o objetivo de divulgar os resultados já obtidos nas propriedades e reunir os produtores rurais atendidos. Por dia, até nove eventos serão realizados de forma simultânea pelo estado abrangendo as mais diversas cadeias produtivas atendidas pela ATeG em Mato Grosso. Dentre elas estão pecuária de leite, pecuária de corte, olericultura, piscicultura, fruticultura, floricultura, ovinocultura, apicultura etc.

Em Tangará da Serra, de acordo com o Supervisor da ATeG Senar, Thiago Salapata, os Dias de Campo iniciam nesta sexta-feira, dia 1º de julho, com “Bovinocultura de leite” e segue no sábado, 2, com ‘Floricultura’. Na segunda e terça-feira, dias 4 e 5, serão realizados os outros dois eventos, tratando sobre ‘Olericultura’ e ‘Fruticultura’.

Leia mais:  Em Tangará: Senar-MT promove Dias de Campo sobre leite, frutas, hortaliças e flores

“Tangará da Serra contém essas quatro cadeias já sendo assistidas pela Assistência Técnica e será presenteada com esses Dias de Campo”, afirma,

ao destacar que em todos os dias, além de temas específicos relacionados a cadeia, falarão também sobre primeiros socorros na zona rural.

“Em todos os Dias de Campo temos uma estação específica, que são os primeiros socorros, que a gente viu a necessidade no campo, pois muitas vezes os cuidados iniciais que possam ser feitos, aumentam as chances de a pessoa chegar com vida até o socorro médico ou evita um agravamento maior por causa de algum acidente com animais peçonhentos, algum envenenamento na propriedade que possa ocorrer, por exemplo”.

As atividades serão realizadas em propriedades rurais atendidas pela Assistência Técnica e Gerencial. A participação é aberta ao público e destinado a todos os produtores rurais – mesmo que não sejam atendidos pela ATeG – profissionais da área, parceiros e estudantes. Os interessados devem procurar o Sindicato Rural.

  • Data: 01/07 (sexta-feira):
Leia mais:  Em Tangará: Senar-MT promove Dias de Campo sobre leite, frutas, hortaliças e flores

DIA DE CAMPO “BOVINOCULTURA DE LEITE”

Horário: das 7h30 às 11h30

Local: Sítio São Gabriel/ Gleba São Paulo

 

  • Data: 02/07 (sábado)

DIA DE CAMPO FLORICULTURA

Horário: das 7h30 às 11h30

Local: Chácara Imperial/ Comunidade São José

 

  • Data: 04/07 (segunda-feira)

DIA DE CAMPO OLERICULTURA

Horário: das 7h30 às 11h30

Local: Chácara Santo Expedito/ Comunidade São José

 

  • Data: 05/07 (terça-feira)

DIA DE CAMPO FRUTICULTURA

Horário: das 7h30 às 11h30

Local: Sítio Dois Irmãos/ Comunidade Córrego das Pedras

 

(Fonte: Sindicato Rural de Tangará da Serra e Diário da Serra)

Continue lendo

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana