conecte-se conosco


Agronegócio & Produção

Momento Agrícola: Renagro, combate às ‘cartilhas’, eventos e entrevistas são os destaques

Publicado

A aprovação pelo governo do Renagro, as ações do movimento “De Olho no Material Escolar”, eventos organizados pela Embrapa e diálogos sobre metano na pecuária e outros assuntos relacionados ao agronegócio são as atrações desta primeira edição de abril no Momento Agrícola.

De autoria do produtor rural, agrônomo e consultor Ricardo Arioli, o programa é veiculado aos sábados pela rede de rádios do Agro e repercutido em forma de notícias e com o link do Soundcloud pelo Enfoque Business, também aos finais de semana.

Renagro

O Momento Agrícola deste sábado começa abordando a aprovação pelo governo do Regulamento do Registro Nacional de Tratores e Máquinas Agrícolas (Renagro). Medida nesse sentido publicada no Diário Oficial da União (DOU) na última quarta-feira (30), por meio do Decreto Nº 11.014.

Conforme o decreto, o Renagro será facultativo até 30 de setembro de 2022 e entrará em vigor em 6 de abril de 2022.

Segundo o Ministério da Agricultura, a ideia é que o produtor tenha acesso, gratuitamente, a um documento com registro e diversos dados sobre os equipamentos em sua posse, “garantindo a propriedade do bem e segurança na sua comercialização”.

Leia mais:  Momento Agrícola: Pneu de soja, corte de impostos e ‘Famato Embrapa Show’ são destaques

Ricardo Arioli faz uma análise sobre o decreto.

Combate às ‘cartilhas’

Outro assunto abordado pelo Momento Agrícola é relacionado às ‘cartilhas’ escolares, as quais, em várias ocasiões disseminam informações distorcidas e até mesmo inverídicas do o Agro no Brasil aos alunos da educação básica.

Muitas destas cartilhas são nocivas ao aprendizado das crianças e são influenciadas por discursos de organizações não-governamentais voltados à demonização da principal vocação econômica do país. O objetivo destas ONGs é criar uma geração desinformada sobre como realmente é o Agro.

Pois, o movimento “De Olho no Material Escolar”, criado a partir de um sentimento de indignação de mães ligadas ao Agro, deu origem a um movimento destinado a combater a desvirtuação contida nas cartilhas patrocinadas por ONGs e influenciadas por pensadores de esquerda. Arioli comenta sobre o assunto.

Outras

O Momento Agrícola traz, nesta edição, um leque interessante de informações, incluindo a organização pela Embrapa do Congresso Brasileiro de Soja, a ser realizado em maio, em Foz do Iguaçu-PR, e também a Caravana Embrapa FertBrasil.

Leia mais:  Momento Agrícola: Pneu de soja, corte de impostos e ‘Famato Embrapa Show’ são destaques

A partir do segundo bloco, o Momento Agrícola traz diálogos sobre “Soluções para o Metano na Pecuária”, com o professor Reginaldo Nassar, da UFG, e com Alexandre Mendonça de Barros, especialista em agronegócios no Brasil, professor pela Fundação Getúlio Vargas e pela Fundação Dom Cabral.

Ouça o Momento Agrícola na íntegra clicando abaixo:

publicidade

Agronegócio & Produção

Momento Agrícola: Pneu de soja, corte de impostos e ‘Famato Embrapa Show’ são destaques

Publicado

O uso do óleo de soja na fabricação de pneus, as inovações da Embrapa e outros assuntos de interesse do Agro compõem o conteúdo do Momento Agrícola deste sábado (14.05).

De autoria do produtor rural, agrônomo e consultor Ricardo Arioli, o programa é veiculado aos sábados pela rede de rádios do Agro e repercutido em forma de notícias e com o link do Soundcloud pelo Enfoque Business, também aos finais de semana.

Pneu de soja

O primeiro destaque do Momento Agrícola deste sábado, no bloco inicial do programa, é o lançamento no mercado brasileiro, pela Goodyear, do primeiro pneu que leva óleo de soja em sua composição. Trata-se do novo Wrangler Workhorse, fabricado em Americana (SP) e voltado para picapes e SUVs.

Segundo a Goodyear, o óleo de soja substitui os derivados de petróleo na produção do pneu que, além de ser mais sustentável também tem desempenho superior ao seu antecessor, o Wrangler Armortrac. A indústria afirma que o pneu com soja é mais durável, oferecendo melhor dirigibilidade em piso molhado e mais tração em todos os tipos de terreno. Outra vantagem, segundo a Goodyear, é que o óleo de soja assegura melhor desempenho em diferentes temperaturas, com maior aderência na pista.

Leia mais:  Momento Agrícola: Pneu de soja, corte de impostos e ‘Famato Embrapa Show’ são destaques

Outras

O Momento Agrícola também destaca as inovações da Embrapa, a organização do ‘Famato Embrapa Show’, as tecnologias desenvolvidas para o Agro, notícias sobre fertilizantes (potássio) que poderão vir da Jordânia, os cortes em impostos de produtos importados, entre outros assuntos.

Para concluir a edição deste sábado, o Momento Agrícola traz entrevistas com os temas “Até o Berro do Boi”, com Sérgio Pflanzer, da Unicamp, e “Defensores do Agro”, com o aluno Vittorio Vieira.

Para ouvir o Momento Agrícola na íntegra, clique abaixo:

Continue lendo

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana