conecte-se conosco


Agronegócio & Produção

Momento Agrícola: Recordes na produção de carvão, etanol e mercado de carbono são destaques

Publicado

O Momento Agrícola deste sábado (12) traz abordagens sobre a produção de carvão mineral e as consequentes emissões de gases do efeito estufa, a produção de etanol e o mercado de carbono.

Também traz abordagem sobre uma visita de produtores do estado norte-americanos de Iowa ao Mato Grosso e diálogos com especialistas sobre irrigação e cigarrinha do milho.

De autoria do produtor rural, agrônomo e consultor Ricardo Arioli, o programa é veiculado aos sábados pela rede de rádios do Agro e repercutido em forma de notícias e com o link do Soundcloud pelo Enfoque Business, também aos finais de semana.

Mais carvão

A abordagem inicial desta edição do Momento Agrícola é sobre os novos recordes mundiais na produção da maior fonte de emissões de gases do efeito estufa do planeta: o carvão mineral.

Multinacional brasileira Vale registrou alta de 129,2% no quarto trimestre de 2021.

Depois da Cop 26, ano passado, em Glasgow/Escócia, quando se discutiu a redução da produção de gases do efeito estufa em nível global com juras e promessas por parte dos principais países poluidores, o que se vê pelo mundo afora é exatamente o contrário.

Leia mais:  Momento Agrícola: Pneu de soja, corte de impostos e ‘Famato Embrapa Show’ são destaques

A produção de carvão na China atingiu níveis recordes em 2021, quando o regime chinês incentivou mineradores a aumentar a produção para garantir o fornecimento de energia no inverno.

A China é o maior produtor e consumidor mundial de carvão, e produziu 384,67 milhões de toneladas do combustível fóssil em dezembro de 2021, um aumento de 7,2% em relação ao ano anterior

Ricardo Arioli destaca, porém, que na Europa está acontecendo uma redução na emissão de gases.

No quarto trimestre do ano passado, a multinacional brasileira Vale registrou alta de 129,2%, em relação ao volume do mesmo trimestre de 2020. Foram 2,819 milhões de toneladas e avanço de 12,9% frente aos três meses imediatamente anteriores. No acumulado de 2021, a produção de carvão da mineradora foi de 8,497 milhões de toneladas, alta de 44,6% ante 2020.

Etanol

A produção de etanol também é abordada pelo Momento Agrícola na edição deste sábado. Ricardo Arioli destaca que os Estados Unidos são o maior produtor do combustível, passando o Brasil com a produção de etanol a partir do milho.

Leia mais:  Momento Agrícola: Pneu de soja, corte de impostos e ‘Famato Embrapa Show’ são destaques

Em 2020, os norte-americanos produziram 52,5 bilhões de litros, enquanto o Brasil atingiu a marca de 35 bilhões no mesmo ano e 32 bilhões de litros em 2021. Arioli faz uma análise destes números, ainda no primeiro bloco.

Outros

O Momento Agrícola traz, ainda no primeiro bloco, uma avaliação sobre o biodiesel e a política brasileira a respeito deste biocombustível, em especial na mistura ao diesel. Ainda sobre a questão das emissões, Ricardo Arioli fala sobre o mercado do carbono.

Nos blocos subsequentes, o Momento Agrícola aborda a visita da Associação de Soja de Iowa ao Mato Grosso e, também, as tradicionais entrevistas, com Ricardo Arioli dialogando com Afrânio Migliari, da Aprofir, sobre “Uma nova Política Estadual de Irrigação”, e com Sérgio Abud, da Embrapa Cerrados, sobre “Controle da Cigarrinha do Milho”.

Para ouvir o Momento Agrícola na íntegra, clique abaixo.

publicidade

Agronegócio & Produção

Momento Agrícola: Pneu de soja, corte de impostos e ‘Famato Embrapa Show’ são destaques

Publicado

O uso do óleo de soja na fabricação de pneus, as inovações da Embrapa e outros assuntos de interesse do Agro compõem o conteúdo do Momento Agrícola deste sábado (14.05).

De autoria do produtor rural, agrônomo e consultor Ricardo Arioli, o programa é veiculado aos sábados pela rede de rádios do Agro e repercutido em forma de notícias e com o link do Soundcloud pelo Enfoque Business, também aos finais de semana.

Pneu de soja

O primeiro destaque do Momento Agrícola deste sábado, no bloco inicial do programa, é o lançamento no mercado brasileiro, pela Goodyear, do primeiro pneu que leva óleo de soja em sua composição. Trata-se do novo Wrangler Workhorse, fabricado em Americana (SP) e voltado para picapes e SUVs.

Segundo a Goodyear, o óleo de soja substitui os derivados de petróleo na produção do pneu que, além de ser mais sustentável também tem desempenho superior ao seu antecessor, o Wrangler Armortrac. A indústria afirma que o pneu com soja é mais durável, oferecendo melhor dirigibilidade em piso molhado e mais tração em todos os tipos de terreno. Outra vantagem, segundo a Goodyear, é que o óleo de soja assegura melhor desempenho em diferentes temperaturas, com maior aderência na pista.

Leia mais:  Momento Agrícola: Pneu de soja, corte de impostos e ‘Famato Embrapa Show’ são destaques

Outras

O Momento Agrícola também destaca as inovações da Embrapa, a organização do ‘Famato Embrapa Show’, as tecnologias desenvolvidas para o Agro, notícias sobre fertilizantes (potássio) que poderão vir da Jordânia, os cortes em impostos de produtos importados, entre outros assuntos.

Para concluir a edição deste sábado, o Momento Agrícola traz entrevistas com os temas “Até o Berro do Boi”, com Sérgio Pflanzer, da Unicamp, e “Defensores do Agro”, com o aluno Vittorio Vieira.

Para ouvir o Momento Agrícola na íntegra, clique abaixo:

Continue lendo

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana