O Momento Agrícola deste sábado (23.01) chega com inúmeras informações sobre o Agro brasileiro e mato-grossense, com abordagens sobre piscicultura, safra, possibilidade de greve dos caminhoneiros, entrevistas e outras abordagens.
O programa veiculado pela rede de rádios do Agro é de autoria do engenheiro agrônomo, produtor rural e consultor Ricardo Arioli e é repercutido pelo Enfoque Business sempre aos finais de semana.
Piscicultura
Há duas semanas o Momento Agrícola apresentou uma entrevista com o tema ‘A Piscicultura em 2020’, com Francisco Medeiros, da PeixeBR. As informações trazidas pelo programa naquela oportunidade foram relacionadas à tilápia (foto acima, da PeixeBR), espécie que hoje conta com ótima aceitação no mercado e oferece rentabilidade aos piscicultores em razão do seu melhoramento genético e produtividade.
Ricardo Arioli volta a discorrer sobre o assunto, e menciona as condições que os piscicultores enfrentarão neste mercado promissor, onde a tilápia promete ser o esteio do crescimento do setor no país, em especial para exportação.
Competitividade, previsibilidade de produção, obtenção de alevinos de qualidade e insumos, assistência técnica e comercialização se incluem na pontual abordagem de Ricardo Arioli sobre a piscicultura brasileira.
Safra

O Momento Agrícola também traz informações sobre o Relatório de Acompanhamento da Safra de Grãos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
Arioli destaca que o relatório informa sobre a produção de 264,8 milhões de toneladas de grãos, com destaque para a soja (54,2% desse total) e o milho (41,5%). Na abordagem, Ricardo Arioli destaca a área de plantio, a produtividade média e outros dados, estatísticas e análises.
A Petrobrás e a greve dos caminhoneiros
Diante da ameaça de greve dos caminhoneiros no auge da colheita de grãos no Centro Oeste, a Petrobrás resolveu explicar sua política de preços, que tem resultado em aumentos sucessivos dos combustíveis. As explicações constam no site da estatal e são plenamente justificáveis em razão da contrariedade causada pelos aumentos sucessivos entre os transportadores.
Lideranças de caminhoneiros autônomos do país têm se mobilizado para realizar uma nova greve em 2021. A paralisação está marcada para o dia 1º de fevereiro e vem sendo convocada por associações e trabalhadores em grupos de WhatsApp.
Entre as entidades que encabeçam o movimento está o Conselho Nacional do Transporte Rodoviário de Cargas (CNTRC), que já formulou um documento com dez reivindicações dos caminhoneiros.
O Momento Agrícola traz uma análise completa sobre esta questão, em especial sobre a dinâmica dos preços dos combustíveis e as consequências de uma nova paralisação dos caminhoneiros. Vale a pena ouvir a abordagem, ainda no primeiro bloco do programa.
Outras
Também no primeiro bloco, Ricardo Arioli traz informações sobre a onda de insatisfação dos produtores rurais em vários países do mundo com os seus respectivos governos.
Nos blocos seguintes, o programa traz entrevistas sobre ‘A Logística do Vale do Araguaia e outras obras’, com Edeon Vaz Ferreira, do Movimento Pró-Logística; ‘A Moratória do Cerrado, com André Nassar, da Abiove; e ‘Quem tem Medo da Rastreabilidade?’, com Lígia Dutra, da CNA.
Para ouvir o Momento Agrícola na íntegra, clique no link a seguir: