conecte-se conosco

Agronegócio & Produção

Momento Agrícola: Onda de frio, alimentos ultraprocessados e entrevistas são os destaques

Publicado

O Momento Agrícola deste sábado (03/07) traz à baila uma série de assuntos importantes relacionados ao Agro, com análises e informações relevantes.

De autoria do produtor rural, agrônomo e consultor Ricardo Arioli, o programa é veiculado aos sábados pela Rede de Rádios do Agro e repercutido em forma de notícias e com o link do Soundcloud pelo Enfoque Business, também aos finais de semana.

Onda de frio

Um dos destaques da semana foi, obviamente, a onda de frio que se abateu sobre boa parte do país desde a última segunda-feira. Geadas prejudicaram fortemente lavouras de milho safrinha no Sul do Brasil (especialmente no Paraná), no Mato Grosso do Sul e, também, no Paraguai. Em Mato Grosso também houve geada, com lavouras de algodão sendo atingidas em Jaciara, no sul do estado.

O Momento Agrícola traz uma análise sobre os reflexos do frio, que certamente se farão sentir na safrinha de milho, que terá uma intensificação da quebra já ocasionada pela escassez de chuvas.

A quebra na safra também reflete na relação entre as tradings e os produtores, em razão das dificuldades de cumprimento de contratos. Esse é outro assunto comentado por Ricardo Arioli nesta edição do programa.

Ultraprocessados

Outro destaque do Momento Agrícola nesta edição é a saúde alimentar. Mais de 80 cientistas, representantes de governo e da sociedade civil, produziram documento em que sintetizam evidências científicas sobre os malefícios dos alimentos ultraprocessados à saúde humana e planetária.

Leia mais:  Momento Agrícola: Desburocratização de financiamentos, startups, pandemia na Índia, soja e milho são destaques

Entre os alimentos ultraprocessados figuram novidades gastronômicas, como os hambúrgueres de carne vegetal e as carnes de laboratórios.

A proposta, que será encaminhada à Cúpula de Sistemas Alimentares, da Organização das Nações Unidas (ONU), pleiteia que o tema seja tratado com a devida relevância e que seja incluído nas discussões do evento, que acontecerá em setembro de 2021, quando se discutirá pontos críticos de sistemas alimentares, com foco em alcançar os objetivos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

O  documento, sob o título Diálogo sobre ultraprocessados: soluções para sistemas alimentares saudáveis e sustentáveis, será lançado dia 24 (quinta-feira), às 17 horas, com transmissão pelo canal do YouTube da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP.

Dividido em seis tópicos, o documento explora evidências científicas sobre os impactos dos ultraprocessados na saúde humana e por quais mecanismos esses produtos elevam o risco de desenvolvimento de doenças. O texto mostra, ainda, como a produção e o consumo desses alimentos afetam o Planeta.

Outros

O Momento Agrícola também traz informações sobre duas reuniões importantes que acontecem nesta próxima semana.

No dia 06 (terça), uma reunião virtual promovida pela Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e adidos agrícolas (diplomatas ligados ao Agro) de diversos países. O tema: fontes confiáveis de informações sobre a agropecuária brasileira. Na condição de presidente da Comissão Nacional de Cereais, Fibras e Oleaginosas da CNA, Ricardo Arioli participará da reunião e trata, na próxima edição do Momento Agrícola, informações sobre o encontro.

Leia mais:  Momento Agrícola: VBP, exportações de frango, novos parceiros e entrevistas são destaque

No dia seguinte (quarta, 06), Rioli participará de outro debate com um grupo denominado ‘ECIPE’ – European Center for International Political Economy (Centro Europeu para Política Econômica Internacional), que propõe um debate chamado ‘Combatendo o Desmatamento – Qual o Papel da Política de Comércio’. Será uma oportunidade para esclarecer uma série de equívocos conceituais – especialmente ambientais e de sustentabilidade – dos europeus em relação à produção agropecuária brasileira.

Entrevistas

O Momento Agrícola também traz, nos blocos seguintes, entrevistas sobre os temas: ‘O Campeão de Máxima Produtividade de Soja do CESB conta seus segredos’, com Karl Milla; ‘O Trigo no Cerrado será a nova Revolução do Centro Oeste’, com Dr. Osvaldo Vieira, da Embrapa Trigo; e ‘A pesquisa do IMEA sobre conectividade e adoção de tecnologias no Agro’, com Daniel Latorraca.

Para ouvir o Momento Agrícola na íntegra, clique abaixo:

publicidade

Agronegócio & Produção

Momento Agrícola: Leilão BRF, conjuntura do milho, peixes de cultivo e entrevistas são destaque

Publicado

A edição deste sábado (24) do Momento Agrícola traz novidades e comentários sobre o agronegócio em Mato Grosso e no Brasil.

De autoria do produtor rural, agrônomo e consultor Ricardo Arioli, o programa é veiculado aos sábados pela Rede de Rádios do Agro e repercutido em forma de notícias e com o link do Soundcloud pelo Enfoque Business, também aos finais de semana.

Leilão BRF

Foto: Reuters

No próximo dia 11 de agosto, a Lance já! – organização especializada na recolocação de bens móveis e imóveis no mercado – leiloará nos modelos online e presencial (e de forma extrajudicial) 40 lotes pertencentes à BRF, multinacional brasileira do ramo alimentício.

A participação dos interessados pode ser online, pelo site www.lanceja.com.br.

Os lotes referem-se a terrenos com e sem benfeitoria distribuídos em 12 cidades, incluindo dois imóveis em Mato Grosso e uma fábrica de ração desativada em Porto Alegre (RS).

Em Mato Grosso, os lotes estão localizados nos municípios de Nova Mutum e Ipiranga do Norte. Em Nova Mutum, o lote consiste em imóvel terreno rural de 10 hectares, na margem da Estrada P3. Já em Ipiranga do Norte, o lote corresponde a uma gleba de terra (terreno rural de 9,5 hectares), ponto de referência Fazenda Rio Branco, na Rodovia MT 010, Km 100.

Leia mais:  Plano Safra 2020/2021 contará com R$ 236,3 bilhões; Bioinsumos, Pronaf e Pronamp são destaques

Os demais lotes estão localizados em Serafina Corrêa (RS), Piratini (RS), Marau (RS), Videira (SC), Indaial (SC), Concórdia (SC), Carambeí (PR), Paranaguá (PR) e Nazaré Paulista (SP).

Novas perdas de milho

Nessa semana houve novos registros de geadas nos estados do sul do Brasil e mais lavouras de milho foram afetadas.

Nesse contexto negativo da produção de milho, Ricardo Arioli destaca questões importantes, como a comercialização e a defesa contra quebras e a volatilidade de mercado.

Outro aspecto lembrado no Momento Agrícola é o seguro rural multirrisco, que parece caro em anos normais, mas que mostra seu valor em anos de perdas, como vem ocorrendo nesta safra.

Peixes de cultivo

O Ministério da Economia informou, com dados elaborados Embrapa Pesca e Aquicultura, que as exportações brasileiras de peixes de cultivo cresceram 158% em junho em comparação ao mesmo mês do ano passado. Considerando o segundo trimestre (abril a junho), o avanço nas vendas internacionais foi de 83% em relação a igual período de 2020 e de 22% frente ao trimestre anterior.

Leia mais:  Soja: Chapadão registra, em Tangará da Serra, primeira ocorrência de ferrugem na safra

O faturamento nesse período atingiu US$ 3,9 milhões. O Paraná superou Mato Grosso do Sul e assumiu a liderança nas exportações de tilápia. Santa Catarina vem em terceiro lugar e a Bahia em quarto. Entre os clientes da tilápia brasileira, os Estados Unidos lideram, seguido por China e Chile.

Outras

O Momento Agrícola também traz outras abordagens interessantes, como as entrevistas. Os temas abordados são “A polêmica das ferrovias de Mato Grosso”, com Edeon Vaz Ferreira, “O Carbono na União Europeia”, com o Adido Agrícola Guilherme Costa e “O uso do herbicida Dicamba nos Estados Unidos”, com Dr. Rodrigo Werle.

Para ouvir o Momento Agrícola na íntegra, clique abaixo:

Continue lendo

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana