conecte-se conosco


Agronegócio & Produção

Momento Agrícola: O novo boicote europeu à carne brasileira e entrevistas são os destaques

Publicado

O anúncio de redes de supermercados europeias de que não comprarão mais carne bovina do Brasil, a sabotagem de organizações não-governamentais ao Agro, várias notícias comentadas e entrevistas com economistas são os destaques do Momento Agrícola deste sábado.

De autoria do produtor rural, agrônomo e consultor Ricardo Arioli, o programa é veiculado aos sábados pela rede de rádios do Agro e repercutido em forma de notícias e com o link do Soundcloud pelo Enfoque Business, também aos finais de semana.

Boicote

O primeiro assunto abordado pelo Momento Agrícola deste sábado de Páscoa é o boicote europeu à carne brasileira.

Várias redes de supermercados da Europa – incluindo de países como Bélgica, França, Holanda e Reino Unido – deixarão de comprar carne bovina do Brasil. A medida atende a relatório de 2021 do grupo Mighty Earth e da ONG Repórter Brasil, onde acusam que grandes grupos brasileiros (como JBS, Marfrig e Minerva) abatem gado indiretamente associado a áreas de desmatamento ilegal.

Estar “indiretamente” ligado a desmatamento ilegal significa que o boi gordo comercializado ao frigorífico até pode ser proveniente de uma fazenda que opera dentro de todas as normas ambientais, mas a origem do bezerro segue desconhecida, podendo ser de um rebanho de uma área ilegal.

Ricardo Arioli comenta sobre o assunto, trazendo uma análise conjuntural sobre a questão.

Outras atrações no programa deste sábado incluem reuniões e conversações relacionadas às exportações brasileiras, tanto de carne como de soja. Também há dois blocos com entrevistas, explorando os seguintes temas: “Sobrou Dinheiro! E agora?”, com Carlos Ortiz, da AgroSchool; e “Faltou Dinheiro! E agora?”, com Antônio da Luz, da Farsul.

Para ouvir o Momento Agrícola deste final de semana, clique abaixo:

publicidade

Agronegócio & Produção

Momento Agrícola: Pneu de soja, corte de impostos e ‘Famato Embrapa Show’ são destaques

Publicado

O uso do óleo de soja na fabricação de pneus, as inovações da Embrapa e outros assuntos de interesse do Agro compõem o conteúdo do Momento Agrícola deste sábado (14.05).

De autoria do produtor rural, agrônomo e consultor Ricardo Arioli, o programa é veiculado aos sábados pela rede de rádios do Agro e repercutido em forma de notícias e com o link do Soundcloud pelo Enfoque Business, também aos finais de semana.

Pneu de soja

O primeiro destaque do Momento Agrícola deste sábado, no bloco inicial do programa, é o lançamento no mercado brasileiro, pela Goodyear, do primeiro pneu que leva óleo de soja em sua composição. Trata-se do novo Wrangler Workhorse, fabricado em Americana (SP) e voltado para picapes e SUVs.

Segundo a Goodyear, o óleo de soja substitui os derivados de petróleo na produção do pneu que, além de ser mais sustentável também tem desempenho superior ao seu antecessor, o Wrangler Armortrac. A indústria afirma que o pneu com soja é mais durável, oferecendo melhor dirigibilidade em piso molhado e mais tração em todos os tipos de terreno. Outra vantagem, segundo a Goodyear, é que o óleo de soja assegura melhor desempenho em diferentes temperaturas, com maior aderência na pista.

Outras

O Momento Agrícola também destaca as inovações da Embrapa, a organização do ‘Famato Embrapa Show’, as tecnologias desenvolvidas para o Agro, notícias sobre fertilizantes (potássio) que poderão vir da Jordânia, os cortes em impostos de produtos importados, entre outros assuntos.

Para concluir a edição deste sábado, o Momento Agrícola traz entrevistas com os temas “Até o Berro do Boi”, com Sérgio Pflanzer, da Unicamp, e “Defensores do Agro”, com o aluno Vittorio Vieira.

Para ouvir o Momento Agrícola na íntegra, clique abaixo:

Continue lendo

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana