TANGARÁ DA SERRA
Pesquisar
Close this search box.

Agronegócio & Produção

Momento Agrícola: Mina de potássio, notícias comentadas e entrevistas são os destaques

Publicado em

A licença ambiental para exploração de uma mina de potássio no Amazonas, a divulgação pelo país e mundo afora da produção de soja de uma aldeia indígena em Campo Novo do Parecis, rastreabilidade bovina, suíno com DNA editado e um diálogo com o novo presidente da Aprosoja Brasil, Maurício Buffon.

De autoria do produtor rural, agrônomo e consultor Ricardo Arioli, o Momento Agrícola é um programa veiculado aos sábados pela rede de rádios do Agro – entre elas a Enfoque Rádio Web – e repercutido em forma de notícias e com podcast Soundcloud pelo Enfoque Business, também aos finais de semana.

Mina de potássio

O Momento Agrícola deste sábado (13) inicia comentando a notícia de concessão de licença ambiental para exploração de uma mina de potássio no Amazonas, no município de Autazes,  região metropolitana de Manaus.

Licença foi concedida à empresa responsável pelo projeto, que anunciou a descoberta em 2010, após obter autorização para prospectar a área.

Ricardo Arioli destaca que o processo da licença iniciou em 2010, através da empresa canadense Forbes & Manhattan. A licença deu início a uma série de obstáculos, incluindo proximidade de terras indígenas e custos de uma batalha judicial na ordem de R$ 1 bilhão. Agora, serão investidos outros R$ 2 bilhões na jazida com potencial de 2,5 milhões de toneladas que podem atender a 20% da demanda nacional de cloreto de potássio (KCl).

Leia mais:  Dr. João quer linha de crédito para elevar padrão genético do gado de pequenos produtores

Arioli lembra que o Brasil  importa 95% do potássio que usa no Agro. A mina de Autazes é, então, um alento para o Agro brasileiro. “Eu prefiro uma mina que produza potássio aqui, que em outro país. Esse negócio de importar fertilizante é um dos nossos pontos fracos”, considera o autor do Momento Agrícola.

Indígenas e a soja

Outro destaque do primeiro bloco do programa é a visita do ex-presidente Jair Bolsonaro no Chapadão dos Parecis, onde, em Campo Novo, visitou uma aldeia de indígenas produtores de soja. “Aquelas imagens vão circular pelo mundo… indígenas produzindo soja, tecnologia de ponta, máquinas de última geração, agricultura digital, independência econômica…”, observou Arioli.

Outras

Além das notícias comentadas, o Momento Agrícola traz os blocos de entrevistas. Do segundo ao quarto bloco, os temas tratam sobre “A rastreabilidade do rebanho brasileiro”, com Chico da Paulicéia, da CNA; “O primeiro suíno editado do Brasil”, com Dra. Maria Lúcia Zaidan, da CTNBio; e “Conheça o novo Presidente da Aprosoja Brasil”.

Leia mais:  Dr. João quer linha de crédito para elevar padrão genético do gado de pequenos produtores

Para ouvir o Momento Agrícola na íntegra, clique no podcast abaixo ou acesse a Enfoque Rádio Web, na parte superior da página deste site. O programa vai ao ar aos sábados, a partir das 07h00, com reprise aos domingos, no mesmo horário.

 

Comentários Facebook
Advertisement

Agronegócio & Produção

Dr. João quer linha de crédito para elevar padrão genético do gado de pequenos produtores

Published

on

O deputado estadual e primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, Doutor João, do MDB, apresentou, recentemente, um projeto de lei que cria uma linha de crédito específica para impulsionar a melhoria genética da bovinocultura no estado.

A proposta, resultado dos debates da Câmara Setorial Temática dos Zebuínos, instalada na Casa de Leis por iniciativa do próprio parlamentar em 31 de março último, altera a Lei que define as diretrizes para o orçamento de 2025, incluindo um inciso que prevê recursos para aquisição de touros de seleção, custeio de insumos, treinamentos e assistência técnica.

A medida visa modernizar a pecuária mato-grossense, com foco nos pequenos e médios produtores, e reforça o compromisso do parlamentar com o desenvolvimento sustentável do setor agropecuário.

Dr. João: “Cerca de 56% das propriedades rurais de Mato Grosso tem até 100 cabeças de gado”.

O projeto estabelece que os touros adquiridos com a linha de crédito devem ser avaliados por entidades ou associações de melhoramento genético oficialmente reconhecidas, com certificação de desempenho e conformação genética.

Leia mais:  Dr. João quer linha de crédito para elevar padrão genético do gado de pequenos produtores

A iniciativa busca garantir que os reprodutores utilizados elevem a qualidade do rebanho, promovendo maior produtividade e rentabilidade.

De acordo com o deputado, cerca de 56% das propriedades rurais de Mato Grosso tem até 100 cabeças de gado.

Ele lembrou que esses pequenos e médios produtores muitas vezes utilizam touros sem avaliação genética, o que limita o potencial econômico do rebanho.

A proposta nasceu de discussões técnicas que reuniram representantes de entidades de classe, órgãos públicos e especialistas na Câmara Setorial.

Durante os debates, foi apontado que aproximadamente cinco milhões de fêmeas no estado são cobertas por touros sem procedência genética, resultando em perdas de oportunidade produtiva.

Doutor João disse ainda que a utilização de touros melhoradores pode gerar um ganho de até 400 reais por animal, além de elevar o padrão de qualidade do rebanho.

(Redação EB, com Sapicuá RN)

Comentários Facebook
Continue Reading

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana