conecte-se conosco


Agronegócio & Produção

Momento Agrícola: LP da ferrovia, impactos da guerra, Boi China e entrevistas são destaques

Publicado

A aprovação da licença prévia (LP) da Ferrovia Estadual, os impactos da guerra na Ucrânia, o efeito ‘China’ sobre a pecuária brasileira e as tradicionais entrevistas são os destaques da segunda edição do Momento Agrícola neste mês de abril.

De autoria do produtor rural, agrônomo e consultor Ricardo Arioli, o programa é veiculado aos sábados pela rede de rádios do Agro e repercutido em forma de notícias e com o link do Soundcloud pelo Enfoque Business, também aos finais de semana.

Ferrovia Estadual

A primeira notícia comentada no Momento Agrícola deste sábado (09.04) é a aprovação unânime, pelo Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema), da Licença Prévia (LP) da primeira ferrovia estadual de Mato Grosso.

O parecer favorável pela aprovação foi emitido em 30 de março pela equipe de licenciamento da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema).

Com a aprovação, o licenciamento trifásico passa para a etapa de avaliação da Licença de Instalação (LI) e, posteriormente, a Licença de Operação (LO). O parecer favorável da Sema foi emitido após cinco meses de análise técnica dos Estudos de Impacto Ambiental (EIA/RIMA).

O traçado aprovado tem 743 quilômetros de extensão e passa por 16 estações de carga, interligando Cuiabá, Rondonópolis e Lucas do Rio Verde. A obra prevê um túnel de 1.800 metros, 22 pontes, 21 viadutos e cinco passagens inferiores. O investimento será da Rumo Logística, empresa que ganhou a concessão através de certame licitatório promovido pelo Estado, no valor de R$ 8 bilhões.

Guerra

O Momento Agrícola analisa, mais uma vez, os impactos da guerra na Ucrânia no Brasil e pelo mundo afora. Segundo Ricardo Arioli, o que era para ser uma incursão “cirúrgica” das forças Russas em território ucraniano, acabou se transformando num conflito que já parece interminável.

Os desabastecimentos de fertilizantes, de alimentos e de gás natural, além do encarecimento do petróleo, são apenas alguns dos impactos.

Se por um lado as sanções contra a Rússia buscam enfraquecer e isolar o país agressor, por outro há “efeitos colaterais” que prejudicam sobremaneira a economia global. Os desabastecimentos de fertilizantes, de alimentos e de gás natural, além do encarecimento do petróleo, são apenas alguns dos impactos.

Como exemplos, os Estados Unidos deverão começar a usar 1/3 das suas reservas estratégicas de petróleo e a Europa já cogita importar alimentos transgênicos, que até antes da guerra eram ‘demonizados’ pelos europeus.

“Guerra é guerra”, diz Arioli, que comenta a respeito, ainda no primeiro bloco do programa.

Outras

Outras temáticas abordadas no Momento Agrícola deste sábado incluem o chamado “Boi China” ou, mais especificamente, a influência do mercado chinês na pecuária brasileira.

Na prática, a China poderá mudar o perfil da pecuária no Brasil em razão da sua grande demanda por alimentos. As exigências chinesas pelo padrão da carne poderão influenciar fortemente na dinâmica dos confinamentos para terminação dos bois.

Além das notícias comentadas, o Momento Agrícola traz outros destaques, como as entrevistas sobre “Oportunidades para o Trigo”, com Lucilio Alves, da Esalq, “O Fórum Brasileiro de Feijões e Pulses”, com Marcelo Lüders, do IBRAFE, e “A visita dos Diplomatas a Mato Grosso”, por eles mesmos.

Para ouvir o Momento Agrícola na íntegra, clique abaixo:

publicidade

Agronegócio & Produção

Momento Agrícola: Pneu de soja, corte de impostos e ‘Famato Embrapa Show’ são destaques

Publicado

O uso do óleo de soja na fabricação de pneus, as inovações da Embrapa e outros assuntos de interesse do Agro compõem o conteúdo do Momento Agrícola deste sábado (14.05).

De autoria do produtor rural, agrônomo e consultor Ricardo Arioli, o programa é veiculado aos sábados pela rede de rádios do Agro e repercutido em forma de notícias e com o link do Soundcloud pelo Enfoque Business, também aos finais de semana.

Pneu de soja

O primeiro destaque do Momento Agrícola deste sábado, no bloco inicial do programa, é o lançamento no mercado brasileiro, pela Goodyear, do primeiro pneu que leva óleo de soja em sua composição. Trata-se do novo Wrangler Workhorse, fabricado em Americana (SP) e voltado para picapes e SUVs.

Segundo a Goodyear, o óleo de soja substitui os derivados de petróleo na produção do pneu que, além de ser mais sustentável também tem desempenho superior ao seu antecessor, o Wrangler Armortrac. A indústria afirma que o pneu com soja é mais durável, oferecendo melhor dirigibilidade em piso molhado e mais tração em todos os tipos de terreno. Outra vantagem, segundo a Goodyear, é que o óleo de soja assegura melhor desempenho em diferentes temperaturas, com maior aderência na pista.

Outras

O Momento Agrícola também destaca as inovações da Embrapa, a organização do ‘Famato Embrapa Show’, as tecnologias desenvolvidas para o Agro, notícias sobre fertilizantes (potássio) que poderão vir da Jordânia, os cortes em impostos de produtos importados, entre outros assuntos.

Para concluir a edição deste sábado, o Momento Agrícola traz entrevistas com os temas “Até o Berro do Boi”, com Sérgio Pflanzer, da Unicamp, e “Defensores do Agro”, com o aluno Vittorio Vieira.

Para ouvir o Momento Agrícola na íntegra, clique abaixo:

Continue lendo

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana