conecte-se conosco


Agronegócio & Produção

Momento Agrícola: Leilão BRF, conjuntura do milho, peixes de cultivo e entrevistas são destaque

Publicado

A edição deste sábado (24) do Momento Agrícola traz novidades e comentários sobre o agronegócio em Mato Grosso e no Brasil.

De autoria do produtor rural, agrônomo e consultor Ricardo Arioli, o programa é veiculado aos sábados pela Rede de Rádios do Agro e repercutido em forma de notícias e com o link do Soundcloud pelo Enfoque Business, também aos finais de semana.

Leilão BRF

No próximo dia 11 de agosto, a Lance já! – organização especializada na recolocação de bens móveis e imóveis no mercado – leiloará nos modelos online e presencial (e de forma extrajudicial) 40 lotes pertencentes à BRF, multinacional brasileira do ramo alimentício.

A participação dos interessados pode ser online, pelo site www.lanceja.com.br.

Os lotes referem-se a terrenos com e sem benfeitoria distribuídos em 12 cidades, incluindo dois imóveis em Mato Grosso e uma fábrica de ração desativada em Porto Alegre (RS).

Em Mato Grosso, os lotes estão localizados nos municípios de Nova Mutum e Ipiranga do Norte. Em Nova Mutum, o lote consiste em imóvel terreno rural de 10 hectares, na margem da Estrada P3. Já em Ipiranga do Norte, o lote corresponde a uma gleba de terra (terreno rural de 9,5 hectares), ponto de referência Fazenda Rio Branco, na Rodovia MT 010, Km 100.

Leia mais:  Em Tangará: Senar-MT promove Dias de Campo sobre leite, frutas, hortaliças e flores

Os demais lotes estão localizados em Serafina Corrêa (RS), Piratini (RS), Marau (RS), Videira (SC), Indaial (SC), Concórdia (SC), Carambeí (PR), Paranaguá (PR) e Nazaré Paulista (SP).

Novas perdas de milho

Nessa semana houve novos registros de geadas nos estados do sul do Brasil e mais lavouras de milho foram afetadas.

Nesse contexto negativo da produção de milho, Ricardo Arioli destaca questões importantes, como a comercialização e a defesa contra quebras e a volatilidade de mercado.

Outro aspecto lembrado no Momento Agrícola é o seguro rural multirrisco, que parece caro em anos normais, mas que mostra seu valor em anos de perdas, como vem ocorrendo nesta safra.

Peixes de cultivo

 

O Ministério da Economia informou, com dados elaborados Embrapa Pesca e Aquicultura, que as exportações brasileiras de peixes de cultivo cresceram 158% em junho em comparação ao mesmo mês do ano passado. Considerando o segundo trimestre (abril a junho), o avanço nas vendas internacionais foi de 83% em relação a igual período de 2020 e de 22% frente ao trimestre anterior.

Leia mais:  Em Tangará: Senar-MT promove Dias de Campo sobre leite, frutas, hortaliças e flores

O faturamento nesse período atingiu US$ 3,9 milhões. O Paraná superou Mato Grosso do Sul e assumiu a liderança nas exportações de tilápia. Santa Catarina vem em terceiro lugar e a Bahia em quarto. Entre os clientes da tilápia brasileira, os Estados Unidos lideram, seguido por China e Chile.

Outras

O Momento Agrícola também traz outras abordagens interessantes, como as entrevistas. Os temas abordados são “A polêmica das ferrovias de Mato Grosso”, com Edeon Vaz Ferreira, “O Carbono na União Europeia”, com o Adido Agrícola Guilherme Costa e “O uso do herbicida Dicamba nos Estados Unidos”, com Dr. Rodrigo Werle.

Para ouvir o Momento Agrícola na íntegra, clique abaixo:

publicidade

Agronegócio & Produção

Em Tangará: Senar-MT promove Dias de Campo sobre leite, frutas, hortaliças e flores

Publicado

A Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), em parceira com o Sindicato Rural, realizará a partir desta sexta-feira (01.07), quatro Dias de Campo em Tangará da Serra.

Ao todo serão realizados 100 dias de campo em todo o estado. Os encontros iniciaram e junho e seguem até o dia 14 de julho, com o objetivo de divulgar os resultados já obtidos nas propriedades e reunir os produtores rurais atendidos. Por dia, até nove eventos serão realizados de forma simultânea pelo estado abrangendo as mais diversas cadeias produtivas atendidas pela ATeG em Mato Grosso. Dentre elas estão pecuária de leite, pecuária de corte, olericultura, piscicultura, fruticultura, floricultura, ovinocultura, apicultura etc.

Em Tangará da Serra, de acordo com o Supervisor da ATeG Senar, Thiago Salapata, os Dias de Campo iniciam nesta sexta-feira, dia 1º de julho, com “Bovinocultura de leite” e segue no sábado, 2, com ‘Floricultura’. Na segunda e terça-feira, dias 4 e 5, serão realizados os outros dois eventos, tratando sobre ‘Olericultura’ e ‘Fruticultura’.

Leia mais:  Em Tangará: Senar-MT promove Dias de Campo sobre leite, frutas, hortaliças e flores

“Tangará da Serra contém essas quatro cadeias já sendo assistidas pela Assistência Técnica e será presenteada com esses Dias de Campo”, afirma,

ao destacar que em todos os dias, além de temas específicos relacionados a cadeia, falarão também sobre primeiros socorros na zona rural.

“Em todos os Dias de Campo temos uma estação específica, que são os primeiros socorros, que a gente viu a necessidade no campo, pois muitas vezes os cuidados iniciais que possam ser feitos, aumentam as chances de a pessoa chegar com vida até o socorro médico ou evita um agravamento maior por causa de algum acidente com animais peçonhentos, algum envenenamento na propriedade que possa ocorrer, por exemplo”.

As atividades serão realizadas em propriedades rurais atendidas pela Assistência Técnica e Gerencial. A participação é aberta ao público e destinado a todos os produtores rurais – mesmo que não sejam atendidos pela ATeG – profissionais da área, parceiros e estudantes. Os interessados devem procurar o Sindicato Rural.

  • Data: 01/07 (sexta-feira):
Leia mais:  Em Tangará: Senar-MT promove Dias de Campo sobre leite, frutas, hortaliças e flores

DIA DE CAMPO “BOVINOCULTURA DE LEITE”

Horário: das 7h30 às 11h30

Local: Sítio São Gabriel/ Gleba São Paulo

 

  • Data: 02/07 (sábado)

DIA DE CAMPO FLORICULTURA

Horário: das 7h30 às 11h30

Local: Chácara Imperial/ Comunidade São José

 

  • Data: 04/07 (segunda-feira)

DIA DE CAMPO OLERICULTURA

Horário: das 7h30 às 11h30

Local: Chácara Santo Expedito/ Comunidade São José

 

  • Data: 05/07 (terça-feira)

DIA DE CAMPO FRUTICULTURA

Horário: das 7h30 às 11h30

Local: Sítio Dois Irmãos/ Comunidade Córrego das Pedras

 

(Fonte: Sindicato Rural de Tangará da Serra e Diário da Serra)

Continue lendo

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana