conecte-se conosco

Agronegócio & Produção

Momento Agrícola: Lei Kandir, chuvas, trigo, filme 3D e entrevistas são os destaques desta semana

Publicado

O Enfoque Business repercute neste final de semana mais uma edição do Momento Agrícola, programa veiculado semanalmente pela rede de rádios do Agro, com direção e produção do engenheiro agrônomo, produtor rural e consultor Ricardo Arioli, de Tangará da Serra.

Os assuntos, como sempre, são os mais relevantes para o Agro de Mato Grosso e do Brasil.

Lei Kandir

O Senado aprovou na última quarta-feira (18/11) projeto de lei que efetiva acordo sobre a transferência de recursos por perdas com a Lei Kandir da União para Estados, acertado com o Supremo Tribunal Federal (STF).

O texto, que homologa o acordo celebrado no Supremo entre Estados e a União, na tentativa de solucionar o passivo, foi aprovado por 70 votos a favor e nenhum contra e seguiu para a Câmara dos Deputados.

O projeto de lei permite aos Estados, ainda no ano de 2020, receberem o valor de cerca de 4 bilhões de reais, sendo que, deste montante, uma parcela de 25% irá para os municípios.

A lei Kandir isenta do tributo ICMS os produtos e serviços destinados à exportação e tem este nome em virtude do seu autor, Antônio Kandir, à época ministro do Planejamento do Governo Fernando Henrique Cardoso.

Leia mais:  A pedido da CNA e Famato, Confaz prorroga convênios que reduzem cobrança de ICMS no agro

Ricardo Arioli aborda o assunto em detalhes logo no início do primeiro bloco do Momento Agrícola desta semana. Para ele, a Lei Kandir foi fator propulsor da sojicultura no Brasil.

Chuvas

O Momento Agrícola também dá destaque às chuvas que permitiram a continuidade do plantio de soja em Mato Grosso.

O atraso nas chuvas, vale lembrar, prejudicou o início desta safra, em especial as lavouras de soja de ciclo precoce, mas a volta das precipitações devolve o ânimo nas propriedades. Ricardo Arioli observa, no programa, que a meteorologia aponta para uma melhoria nas chuvas neste resto de ano de 2020.

Outras

Há outras atrações nesta edição do Momento Agrícola. Ricardo Arioli destaca a realização do 27º Congresso Internacional da Indústria do Trigo, promovido pela Associação Brasileira da Indústria do Trigo (Abitrigo).

O evento, que será online e gratuito, acontece no dia 25 deste mês e as inscrições podem ser feitas pelo www.congressoabitrigo.com.br. Arioli destaca que Mato Grosso será um grande produtor de trigo nos próximos anos, e comenta sobre o assunto ainda no primeiro bloco do programa.

Leia mais:  Momento Agrícola: Novos hábitos de consumo, açúcar, tecnologia paga mas não utilizada e futuro do milho são destaques

O Momento Agrícola também destaca a produção, pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), de filme ‘3D’ sobre a agropecuária em Mato Grosso. O filme será apresentado às equipes das embaixadas mantidas por diversos países em Brasília.

Arioli também traz no programa entrevistas sobre Financiamento Verde da Traive, com Maurício Quintella; A produção de Bioinsumos On Farm, com Rogério Vian, do GAAS, e Soja Carbono Neutro, com João Adrien, do MAPA.

Para ouvir o Momento Agrícola na íntegra, clique no link abaixo.

 

publicidade

Agronegócio & Produção

Ao adquirir Terra Santa, SLC Agrícola assume o posto de maior produtor de soja do Brasil

Publicado

A SLC Agrícola, empresa representada na região através da Fazenda Paiaguás, na localidade de Deciolândia, em Diamantino, já pode ser considerada como maior produtor de soja do Brasil.

O título se dará com a incorporação de 133 mil hectares de soja do Grupo Terra Santa, atualmente o 5º maior produtor agrícola nacional. Somados aos atuais 448 mil hectares, a SLC totalizará 581 mil hectares plantados. Com negociação já autorizada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), a gigante do agronegócio superará o Grupo Bom Futuro, do megaempresário Eraí Maggi, que possui 530 mil hectares em lavouras de soja.

A SLC Agrícola, fundada em 1977 pelo Grupo SLC, tem sua matriz em Porto Alegre (RS). É uma das maiores produtoras mundiais de grãos e fibras, focada na produção de algodão, soja e milho. Ao todo, são 16 unidades de produção estrategicamente localizadas em 6 estados brasileiros – Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Bahia, Pernambuco e Maranhão – totalizando 448.568 hectares no ano-safra 2019/20.

Leia mais:  Momento Agrícola: Petróleo a preços negativos e o etanol, variedades de alto rendimento e cuidados com a “RJ” são destaques

Em Mato Grosso, as fazendas estão localizadas em Diamantino (Fazenda Paiaguás – foto acima -, com 44.631 hectares de área total, sendo, 28.129 hectares próprios e 16.502 arrendados), Querência (Fazenda Pioneira, de 29,8 mil hectares), Porto dos Gaúchos (Fazenda Perdizes, 42 mil hectares) e Sapezal (Fazenda Planorte, 23 mil hectares de área e outros 7 mil arrendados).

Com a aquisição da Terra Santa, a SLC Agrícola incorporará sete fazendas, sendo duas em Campo Novo do Parecis e as demais em Diamantino, Nova Maringá, Nova Mutum, Santa Rita do Trivelato e Tabaporã.

O parque de máquinas da SLC Agrícola inclui 212 tratores, 206 colheitadeiras de grãos, 85 colheitadeiras de algodão, 209 plantadeiras e 161 pulverizadores autopropelidos.

Com indicadores de excelência nos aspectos social, ambiental, administrativo e de sustentabilidade em geral, foi uma das primeiras empresas do agronegócio a ter ações negociadas em bolsa de valores no mundo, tornando-se uma referência no seu segmento.

Segundo publicado no portal ‘CompreRural’ a SLC Agrícola recebeu aprovação sem restrições do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) para a aquisição da totalidade da Terra Santa Agro, conforme publicação do órgão antitruste no Diário Oficial da União do último dia 06 (imagem abaixo).

Leia mais:  Momento Agrícola: Faculdade CNA, eventos do Agro, suspensão das exportações e entrevistas são destaque

 

Continue lendo

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana