conecte-se conosco


Agronegócio & Produção

Momento Agrícola: Indea-MT terá parceria no patrulhamento da fronteira com a Bolívia

Publicado

Uma verdadeira força tarefa será montada a partir dos próximos dias com a missão de monitorar a fronteira de Mato Grosso com a Bolívia para controle sanitário. É o que informou, neste sábado, o Momento Agrícola, programa radiofônico produzido e apresentado pelo engenheiro agrônomo, produtor rural e consultor Ricardo Arioli.

O Momento Agrícola é veiculado sempre aos sábados pela rede de rádios do Agro e repercutido em formato de matéria jornalística pelo Enfoque Business, com o link da Soundcloud ao final do texto.

Responsável pela defesa sanitária de Mato Grosso, o Indea terá o apoio do Exército Brasileiro, da Receita Federal, da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), da Famato e sindicatos rurais de municípios localizados na zona de fronteira e, também, das prefeituras da região.

“Será um esforço conjunto e, agora, o grupo construirá uma agenda de compromissos para realizar atividades de forma coordenada”, observou Ricardo Arioli, na apresentação do programa.

O objetivo da parceria é agregar eficácia e rigor no monitoramento da fronteira para evitar o contrabando de gado – que pode resultar em doenças já controladas em Mato Grosso -, assim como o controle de pragas, doenças e ervas daninhas que possam afetar a produção agrícola no estado.

Leia mais:  Momento Agrícola: Biotecnologia, soja em fevereiro e entrevistas são os destaques da edição

Vale lembrar que Mato Grosso é dono do maior rebanho bovino do país, com a maior produção de carnes e maior volume de exportação, além de ser líder na produção agrícola.

Sistema Cooperativista

Outro destaque do Momento Agrícola é o desempenho do sistema cooperativista, que já é responsável por 54% da originação agrícola no Brasil. Ou seja, mais da metade daquilo que é gerado pelo agro é proveniente do cooperativismo.

Conforme levantamento, mais da metade daquilo que é gerado pelo agro é proveniente do cooperativismo.

Segundo o presidente do Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras), Márcio Lopes de Freitas, são cerca de 1.200 cooperativas agropecuárias e quase um milhão de produtores cooperados no setor. Esse número, segundo Lopes, continua a crescer 10% ao ano em diversos segmentos, incluindo o agro.

Lopes destaca que o aumento é motivado principalmente pela melhoria da gestão. “A cooperativa agrega valor para o negócio, dentro de um planejamento estratégico”.

Ricardo Arioli faz uma precisa abordagem sobre cooperativismo, com números e conjunturas, ainda no primeiro bloco do Momento Agrícola.

Leia mais:  Momento Agrícola: Transgênicos, exportações e terras para estrangeiros estão entre os destaques

Outros

Outros assuntos relevantes abordados no Momento Agrícola desse final de semana são o mercado do etanol de milho, a divulgação das potencialidades e intermediação de negócios de Mato Grosso no exterior, a possibilidade de parceria Brasil-China pela ‘descarbonização’ e novidades sobre o modal ferroviário de transportes.

Há, também, uma abordagem sobre “Um Guia Jurídico para Mitigação de Perdas por Clima”, além de dois blocos com entrevistas que versam sobre “O Inoculante Multifuncional da Embrapa para Braquiária”, com Mariângela Hungria, e “O IMEA e a Safra de Milho de Mato Grosso”, com Cleiton Gauer.

Para ouvir o Momento Agrícola na íntegra, clique abaixo:

publicidade

Agronegócio & Produção

Momento Agrícola: Reflexão, perdas com chuva e seca, projeções e entrevistas são destaques

Publicado

Os recorrentes problemas com o escoamento da safra de soja no período chuvoso em Mato Grosso, as perdas em lavouras por causas climáticas, as projeções de boas colheitas e entrevistas são os destaques do Momento Agrícola deste sábado (15).

De autoria do produtor rural, agrônomo e consultor Ricardo Arioli, o programa é veiculado aos sábados pela rede de rádios do Agro e repercutido em forma de notícias e com o link do Soundcloud pelo Enfoque Business, também aos finais de semana.

Reflexão

Os problemas na colheita da soja em Mato Grosso renderam uma reflexão pelo Momento Agrícola. As situações negativas ocorrem em duas frentes: na colheita e no transporte da safra.

Dificuldades no transporte da safra durante período chuvoso é tema de reflexão.

O excesso de chuvas é o pivô destes problemas. Em primeiro lugar, as precipitações impedem que as máquinas adentrem nas lavouras para colher. Em segundo lugar, as chuvas danificam as estradas, dificultando o escoamento da produção.

Neste contexto, Ricardo Arioli faz um duro questionamento sobre a aplicação do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab), cujos recursos são destinados, em parte, para manutenção das estradas.

Leia mais:  Momento Agrícola: Transgênicos, exportações e terras para estrangeiros estão entre os destaques

Ainda quanto ao Fethab, Ricardo Arioli comenta sobre a atuação das entidades representativas do produtor rural em questões como esta. Vale a pena ouvir a abordagem, logo no início do primeiro bloco.

Perdas

Se em Mato Grosso os problemas são as chuvas em excesso, no Sul do Brasil a situação é inversa, com a estiagem causando perdas significativas nas áreas produtoras.

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, já determinou uma força tarefa para avaliar todas as situações e disponibilizar mecanismos, como o seguro agrícola e outras opções.

Este é outro tema abordado no Momento Agrícola, ainda no primeiro bloco.

Outras

O Momento Agrícola comenta outras notícias relevantes no ambiente do Agro. Um deles é que, apesar dos problemas climáticos, as previsões da CONAB e do USDA são de colheitas no Brasil bem acima do esperado pelo mercado.

Outro assunto abordado refere-se aos preços da arroba bovina negociados em São Paulo, que estão se mantendo acima dos R$ 330 desde o início do ano, motivados pela retomada das importações da China.

Leia mais:  Dois casos de vaca louca no Brasil levam à suspensão das exportações de carne para a China

Outras atrações do Momento Agrícola são as entrevistas. No segundo bloco, Arioli conversa com Odilon Lemos, da Embrapa, sobre “Oportunidades em Soja Não Transgênica”. No terceiro e no quarto blocos, respectivamente, os assuntos abordados são “Oportunidades em Feijões e Pulses”, com Marcelo Lüders, do IBRAFE; e “Quebramento e Apodrecimento de Vagens na Soja do MT”, com Leandro Zancanaro,

Para ouvir o Momento Agrícola na íntegra, clique abaixo:

Continue lendo

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana