TANGARÁ DA SERRA

Agronegócio & Produção

Momento Agrícola: Guerra do PT contra o Agro, rizobactérias, diesel da Rússia e GAF são os destaques

Publicado em

A crescente animosidade política entre a esquerda e o Agro provocada por duas lideranças políticas de Mato Grosso, o benefício das bactérias que agem nas raízes das plantas, a provável importação de óleo diesel da Rússia, o Fórum Global Agrobusiness e entrevistas sobre três temas relevantes são as atrações do penúltimo Momento Agrícola desse mês de julho.

De autoria do produtor rural, agrônomo e consultor Ricardo Arioli, o programa é veiculado aos sábados pela rede de rádios do Agro e repercutido em forma de notícias e com podcast Soundcloud pelo Enfoque Business, também aos finais de semana.

Guerra aberta

A assunto de abertura do Momento Agrícola desse sábado (23.07) é a guerra aberta contra o Agro em Mato Grosso com a notícia crime impetrada pelo presidente do diretório estadual do Partido dos Trabalhadores (PT), alegando “fake news” sobre o ex-presidente e candidato petista à Presidência da República, Luís Inácio Lula da Silva.

Além da notícia crime, Ricardo Arioli discorre, de forma crítica, sobre o posicionamento do senador licenciado Carlos Fávaro (PSD) e do deputado federal Neri Geller (PP) em apoiar a federação partidária esquerdista encabeçada pelo PT e, mais que isso, em coordenar a campanha de Lula.

Ao que tudo indica, o Agro vai encarar a ‘peleia’ contra o PT e os esquerdistas. E, pelo jeito, os respingos serão grandes em Fávaro e Neri. Vale a pena ouvir o que diz Ricardo Arioli sobre a polêmica que cresce a cada dia no ambiente político de Mato Grosso.

Benefício das rizobactérias

Ainda no primeiro bloco, o Momento Agrícola traz informações sobre a importância dos micronutrientes para a produção.

Em uma pesquisa realizada pela Embrapa Arroz e Feijão, de Goiás, foi medido o efeito de bactérias que habitam o solo sobre plantas de arroz de terras altas.

Consta no site da Embrapa que uma série de pesquisas realizadas com diferentes rizobactérias (atuantes na raiz) demonstrou que alguns microrganismos podem ser importantes aliados da agricultura. Eles atuam melhorando os processos fisiológicos da planta, promovendo melhor absorção de nutrientes ou facilitando a sua disponibilização. O resultado são plantas maiores, mais resistentes a doenças e com maior produtividade.

Arioli discorre sobre o assunto ainda no primeiro bloco.

Outras

O Momento Agrícola traz, ainda, informações sobre exportações e a possível importação de óleo diesel da Rússia.

Há, também, informações sobre o Fórum Global Agrobusiness – GAF, na sigla em inglês -, que acontece semana que vem, nos dias 25 e 26, em São Paulo. O evento internacional reúne os principais líderes políticos, empresariais, pesquisadores e membros da sociedade, em busca de soluções para superar os desafios enfrentados no desenvolvimento socioeconômico global e propor um futuro seguro para a cadeia agrícola do planeta.

Nos blocos das entrevistas, o Momento Agrícola traz diálogos sobre os temas “Brasil Livre de Febre Aftosa sem Vacinação”, com Chico de Castro, da Famato; “O Novo Presidente da Aprosoja Brasil”, Zezé Sismeiro; e “As Pragas Quarentenárias”, com Dionísio Gazziero, da Embrapa Soja.

Para ouvir o Momento Agrícola na íntegra, clique no podcast abaixo:

Comentários Facebook
Advertisement

Agronegócio & Produção

Momento Agrícola: ‘Renovar’, glifosato, desconto em multas e entrevistas são destaques

Published

on

Renovação da frota rodoviária, redução do imposto sobre importação do glifosato, redução de multas ambientais pela Sema, notícias comentadas, safra do Paraguai e entrevista com o economista-chefe do USDA são os destaques da primeira edição do Momento Agrícola deste mês de agosto.

De autoria do produtor rural, agrônomo e consultor Ricardo Arioli, o programa é veiculado aos sábados pela rede de rádios do Agro e repercutido em forma de notícias e com podcast Soundcloud pelo Enfoque Business, também aos finais de semana.

Renovar

Projeto Renovar pretende tirar de circulação caminhões com mais de 20 anos de uso.

Logo na abertura da edição, o Momento Agrícola traz informações sobre a aprovação pelo Senado e pela Câmara Federal, na última quarta-feira (03), da Medida Provisória (MP) 1.112/2022 que cria o Programa de Aumento da Produtividade da Frota Rodoviária no País (Renovar) e tem entre seus objetivos tirar de circulação ônibus e caminhões no fim da vida útil.

A MP, agora na do PLV 19/2022, que segue para sanção presidencial. Com a destinação à sucata dos veículos antigos, o Renovar tem como objetivo a redução dos custos de logística, a inovação e criação de novos modelos de negócios, e a melhoria da qualidade de vida dos profissionais de transporte. O programa também busca o cumprimento das metas do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans).

Ricardo Arioli comenta sobre o assunto.

Menos imposto

Outra pauta explorada no Momento Agrícola é a redução, por um ano, no imposto de importação de cinco produtos usados como insumos industriais e na agricultura. A medida foi aprovada na última quarta-feira (03), em reunião extraordinária do Comitê-Executivo de Gestão (Gecex) da Câmara de Comércio Exterior (Camex).

A medida abrange glifosato e quatro tipos de resina plástica usadas na produção. O glifosato e seu sal de monoisopropilamina foram os insumos usados na agricultura que tiveram suas alíquotas reduzidas. No caso específico do herbicida, a redução foi de 9,6% para 3,8%.

Desconto e outras pautas

O Momento Agrícola traz, em seus dois primeiros blocos, uma série de assuntos de amplo interesse do Agro, como a regulamentação do programa de redução das multas ambientais da Sema.

Os descontos podem chegar a 90% nas multas aplicadas pelo órgão. As novas regras constam no decreto nº 1436/2022, que, em seu artigo 68, regulamenta o Programa de Conversão de Multas em Serviços de Preservação, Melhoria e Recuperação da Qualidade do Meio Ambiente, com o objetivo de fazer conciliação entre a Sema e os infratores.

Além de outras notícias comentadas, o Momento Agrícola traz uma abordagem sobre a Safra 22-23 no Paraguai, e uma entrevista com Seth Meyer, Economista-chefe do USDA, que esteve em visita ao Mato Grosso.

Para ouvir o Momento Agrícola na íntegra, clique no podcast abaixo:

Comentários Facebook
Continue Reading

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana