conecte-se conosco


Agronegócio & Produção

Momento Agrícola: Fertilizantes, ‘drama’ em Xangai e delinquência de esquerda são destaques

Publicado

O embarque de fertilizantes na Rússia para o Brasil, o congestionamento no porto de Xangai, as exportações para a China e a delinquência da esquerda brasileira são os principais destaques do Momento Agrícola deste sábado, 23 de abril.

De autoria do produtor rural, agrônomo e consultor Ricardo Arioli, o programa é veiculado aos sábados pela rede de rádios do Agro e repercutido em forma de notícias e com o link do Soundcloud pelo Enfoque Business, também aos finais de semana.

Fertilizantes a caminho

É com o tema FERTILIZANTES que Ricardo Arioli abre o Momento Agrícola deste final de semana. Ao menos 24 navios cargueiros contendo fertilizante russo embarcaram rumo ao território brasileiro e devem chegar aqui nas próximas semanas, segundo informou a consultoria Agrinvest Commodities.

Ao menos 24 navios cargueiros contendo fertilizante russo embarcaram rumo ao território brasileiro (Foto: Divulgação)

A ótima notícia indica que a visita do presidente Jair Bolsonaro à Rússia, pouco antes do início do conflito entre os russos e a Ucrânia, mostra bons resultados, em contraposição às críticas oportunistas de correntes políticas de oposição.

As embarcações trazem quase 678 mil toneladas de fertilizantes, conforme dados compilados pela Agrinvest. A carga, se entregue devidamente, tem potencial para garantir aos produtores brasileiros uma safra normal de grãos, marcada para começar no último trimestre de 2022.

Leia mais:  Momento Agrícola: Pneu de soja, corte de impostos e ‘Famato Embrapa Show’ são destaques

Dos 24 navios que rumam ao Brasil, 11 deixaram os portos russos de São Petersburgo e Murmansk depois do dia 24 de fevereiro, quando começou o conflito. Em sua maioria, eles trazem cloreto de potássio, usado principalmente em plantações de milho e soja.

Os dados indicam que o último cargueiro a embarcar foi o Pebble Beach, que carrega 35 mil toneladas de cloreto de potássio e zarpou no dia 4 de abril rumo ao porto de Vitória, no Espírito Santo.

Congestionamento portuário

O Momento Agrícola também repercute o congestionamento no maior porto de contêineres do mundo, em Xangai, na China (Foto topo: Divulgação). A gigantesca unidade portuária acumula desde março filas com centenas de navios esperando para carregar ou descarregar. A espera – que nesta semana somou cerca de 300 navios – representa o dobro do que era visto na mesma época do ano passado.

Esse congestionamento – resultante do lockdown imposto pelos chineses para conter novo surto de Covid-19 naquele país – tem consequências para diversos setores, incluindo o agronegócio brasileiro.

Um dos efeitos do aumento do número de navios esperando para atracar no porto da cidade chinesa é o potencial encarecimento do frete, já que a oferta de navios fica menor enquanto centenas deles aguardam para fazer o trabalho naquela região.

Leia mais:  Momento Agrícola: Pneu de soja, corte de impostos e ‘Famato Embrapa Show’ são destaques

Delinquência e outras

O criminoso ato é mais uma prova incontestável da delinquência da esquerda no Brasil.

O Momento Agrícola também traz informações sobre as exportações de carne para a China. Apesar dos embargos de alguns frigoríficos resultantes de supostas contaminações por Covid-19 em embalagens do produto brasileiro, as exportações para o maior mercado consumidor do planeta seguem em ritmo normal.

Há, também, informações sobre as exportações de soja e milho para o gigante asiático.

O monitoramento da CNA dos embarques de fertilizantes de países exportadores para o Brasil é outro assunto relevante abordado no Momento Agrícola.

O vandalismo contra a sede da CNA, em Brasília, também é assunto trazido à baila pelo programa. A prisão de cerca de 25 indivíduos que participaram dos atos danosos levou a polícia a apurar que o grupo foi contratado por segmentos de esquerda. Um advogado que atua pelo MST teria sido enviado por duas deputadas do PT para defender os meliantes. O criminoso ato é mais uma prova incontestável da delinquência da esquerda no Brasil.

Além das notícias comentadas, o Momento Agrícola traz entrevistas sobre o tema “A visita da diretora da OMC” e “O Plano Safra e as pautas do Agro”, ambas com Nilson Leitão.

Para ouvir o Momento Agrícola na íntegra, clique abaixo:

publicidade

Agronegócio & Produção

Momento Agrícola: Pneu de soja, corte de impostos e ‘Famato Embrapa Show’ são destaques

Publicado

O uso do óleo de soja na fabricação de pneus, as inovações da Embrapa e outros assuntos de interesse do Agro compõem o conteúdo do Momento Agrícola deste sábado (14.05).

De autoria do produtor rural, agrônomo e consultor Ricardo Arioli, o programa é veiculado aos sábados pela rede de rádios do Agro e repercutido em forma de notícias e com o link do Soundcloud pelo Enfoque Business, também aos finais de semana.

Pneu de soja

O primeiro destaque do Momento Agrícola deste sábado, no bloco inicial do programa, é o lançamento no mercado brasileiro, pela Goodyear, do primeiro pneu que leva óleo de soja em sua composição. Trata-se do novo Wrangler Workhorse, fabricado em Americana (SP) e voltado para picapes e SUVs.

Segundo a Goodyear, o óleo de soja substitui os derivados de petróleo na produção do pneu que, além de ser mais sustentável também tem desempenho superior ao seu antecessor, o Wrangler Armortrac. A indústria afirma que o pneu com soja é mais durável, oferecendo melhor dirigibilidade em piso molhado e mais tração em todos os tipos de terreno. Outra vantagem, segundo a Goodyear, é que o óleo de soja assegura melhor desempenho em diferentes temperaturas, com maior aderência na pista.

Leia mais:  Momento Agrícola: Pneu de soja, corte de impostos e ‘Famato Embrapa Show’ são destaques

Outras

O Momento Agrícola também destaca as inovações da Embrapa, a organização do ‘Famato Embrapa Show’, as tecnologias desenvolvidas para o Agro, notícias sobre fertilizantes (potássio) que poderão vir da Jordânia, os cortes em impostos de produtos importados, entre outros assuntos.

Para concluir a edição deste sábado, o Momento Agrícola traz entrevistas com os temas “Até o Berro do Boi”, com Sérgio Pflanzer, da Unicamp, e “Defensores do Agro”, com o aluno Vittorio Vieira.

Para ouvir o Momento Agrícola na íntegra, clique abaixo:

Continue lendo

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana