conecte-se conosco


Agronegócio & Produção

Momento Agrícola: Ferrogrão, biocombustível, soja em fevereiro e entrevistas são destaques

Publicado

A luta para superar os obstáculos para a viabilização da Ferrogrão, o impacto do biocombustível sobre o diesel fóssil e a interminável polêmica sobre o prazo limite para plantio de soja em Mato Grosso, além de entrevistas, são os destaques do Momento Agrícola deste final de semana.

De autoria do produtor rural, agrônomo e consultor Ricardo Arioli, o programa é veiculado aos sábados pela Rede de Rádios do Agro e repercutido em forma de notícias e com o link do Soundcloud pelo Enfoque Business, também aos finais de semana.

Ferrogrão

O primeiro assunto comentado por Ricardo Arioli no Momento Agrícola deste final de semana diz respeito à Ferrogrão.

A Comissão de Viação e Transporte da Câmara Federal aprovou essa semana (quarta, 17), o requerimento do deputado federal José Medeiros (PODE) para realização de uma audiência pública para debater a implantação da Ferrogrão, seus benefícios para o país e a contribuição do Legislativo para dar mais celeridade no andamento do projeto. A previsão é que a audiência aconteça ainda este ano.

O projeto da ferrovia está paralisado desde março em função de uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). Atendendo um pedido do PSOL, o ministro do STF Alexandre de Moraes suspendeu a licitação da obra em função da Ferrogrão passar por cerca de 400 hectares de 1 milhão que compõem a reserva do Parque Nacional do Jamanxin (PA).

Biodiesel e impacto no diesel fóssil

Levantamento apresentado essa semana pelo diretor superintendente da União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio), Donizete Tokarski, durante reunião da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) sobre biocombustíveis, mostra um impacto insignificante de 0,1 ponto percentual na formação de preço final do diesel vendido ao consumidor entre primeiro de janeiro a primeiro de outubro deste ano em comparação com a evolução dos preços do diesel fóssil, que chegaram a 8,5 pontos percentuais no mesmo período.

A participação do biodiesel na formação do preço do diesel B era de 13,6% em primeiro de janeiro deste ano e passou a 13,7% em primeiro de outubro. No mesmo período, a participação do diesel fóssil no preço ao consumidor final era de 47,7% em janeiro e passou a 56,2% em primeiro de outubro.

Ricardo Arioli discorre sobre esta questão do biodiesel com muita propriedade e sugere algumas medidas que beneficiariam o mercado local, com geração de empregos e redução de custos. Vale a pena ouvir, ainda no primeiro bloco.

Soja em fevereiro

O MP e o MPF expediram notificação conjunta para a secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e ao Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea) recomendando a manutenção como medida para a prevenção da ferrugem asiática na cultura da soja.

A notificação dos órgãos se deve a portaria, de setembro, do ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento que instituiu o novo Programa Nacional de Controle da Ferrugem Asiática da Soja, estendendo o prazo para produção da semente (pela norma estadual, o calendário vai de 16 de setembro a 31 de dezembro, enquanto o ministério estendeu 34 dias, sendo de 16 de setembro a 3 de fevereiro).

Outras

Além de outras notícias comentadas, o Momento Agrícola traz os blocos com entrevistas, nas quais Ricardo Arioli traz abordagens sobre “O escritório da CNA em Singapura, com Lígia Dutra, “A Pecuária, o Desmatamento e as Emissões”, com Dr. Rafael Silva; e a “Europa quer desmatamento zero”, com André Nassar, da Abiove.

Para ouvir o Momento Agrícola na íntegra, clique abaixo:

publicidade

Agronegócio & Produção

Momento Agrícola: Pneu de soja, corte de impostos e ‘Famato Embrapa Show’ são destaques

Publicado

O uso do óleo de soja na fabricação de pneus, as inovações da Embrapa e outros assuntos de interesse do Agro compõem o conteúdo do Momento Agrícola deste sábado (14.05).

De autoria do produtor rural, agrônomo e consultor Ricardo Arioli, o programa é veiculado aos sábados pela rede de rádios do Agro e repercutido em forma de notícias e com o link do Soundcloud pelo Enfoque Business, também aos finais de semana.

Pneu de soja

O primeiro destaque do Momento Agrícola deste sábado, no bloco inicial do programa, é o lançamento no mercado brasileiro, pela Goodyear, do primeiro pneu que leva óleo de soja em sua composição. Trata-se do novo Wrangler Workhorse, fabricado em Americana (SP) e voltado para picapes e SUVs.

Segundo a Goodyear, o óleo de soja substitui os derivados de petróleo na produção do pneu que, além de ser mais sustentável também tem desempenho superior ao seu antecessor, o Wrangler Armortrac. A indústria afirma que o pneu com soja é mais durável, oferecendo melhor dirigibilidade em piso molhado e mais tração em todos os tipos de terreno. Outra vantagem, segundo a Goodyear, é que o óleo de soja assegura melhor desempenho em diferentes temperaturas, com maior aderência na pista.

Outras

O Momento Agrícola também destaca as inovações da Embrapa, a organização do ‘Famato Embrapa Show’, as tecnologias desenvolvidas para o Agro, notícias sobre fertilizantes (potássio) que poderão vir da Jordânia, os cortes em impostos de produtos importados, entre outros assuntos.

Para concluir a edição deste sábado, o Momento Agrícola traz entrevistas com os temas “Até o Berro do Boi”, com Sérgio Pflanzer, da Unicamp, e “Defensores do Agro”, com o aluno Vittorio Vieira.

Para ouvir o Momento Agrícola na íntegra, clique abaixo:

Continue lendo

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana