TANGARÁ DA SERRA
Pesquisar
Close this search box.

Agronegócio & Produção

Momento Agrícola: Faculdade CNA, eventos do Agro, suspensão das exportações e entrevistas são destaque

Publicado em

A primeira edição do Momento Agrícola de 2021 traz, a exemplo de todas as edições anteriores, várias informações relevantes para produtores rurais, profissionais de segmentos correlatos e demais interessados.

O programa – produzido pelo engenheiro agrônomo, produtor rural e consultor Ricardo Arioli – é veiculado pela rede de rádios do Agro e reproduzido semanalmente pelo Enfoque Business em formato de matéria jornalística com link da íntegra (final do texto).

Faculdade CNA

Um dos destaques da edição deste final de semana é a Faculdade CNA, que oferece este ano quatro cursos tecnólogos na modalidade de Educação a Distância (EAD). Os cursos são Gestão de Recursos Humanos; Gestão Ambiental; Gestão em Agronegócio e Tecnologia em Processos Gerenciais. A duração varia entre dois e três anos, a depender do curso escolhido.

Além de Cuiabá que já vigora desde 2018, agora também haverá unidades em Tangará da Serra, Barra do Garças, Nova Mutum e Rondonópolis. O objetivo é aproveitar a estrutura do Núcleo Avançado de Capacitação (NAC), já existente nos sindicatos rurais dos respectivos municípios.

Para o superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), Francisco Olavo Pugliesi de Castro, popularmente conhecido como Chico da Paulicéia, a Faculdade CNA surge como uma importante ferramenta de formação técnica e profissional para o meio rural. “Quem faz os cursos da Faculdade CNA tem a possibilidade de imergir no mundo do agronegócio e consequentemente ajuda a fomentar o meio rural. É uma faculdade que veio com uma outra visão, a visão do produtor rural, de quem vive o agro diariamente”.

Eventos

Ricardo Arioli destaca uma série de eventos relacionados ao Agro para este novo ano.

Com o intuito de unir produtores, pesquisadores, estudantes e técnicos da área de produção de grãos para atualizações e discussão sobre a cultura do sorgo, acontecerá dias 12 e 13 de janeiro de 2021 o V Encontro Nacional da Cultura do Sorgo. Informações no link: V ENCONTRO NACIONAL DA CULTURA DO SORGO (EDIÇÃO ON-LINE) – Fealq

O Grupo de Estudos Luiz de Queiroz (GELQ) da ESALQ/USP também promove nos dias 21 e 22 de janeiro de 2021 o “VII Encontro Nacional da Soja – Edição Online”. O objetivo é realizar mais uma edição do tradicional Encontro, levando em consideração o atual cenário nacional e mundial relacionado ao novo coronavírus.

O evento acontecerá de maneira online e, durante os dois dias, serão abordados temas dentro de toda a cadeia produtiva da soja, abordando desde manejos de fertilidade do solo até manejos culturais, online e ao vivo, com os conteúdos também ficando disponíveis na plataforma por 30 dias após o evento. Informações no link: VII Encontro Nacional da Soja | Grupo de Estudos “Luiz de Q (gelq.com.br)

Outro evento relevante é o ‘Dinetec’, a maior feira do Vale do Araguaia focada em demonstrações de tecnologias Agropecuárias, realizada no Município de Canarana – Mato Grosso. (www.dinetec.com.br)

Exportações suspensas

O governo argentino suspendeu temporariamente o registro de Declarações de Vendas Estrangeiras (DJVE) para milho cuja data de início do envio é anterior a 1º de março de 2021, quando inicia oficialmente a temporada 2020/21 do cereal, exceto para o produto milho pisingallo.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Pesca do país vizinho afirmou que a decisão é baseada “na necessidade de garantir o fornecimento de grãos internamente para setores que os utilizam como matéria-prima nos seus processos de transformação, basicamente a produção de proteínas animais como porco, frango, ovos, leite e confinamento, onde o cereal representa um componente significativo de seus custos de produção.”

Outras

O Momento Agrícola traz, também, as suas tradicionais entrevistas: O SENAR-MT no ano da Pandemia, com Superintendente Chico da Paulicéia; A Embrapa Agrossilvipastoril em 2020 e 2021, com o Chefe Geral, Dr. Auster Farias; Os Avanços Jurídicos do Agro em 2020 e os Alertas para 2021, com o Professor Albenir Querubini, da UBAU.

Para ouvir o Momento Agrícola na íntegra, clique abaixo:

Comentários Facebook
Advertisement

Agronegócio & Produção

Momento Agrícola: Mina de potássio, notícias comentadas e entrevistas são os destaques

Published

on

A licença ambiental para exploração de uma mina de potássio no Amazonas, a divulgação pelo país e mundo afora da produção de soja de uma aldeia indígena em Campo Novo do Parecis, rastreabilidade bovina, suíno com DNA editado e um diálogo com o novo presidente da Aprosoja Brasil, Maurício Buffon.

De autoria do produtor rural, agrônomo e consultor Ricardo Arioli, o Momento Agrícola é um programa veiculado aos sábados pela rede de rádios do Agro – entre elas a Enfoque Rádio Web – e repercutido em forma de notícias e com podcast Soundcloud pelo Enfoque Business, também aos finais de semana.

Mina de potássio

O Momento Agrícola deste sábado (13) inicia comentando a notícia de concessão de licença ambiental para exploração de uma mina de potássio no Amazonas, no município de Autazes,  região metropolitana de Manaus.

Licença foi concedida à empresa responsável pelo projeto, que anunciou a descoberta em 2010, após obter autorização para prospectar a área.

Ricardo Arioli destaca que o processo da licença iniciou em 2010, através da empresa canadense Forbes & Manhattan. A licença deu início a uma série de obstáculos, incluindo proximidade de terras indígenas e custos de uma batalha judicial na ordem de R$ 1 bilhão. Agora, serão investidos outros R$ 2 bilhões na jazida com potencial de 2,5 milhões de toneladas que podem atender a 20% da demanda nacional de cloreto de potássio (KCl).

Arioli lembra que o Brasil  importa 95% do potássio que usa no Agro. A mina de Autazes é, então, um alento para o Agro brasileiro. “Eu prefiro uma mina que produza potássio aqui, que em outro país. Esse negócio de importar fertilizante é um dos nossos pontos fracos”, considera o autor do Momento Agrícola.

Indígenas e a soja

Outro destaque do primeiro bloco do programa é a visita do ex-presidente Jair Bolsonaro no Chapadão dos Parecis, onde, em Campo Novo, visitou uma aldeia de indígenas produtores de soja. “Aquelas imagens vão circular pelo mundo… indígenas produzindo soja, tecnologia de ponta, máquinas de última geração, agricultura digital, independência econômica…”, observou Arioli.

Outras

Além das notícias comentadas, o Momento Agrícola traz os blocos de entrevistas. Do segundo ao quarto bloco, os temas tratam sobre “A rastreabilidade do rebanho brasileiro”, com Chico da Paulicéia, da CNA; “O primeiro suíno editado do Brasil”, com Dra. Maria Lúcia Zaidan, da CTNBio; e “Conheça o novo Presidente da Aprosoja Brasil”.

Para ouvir o Momento Agrícola na íntegra, clique no podcast abaixo ou acesse a Enfoque Rádio Web, na parte superior da página deste site. O programa vai ao ar aos sábados, a partir das 07h00, com reprise aos domingos, no mesmo horário.

 

Comentários Facebook
Continue Reading

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana