conecte-se conosco


Agronegócio & Produção

Momento Agrícola: Exportações, vacina contra aftosa, combustíveis e entrevistas são destaques

Publicado

Os novos recordes das exportações do agronegócio brasileiro, a inversão das estratégias de vacinação contra a febre aftosa nos estados, o aumento dos combustíveis e entrevistas são os destaques do Momento Agrícola deste sábado, dia 12 de março.

De autoria do produtor rural, agrônomo e consultor Ricardo Arioli, o programa é veiculado aos sábados pela rede de rádios do Agro e repercutido em forma de notícias e com o link do Soundcloud pelo Enfoque Business, também aos finais de semana.

Exportações do Agro

O assunto de abertura desta edição do Momento Agrícola diz respeito às exportações do Agronegócio em fevereiro, com dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex).

Ricardo Arioli discorre sobre estes números e faz uma avaliação precisa sobre esta conjuntura, destacando a soja com os maiores números exportados. As exportações de carnes também integram a abordagem inicial do Momento Agrícola deste sábado.

Vacinação/aftosa

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), anunciou nessa semana mudanças no esquema de vacinação contra a febre aftosa. O assunto é comentado no Momento Agícola por Ricardo Arioli.

Leia mais:  Momento Agrícola: Pneu de soja, corte de impostos e ‘Famato Embrapa Show’ são destaques

Leia trecho do comunicado:

Com objetivo de garantir a oferta oportuna de vacina contra a febre aftosa nas etapas de vacinação de 2022 informamos que o Departamento de Saúde Animal (DSA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), com apoio do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para a Saúde Animal (SINDAN), após análise e discussão dos cenários possíveis, definiu pela INVERSÃO das estratégias de vacinação nos estados que compõem o Bloco IV do Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância para Febre Aftosa (BA, DF, ES, GO, MG, MS, MT, RJ, SE, SP e TO), de forma que a 1ª etapa (em maio) será destinada aos bovinos e bubalinos até 24 meses, enquanto que a 2ª etapa (em novembro) aos animais de todas as idades.

Outras

O Momento Agrícola traz, em seu segundo bloco, mais notícias comentadas, começando pelo primeiro aumento de combustíveis anunciado pela Petrobrás após o início da guerra na Ucrânia. Entre os destaques desse assunto, Arioli cita o PLP 011/2022, que modifica a incidência do ICMS e de outros tributos sobre os combustíveis. A matéria foi aprovada na madrugada de ontem (sexta, 11) pela Câmara Federal.

Leia mais:  Momento Agrícola: Pneu de soja, corte de impostos e ‘Famato Embrapa Show’ são destaques

Ainda sobre os combustíveis, Arioli fala sobre a mistura de biodiesel ao diesel. O apresentador defende o aumento da produção do biodiesel como forma de baixar os custos do combustível e agregar valor, gerando emprego e renda. Vale a pena ouvir esta análise.

Além de outras notícias comentadas, o Momento Agrícola traz os blocos das entrevistas, com os temas “Você está Produzindo Certo?”, com Charton Locks, e “Parecis Superagro, a Feira Vitrine de Mato Grosso”, com Bruno Giacomet.

Para ouvir o Momento Agrícola na íntegra, clique abaixo:

publicidade

Agronegócio & Produção

Momento Agrícola: Pneu de soja, corte de impostos e ‘Famato Embrapa Show’ são destaques

Publicado

O uso do óleo de soja na fabricação de pneus, as inovações da Embrapa e outros assuntos de interesse do Agro compõem o conteúdo do Momento Agrícola deste sábado (14.05).

De autoria do produtor rural, agrônomo e consultor Ricardo Arioli, o programa é veiculado aos sábados pela rede de rádios do Agro e repercutido em forma de notícias e com o link do Soundcloud pelo Enfoque Business, também aos finais de semana.

Pneu de soja

O primeiro destaque do Momento Agrícola deste sábado, no bloco inicial do programa, é o lançamento no mercado brasileiro, pela Goodyear, do primeiro pneu que leva óleo de soja em sua composição. Trata-se do novo Wrangler Workhorse, fabricado em Americana (SP) e voltado para picapes e SUVs.

Segundo a Goodyear, o óleo de soja substitui os derivados de petróleo na produção do pneu que, além de ser mais sustentável também tem desempenho superior ao seu antecessor, o Wrangler Armortrac. A indústria afirma que o pneu com soja é mais durável, oferecendo melhor dirigibilidade em piso molhado e mais tração em todos os tipos de terreno. Outra vantagem, segundo a Goodyear, é que o óleo de soja assegura melhor desempenho em diferentes temperaturas, com maior aderência na pista.

Leia mais:  Momento Agrícola: Pneu de soja, corte de impostos e ‘Famato Embrapa Show’ são destaques

Outras

O Momento Agrícola também destaca as inovações da Embrapa, a organização do ‘Famato Embrapa Show’, as tecnologias desenvolvidas para o Agro, notícias sobre fertilizantes (potássio) que poderão vir da Jordânia, os cortes em impostos de produtos importados, entre outros assuntos.

Para concluir a edição deste sábado, o Momento Agrícola traz entrevistas com os temas “Até o Berro do Boi”, com Sérgio Pflanzer, da Unicamp, e “Defensores do Agro”, com o aluno Vittorio Vieira.

Para ouvir o Momento Agrícola na íntegra, clique abaixo:

Continue lendo

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana