conecte-se conosco


Agronegócio & Produção

Momento Agrícola: Drama argentino, Fethab, taxação do milho e entrevistas são destaques

Publicado

O drama argentino com a seca e as medidas governamentais do país vizinho, os 22 anos do Fethab, taxação do milho proposta por uma deputada capixaba e entrevistas são os destaques do Momento Agrícola deste sábado (29).

De autoria do produtor rural, agrônomo e consultor Ricardo Arioli, o programa é veiculado aos sábados pela rede de rádios do Agro e repercutido em forma de notícia e com o link do Soundcloud pelo Enfoque Business, também aos finais de semana.

El sufrimiento de los hermanos

O Momento Agrícola deste sábado iniciou com uma abordagem acerca dos problemas vivenciados pelos “hermanos”.

O clima adverso em várias regiões da Argentina levou o governo a decretar estado de emergência agrícola em quatro Províncias: Santa Fé, Mendoza, Córdoba e Misiones. A medida foi assinada no último dia 21 (sexta-feira).

Em Santa Fé, o problema é a seca. Já em Misiones e Córdoba, além da estiagem, queimadas afetam as áreas produtivas. Em Mendoza, as geadas e o granizo prejudicaram as plantações.

Além do mais recente problema com o agro, a Argentina enfrenta dificuldades na economia em geral, comandada pelos peronistas/esquerdistas Alberto Fernández e Cristina Kirchner. Com eles à frente do governo, a Argentina encerrou 2021 com inflação em 51%.

Para piorar, a política econômica imposta pelos peronistas, que incluem as afrontosas ‘retenciones’ e os altos impostos, tem revoltado a população e a classe produtora local. Há ameaças, inclusive, de uma rebelião fiscal.

22 anos de Fethab

O Fundo Estadual para o Transporte e Habitação (Fethab) continua rendendo críticas entre a classe produtora mato-grossense. No Momento Agrícola deste sábado, Ricardo Arioli voltou a defender a destinação integral dos recursos do fundo para a manutenção das estradas estaduais.

Dificuldades no transporte da safra durante período chuvoso é tema de reflexão.

Arioli lembrou que, em março, o Fethab completará 22 anos onerando o setor produtivo. “Quem sabe, podemos pedir esta integralidade de aplicação do Fethab como presente de aniversário dos 22 anos do Fethab agora, em março? São 22 anos pagando primeiro um Fethab, depois dois Fethabs e, agora, três Fethabs… E ainda temos regiões com problemas seríssimos de estradas!”, afirmou, emendando observações relacionadas à rapidez das construções das praças de pedágio nas estradas da região. “A conclusão é a seguinte: Depois de 22 anos pagando Fethabs, vamos ter de pagar também pedágio, se quisermos ter boas estradas. Será que isso é justo?”, questionou.

Proposta de taxação

O Momento Agrícola aborda, também, a proposta da deputada federal Soraya Manato (PSL-ES), que propõe tarifar em 15% a exportação de milho brasileiro até 31 de dezembro deste ano.

A proposta tramita sobre o Projeto de Lei 2.814/21, que será analisado pelas comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Além de estabelecer o imposto de 15% sobre o milho exportado, o texto prevê que o Poder Executivo possa alterar a alíquota em até 10 pontos porcentuais até o fim do ano.

Segundo a deputada, a medida irá permitir o “correto” atendimento do mercado interno. Ela argumenta que a cobrança do imposto se justifica em situação de escassez e até de falta do produto para abastecimento doméstico.

O presidente Jair Bolsonaro criticou a proposta, acenando com possível veto e afirmando que a taxação seria uma interferência do Estado no livre mercado.

Outras

Além das notícias comentadas, o Momento Agrícola deste sábado traz os blocos de entrevistas. Os temas abordados são “Educação Financeira”, com Juliana Rodrigues, do Sicredi; “A plataforma que vai ajudar na Inovação do Agro”, com Fábio Silva, do AgriHUB; e “Ritmo da colheita da Soja e plantio do Milho em MT”, com Cleiton Gauer, do IMEA.

Para ouvir o Momento Agrícola na íntegra, clique abaixo:

publicidade

Agronegócio & Produção

Momento Agrícola: Pneu de soja, corte de impostos e ‘Famato Embrapa Show’ são destaques

Publicado

O uso do óleo de soja na fabricação de pneus, as inovações da Embrapa e outros assuntos de interesse do Agro compõem o conteúdo do Momento Agrícola deste sábado (14.05).

De autoria do produtor rural, agrônomo e consultor Ricardo Arioli, o programa é veiculado aos sábados pela rede de rádios do Agro e repercutido em forma de notícias e com o link do Soundcloud pelo Enfoque Business, também aos finais de semana.

Pneu de soja

O primeiro destaque do Momento Agrícola deste sábado, no bloco inicial do programa, é o lançamento no mercado brasileiro, pela Goodyear, do primeiro pneu que leva óleo de soja em sua composição. Trata-se do novo Wrangler Workhorse, fabricado em Americana (SP) e voltado para picapes e SUVs.

Segundo a Goodyear, o óleo de soja substitui os derivados de petróleo na produção do pneu que, além de ser mais sustentável também tem desempenho superior ao seu antecessor, o Wrangler Armortrac. A indústria afirma que o pneu com soja é mais durável, oferecendo melhor dirigibilidade em piso molhado e mais tração em todos os tipos de terreno. Outra vantagem, segundo a Goodyear, é que o óleo de soja assegura melhor desempenho em diferentes temperaturas, com maior aderência na pista.

Outras

O Momento Agrícola também destaca as inovações da Embrapa, a organização do ‘Famato Embrapa Show’, as tecnologias desenvolvidas para o Agro, notícias sobre fertilizantes (potássio) que poderão vir da Jordânia, os cortes em impostos de produtos importados, entre outros assuntos.

Para concluir a edição deste sábado, o Momento Agrícola traz entrevistas com os temas “Até o Berro do Boi”, com Sérgio Pflanzer, da Unicamp, e “Defensores do Agro”, com o aluno Vittorio Vieira.

Para ouvir o Momento Agrícola na íntegra, clique abaixo:

Continue lendo

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana