conecte-se conosco


Agronegócio & Produção

Momento Agrícola: Diálogo EUA-China, Jornada CNA, mercado do milho e entrevistas são destaques

Publicado

O primeiro assunto do Momento Agrícola na edição deste sábado foi um grande encontro envolvendo duas das maiores potências do planeta.

China e Estados Unidos deram início a uma série de conversações em torno da importância da parceria agrícola entre as duas nações. Embaixadores chineses participaram do Diálogo Agrícola EUA-China em Des Moines, Iowa, EUA, do qual cerca de 200 líderes governamentais, educacionais, nacionais e internacionais do agronegócio participaram.

O embaixador dos EUA na China R. Nicholas Burns, participando virtualmente de Pequim, juntou-se ao embaixador chinês Qin Gang e ao ex-embaixador dos EUA na China Terry Branstad como palestrantes do Diálogo. O evento foi coorganizado pela United States Heartland China Association (USHCA) e pela China Agriculture Association for International Exchanges.

Ricardo Arioli discorre sobre este evento internacional e destaca o teor do encontro, que discutiu (obviamente) negócios envolvendo alimentos entre os dois países, além da segurança alimentar no âmbito global. Arioli faz um questionamento importante no programa: “E nós, aqui no Brasil? Será que já nos reunimos com os chineses sobre a parceria que temos com eles e tentarmos ampliar?”.

CNA e os presidenciáveis

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil promoveu na última terça-feira (26) a segunda edição da Jornada CNA – Eleições 2022. O objetivo foi debater educação, formação e emprego no país. O evento foi transmitido no canal do Youtube do Sistema CNA/Senar e no site https://agropelobrasil.com.br.

Esse foi o segundo encontro de uma série de debates sobre temas fundamentais para o Brasil, com a participação de especialistas, políticos, lideranças e autoridades. Os assuntos debatidos são reformas tributária, administrativa e política.

A educação também foi assunto no encontro. Neste tema, houve painel do qual participaram a doutora em Política Educacional e ex-secretária de Educação Básica do Ministério da Educação, Ilona Becskehazy, a pós-graduada em Administração Escolar e Pedagogia e diretora de Ensino do Colégio Guilherme Dumont Villares (SP), Angela Reda Pérez, e da vice-presidente da Associação “De Olho no Material Escolar”, Andreia Bernabé.

A partir destes debates, a CNA irá formular as propostas do setor produtivo para apresentar aos candidatos à Presidência da República e aos parlamentares.

Outros

Preço do milho na Bolsa de Chicago, os negócios internacionais envolvendo o grão e a colheita vindoura da safra de milho no Brasil são destaques ainda no primeiro bloco do Momento Agrícola deste sábado.

Há, ainda, três blocos com entrevistas. Nelas, Ricardo Arioli estabelece diálogos sobre “O Congresso Brasileiro da Soja”, com Adeney Bueno, da Embrapa; “Desmatamento Legal”, com Mauren Lazzaretti, da SEMA-MT; e “O Cenário dos Fertilizantes”, com Jeferson Souza, da Agrinvest.

Para ouvir o Momento Agrícola na íntegra, clique abaixo:

publicidade

Agronegócio & Produção

Momento Agrícola: Pneu de soja, corte de impostos e ‘Famato Embrapa Show’ são destaques

Publicado

O uso do óleo de soja na fabricação de pneus, as inovações da Embrapa e outros assuntos de interesse do Agro compõem o conteúdo do Momento Agrícola deste sábado (14.05).

De autoria do produtor rural, agrônomo e consultor Ricardo Arioli, o programa é veiculado aos sábados pela rede de rádios do Agro e repercutido em forma de notícias e com o link do Soundcloud pelo Enfoque Business, também aos finais de semana.

Pneu de soja

O primeiro destaque do Momento Agrícola deste sábado, no bloco inicial do programa, é o lançamento no mercado brasileiro, pela Goodyear, do primeiro pneu que leva óleo de soja em sua composição. Trata-se do novo Wrangler Workhorse, fabricado em Americana (SP) e voltado para picapes e SUVs.

Segundo a Goodyear, o óleo de soja substitui os derivados de petróleo na produção do pneu que, além de ser mais sustentável também tem desempenho superior ao seu antecessor, o Wrangler Armortrac. A indústria afirma que o pneu com soja é mais durável, oferecendo melhor dirigibilidade em piso molhado e mais tração em todos os tipos de terreno. Outra vantagem, segundo a Goodyear, é que o óleo de soja assegura melhor desempenho em diferentes temperaturas, com maior aderência na pista.

Outras

O Momento Agrícola também destaca as inovações da Embrapa, a organização do ‘Famato Embrapa Show’, as tecnologias desenvolvidas para o Agro, notícias sobre fertilizantes (potássio) que poderão vir da Jordânia, os cortes em impostos de produtos importados, entre outros assuntos.

Para concluir a edição deste sábado, o Momento Agrícola traz entrevistas com os temas “Até o Berro do Boi”, com Sérgio Pflanzer, da Unicamp, e “Defensores do Agro”, com o aluno Vittorio Vieira.

Para ouvir o Momento Agrícola na íntegra, clique abaixo:

Continue lendo

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana