conecte-se conosco


Agronegócio & Produção

Momento Agrícola destaca coronavírus, petróleo, dólar, Fethab, TMG 2381 e Parecis Superagro

Publicado

Os efeitos nefastos do coronavírus e da queda dos preços do barril do petróleo na economia mundial, a alta do dólar, a negativa do STF para o julgamento da ADIN do Fethab, o rendimento acima de 80 sc/ha da variedade de soja TMG2381 e as atrações da Parecis Superagro são os destaques do Momento Agrícola deste final de semana.

Programa é produzido e apresentado pelo engenheiro agrônomo, produtor rural e consultor Ricardo Arioli

Veiculado pela rede de rádios do Agro, o programa é produzido e apresentado pelo engenheiro agrônomo, produtor rural e consultor Ricardo Arioli, que também é presidente da Comissão de Cereais, Fibras e Oleaginosas da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Coronavírus e petróleo

A pandemia causada pelo Coronavírus – que já entrou fortemente na Europa e segue se propagando pelo mundo afora – tem causado consideráveis danos econômicos globais. O nervosismo gerado entre os investidores fez as bolsas despencarem e o dólar disparar.

O isolamento de cidades inteiras tem paralisado as atividades em todos os setores (em especial os transportes), engessando a economia em muitos países. Isso provocou um grande tombo nos preços internacionais do barril do petróleo.

Leia mais:  Em Tangará: Senar-MT promove Dias de Campo sobre leite, frutas, hortaliças e flores

Ontem (sexta 13), a Reuters divulgou que a Arábia Saudita está “inundando” os mercados do petróleo com preços que chegam a US$ 25, mirando especificamente as grandes refinarias que utilizam óleo russo na Europa e na Ásia. Esta postura saudita provocou uma escalada na guerra com Moscou por fatias de mercado. Com isso, os árabes buscam ocupar (por exemplo) o lugar do petróleo russo comprado por China e Índia.

Por aqui, no Brasil, a baixa nos preços do petróleo favorece o transporte de commodities, porém afeta seriamente o mercado do etanol e do biodiesel e, também, ameaça a arrecadação de ICMS do combustível nos estados. Ao mesmo tempo, o aumento do consumo de gasolina e diesel aumenta o passivo ambiental, já que potencializa o efeito estufa.

Outros

Além dos tópicos mencionados no início deste texto, o Momento Agrícola também traz informações sobre as atrações da Parecis Superagro, numa entrevista (4º bloco) com o presidente do Sindicato Rural de Campo Novo do Parecis, Antônio César Brolio.

Nos blocos anteriores, Ricardo Arioli fala sobre o trabalho do ex-deputado federal Nilson Leitão na assessoria parlamentar da CNA no Congresso Nacional, e também sobre os problemas na irrigação em Mato Grosso.

Leia mais:  Em Tangará: Senar-MT promove Dias de Campo sobre leite, frutas, hortaliças e flores

(*) Clique no link abaixo para ouvir o Momento Agrícola na íntegra.

publicidade

Agronegócio & Produção

Em Tangará: Senar-MT promove Dias de Campo sobre leite, frutas, hortaliças e flores

Publicado

A Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), em parceira com o Sindicato Rural, realizará a partir desta sexta-feira (01.07), quatro Dias de Campo em Tangará da Serra.

Ao todo serão realizados 100 dias de campo em todo o estado. Os encontros iniciaram e junho e seguem até o dia 14 de julho, com o objetivo de divulgar os resultados já obtidos nas propriedades e reunir os produtores rurais atendidos. Por dia, até nove eventos serão realizados de forma simultânea pelo estado abrangendo as mais diversas cadeias produtivas atendidas pela ATeG em Mato Grosso. Dentre elas estão pecuária de leite, pecuária de corte, olericultura, piscicultura, fruticultura, floricultura, ovinocultura, apicultura etc.

Em Tangará da Serra, de acordo com o Supervisor da ATeG Senar, Thiago Salapata, os Dias de Campo iniciam nesta sexta-feira, dia 1º de julho, com “Bovinocultura de leite” e segue no sábado, 2, com ‘Floricultura’. Na segunda e terça-feira, dias 4 e 5, serão realizados os outros dois eventos, tratando sobre ‘Olericultura’ e ‘Fruticultura’.

Leia mais:  Em Tangará: Senar-MT promove Dias de Campo sobre leite, frutas, hortaliças e flores

“Tangará da Serra contém essas quatro cadeias já sendo assistidas pela Assistência Técnica e será presenteada com esses Dias de Campo”, afirma,

ao destacar que em todos os dias, além de temas específicos relacionados a cadeia, falarão também sobre primeiros socorros na zona rural.

“Em todos os Dias de Campo temos uma estação específica, que são os primeiros socorros, que a gente viu a necessidade no campo, pois muitas vezes os cuidados iniciais que possam ser feitos, aumentam as chances de a pessoa chegar com vida até o socorro médico ou evita um agravamento maior por causa de algum acidente com animais peçonhentos, algum envenenamento na propriedade que possa ocorrer, por exemplo”.

As atividades serão realizadas em propriedades rurais atendidas pela Assistência Técnica e Gerencial. A participação é aberta ao público e destinado a todos os produtores rurais – mesmo que não sejam atendidos pela ATeG – profissionais da área, parceiros e estudantes. Os interessados devem procurar o Sindicato Rural.

  • Data: 01/07 (sexta-feira):
Leia mais:  Em Tangará: Senar-MT promove Dias de Campo sobre leite, frutas, hortaliças e flores

DIA DE CAMPO “BOVINOCULTURA DE LEITE”

Horário: das 7h30 às 11h30

Local: Sítio São Gabriel/ Gleba São Paulo

 

  • Data: 02/07 (sábado)

DIA DE CAMPO FLORICULTURA

Horário: das 7h30 às 11h30

Local: Chácara Imperial/ Comunidade São José

 

  • Data: 04/07 (segunda-feira)

DIA DE CAMPO OLERICULTURA

Horário: das 7h30 às 11h30

Local: Chácara Santo Expedito/ Comunidade São José

 

  • Data: 05/07 (terça-feira)

DIA DE CAMPO FRUTICULTURA

Horário: das 7h30 às 11h30

Local: Sítio Dois Irmãos/ Comunidade Córrego das Pedras

 

(Fonte: Sindicato Rural de Tangará da Serra e Diário da Serra)

Continue lendo

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana