conecte-se conosco


Agronegócio & Produção

Momento Agrícola: Cenários do Agro ante a pandemia, oportunidades e relatos de enfrentamento da crise são destaques

Publicado

O Momento Agrícola desta semana chega, como sempre, com uma grande variedade de notícias, entrevistas e informações relacionadas ao Agro. O programa é veiculado pela rede de rádios do Agro e é produzido e apresentado pelo produtor rural, agrônomo e consultor Ricardo Arioli.

No bloco das notícias comentadas, Arioli destaca mais uma vez os cenários nacional e internacional do Agro ante a pandemia do coronavírus. Ele fala sobre a adesão de vários países – como Suécia e Estados Unidos – ao isolamento horizontal por força da ameaça que o vírus representa.

Por outro lado, o Momento Agrícola informa que, a despeito da pandemia, os negócios do Agro continuam fluindo. O mercado de commodities mantém preços sustentados principalmente pela valorização do dólar e os

Embarques de soja bateram recorde em março, atingindo a marca de 11 milhões de toneladas.

 

“Nesse ritmo, não vai sobrar soja no Brasil”, observa Arioli, que destaca a manutenção do poder de compra da China e a desvalorização do real frente ao dólar, o que torna a soja brasileira muito competitiva no mercado internacional.

Leia mais:  Momento Agrícola: Indea-MT terá parceria no patrulhamento da fronteira com a Bolívia

Outros assuntos abordados no programa dizem respeito ao mercado internacional debilitado, as incertezas do milho no Brasil e a situação difícil do etanol frente às quedas nos preços do petróleo, com o barril descendo próximo dos US$ 20.

Por outro lado, Ricardo Arioli enaltece a solidariedade das usinas de álcool e açúcar de Mato Grosso, que através da sua entidade representativa – o Sindalcool – doaram 200 mil litros de álcool 70% ao governo do estado para uso em hospitais da rede pública.

Entrevistas

Nos demais blocos desta edição do programa, Ricardo Arioli apresenta entrevistas. Na primeira delas – com o especialista Marcos Fava Neves, da Fundação Getúlio Vargas – Arioli conversa sobre as oportunidades da crise para o Agro.

Nos dois blocos seguintes, a entrevista é com o consultor de mercado Johnny Drescher, brasileiro que mora em Bremen, na Alemanha, onde atua com vendas de commodities e outros produtos brasileiros. Johnny fala sobre os efeitos da pandemia do coronavírus território germânico e como os alemães estão enfrentando a crise.

Bremen, Alemanha: Especialista relata como os alemães enfrentam a pandemia.

Drescher fala também sobre como o governo alemão enfrenta outra ameaça sanitária, a peste suína africana, que representa sérios riscos ao rebanho suíno local e cujo principal vetor é o porco selvagem, que transita por todo o continente europeu.

Leia mais:  PIB do agronegócio cresce mais que conjunto da economia em 2019 e 2020

Finalizando esta edição do Momento Agrícola, Arioli entrevista o presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado federal Alceu Moreira. O assunto: Como a FPA vem trabalhando para enfrentar a crise do coronavírus.

Parta ouvir o Momento Agrícola na íntegra, clique abaixo:

publicidade

Agronegócio & Produção

Momento Agrícola: Reflexão, perdas com chuva e seca, projeções e entrevistas são destaques

Publicado

Os recorrentes problemas com o escoamento da safra de soja no período chuvoso em Mato Grosso, as perdas em lavouras por causas climáticas, as projeções de boas colheitas e entrevistas são os destaques do Momento Agrícola deste sábado (15).

De autoria do produtor rural, agrônomo e consultor Ricardo Arioli, o programa é veiculado aos sábados pela rede de rádios do Agro e repercutido em forma de notícias e com o link do Soundcloud pelo Enfoque Business, também aos finais de semana.

Reflexão

Os problemas na colheita da soja em Mato Grosso renderam uma reflexão pelo Momento Agrícola. As situações negativas ocorrem em duas frentes: na colheita e no transporte da safra.

Dificuldades no transporte da safra durante período chuvoso é tema de reflexão.

O excesso de chuvas é o pivô destes problemas. Em primeiro lugar, as precipitações impedem que as máquinas adentrem nas lavouras para colher. Em segundo lugar, as chuvas danificam as estradas, dificultando o escoamento da produção.

Neste contexto, Ricardo Arioli faz um duro questionamento sobre a aplicação do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab), cujos recursos são destinados, em parte, para manutenção das estradas.

Leia mais:  Momento Agrícola: Indea-MT terá parceria no patrulhamento da fronteira com a Bolívia

Ainda quanto ao Fethab, Ricardo Arioli comenta sobre a atuação das entidades representativas do produtor rural em questões como esta. Vale a pena ouvir a abordagem, logo no início do primeiro bloco.

Perdas

Se em Mato Grosso os problemas são as chuvas em excesso, no Sul do Brasil a situação é inversa, com a estiagem causando perdas significativas nas áreas produtoras.

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, já determinou uma força tarefa para avaliar todas as situações e disponibilizar mecanismos, como o seguro agrícola e outras opções.

Este é outro tema abordado no Momento Agrícola, ainda no primeiro bloco.

Outras

O Momento Agrícola comenta outras notícias relevantes no ambiente do Agro. Um deles é que, apesar dos problemas climáticos, as previsões da CONAB e do USDA são de colheitas no Brasil bem acima do esperado pelo mercado.

Outro assunto abordado refere-se aos preços da arroba bovina negociados em São Paulo, que estão se mantendo acima dos R$ 330 desde o início do ano, motivados pela retomada das importações da China.

Leia mais:  Sistema FAMATO: Tangará da Serra ganhará centro de excelência ILPF

Outras atrações do Momento Agrícola são as entrevistas. No segundo bloco, Arioli conversa com Odilon Lemos, da Embrapa, sobre “Oportunidades em Soja Não Transgênica”. No terceiro e no quarto blocos, respectivamente, os assuntos abordados são “Oportunidades em Feijões e Pulses”, com Marcelo Lüders, do IBRAFE; e “Quebramento e Apodrecimento de Vagens na Soja do MT”, com Leandro Zancanaro,

Para ouvir o Momento Agrícola na íntegra, clique abaixo:

Continue lendo

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana