conecte-se conosco


Agronegócio & Produção

Momento Agrícola: CDCA FinPec/BRP, safra recorde, Agro Fraterno e reflexões são os destaques

Publicado

A terceira edição deste mês de maio do Momento Agrícola mantém a tradição de trazer informações relevantes sobre o agronegócio. O programa é de autoria do produtor rural, agrônomo e consultor Ricardo Arioli e é veiculado aos sábados pela Rede de Rádios do Agro e repercutido pelo Enfoque Business em forma de notícia e com o link do Soundcloud (ao final do texto).

CDCA

A FinPec fechou recentemente mais uma importante parceria de negócio, dessa vez com o BRP (Banco Ribeirão Preto), para a estruturação de um CDCA (Certificado de Direitos Creditórios do Agronegócio).

A FinPec já vinha evoluindo a parceria com o BRP, que já era nosso investidor via CPRs, quando em conjunto, optamos por seguir com a emissão do CDCA, um instrumento de oferta pública que deve ser estruturado por uma instituição financeira regulamentada pelo Banco Central, no caso o BRP.

O próprio BRP, por meio da BRP Assessoria, por gostar do modelo de negócio e operação da FinPec, propôs fazer a distribuição do produto, o qual se esgotou tão logo quanto foi ofertado aos clientes. A transação levantou um montante de R$ 10 milhões em investimentos, que foram 100% lastreados em bois da FinPec, ou seja, todo o volume levantado por esse investimento foi utilizado para a compra de bois.

Leia mais:  Com larga comercialização na Feira, mamão e maracujá passarão por melhoramento genético

Ricardo Arioli aborda esse tema logo no início do primeiro bloco do Momento Agrícola.

Safra recorde

A Conab divulgou o relatório do seu 8º levantamento da safra 2020-2021 na última quarta-feira (12). A estimativa da companhia é de uma safra de grãos recorde de 271,7 milhões de toneladas, volume que representa um acréscimo de 14,7 milhões de toneladas em relação à safra passada.

O Momento Agrícola traz uma análise pontual sobre o levantamento, também no primeiro bloco. Nesta análise se inclui a atual conjuntura do milho e os impactos sobre esta cultura com a interrupção das chuvas e a chegada da estiagem em Mato Grosso.

Outras

Outra abordagem do Momento Agrícola é sobre o projeto Agro Fraterno, lançado pela CNA na última quarta-feira, dia 12. O programa vai arrecadar e doar alimentos para famílias mais necessitadas e afetadas pela pandemia da Covid. O movimento é liderado pelo Sistema CNA/Senar, pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), pelo Instituto Pensar Agro (IPA) e por outras entidades do setor.

Leia mais:  Os protestos de produtores na Europa, o balizador da soja e o gergelim são destaque no Momento Agrícola

No contexto do Agro Fraterno, Arioli menciona os impostos diretos sobre a cesta básica de alimentos, que os governos estaduais poderiam abrir mão. “Não adianta ajudar com auxílio emergencial se o valor do auxílio perde poder de compra com os impostos sobre os alimentos”, observou.

Nos blocos seguintes, o Momento Agrícola traz reflexões sobre ‘A Produção Sustentável e a Segurança Alimentar’; ‘Os Biológicos, o Roubo de Soja e Mais!’, e ‘As Vantagens do Consórcio de Máquinas e Equipamentos’.

Para ouvir na íntegra o Momento Agrícola, clique abaixo:

publicidade

Agronegócio & Produção

Momento Agrícola: Reflexão, perdas com chuva e seca, projeções e entrevistas são destaques

Publicado

Os recorrentes problemas com o escoamento da safra de soja no período chuvoso em Mato Grosso, as perdas em lavouras por causas climáticas, as projeções de boas colheitas e entrevistas são os destaques do Momento Agrícola deste sábado (15).

De autoria do produtor rural, agrônomo e consultor Ricardo Arioli, o programa é veiculado aos sábados pela rede de rádios do Agro e repercutido em forma de notícias e com o link do Soundcloud pelo Enfoque Business, também aos finais de semana.

Reflexão

Os problemas na colheita da soja em Mato Grosso renderam uma reflexão pelo Momento Agrícola. As situações negativas ocorrem em duas frentes: na colheita e no transporte da safra.

Dificuldades no transporte da safra durante período chuvoso é tema de reflexão.

O excesso de chuvas é o pivô destes problemas. Em primeiro lugar, as precipitações impedem que as máquinas adentrem nas lavouras para colher. Em segundo lugar, as chuvas danificam as estradas, dificultando o escoamento da produção.

Neste contexto, Ricardo Arioli faz um duro questionamento sobre a aplicação do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab), cujos recursos são destinados, em parte, para manutenção das estradas.

Leia mais:  Momento Agrícola: Máquinas, rastreabilidade, substituição de fósseis e alta de impostos são destaque

Ainda quanto ao Fethab, Ricardo Arioli comenta sobre a atuação das entidades representativas do produtor rural em questões como esta. Vale a pena ouvir a abordagem, logo no início do primeiro bloco.

Perdas

Se em Mato Grosso os problemas são as chuvas em excesso, no Sul do Brasil a situação é inversa, com a estiagem causando perdas significativas nas áreas produtoras.

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, já determinou uma força tarefa para avaliar todas as situações e disponibilizar mecanismos, como o seguro agrícola e outras opções.

Este é outro tema abordado no Momento Agrícola, ainda no primeiro bloco.

Outras

O Momento Agrícola comenta outras notícias relevantes no ambiente do Agro. Um deles é que, apesar dos problemas climáticos, as previsões da CONAB e do USDA são de colheitas no Brasil bem acima do esperado pelo mercado.

Outro assunto abordado refere-se aos preços da arroba bovina negociados em São Paulo, que estão se mantendo acima dos R$ 330 desde o início do ano, motivados pela retomada das importações da China.

Leia mais:  Momento Agrícola: A década das ferrovias, fogo na seca, safra na Índia e máxima produtividade estão entre os destaques

Outras atrações do Momento Agrícola são as entrevistas. No segundo bloco, Arioli conversa com Odilon Lemos, da Embrapa, sobre “Oportunidades em Soja Não Transgênica”. No terceiro e no quarto blocos, respectivamente, os assuntos abordados são “Oportunidades em Feijões e Pulses”, com Marcelo Lüders, do IBRAFE; e “Quebramento e Apodrecimento de Vagens na Soja do MT”, com Leandro Zancanaro,

Para ouvir o Momento Agrícola na íntegra, clique abaixo:

Continue lendo

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana