conecte-se conosco


Agronegócio & Produção

Momento Agrícola: CDCA FinPec/BRP, safra recorde, Agro Fraterno e reflexões são os destaques

Publicado

A terceira edição deste mês de maio do Momento Agrícola mantém a tradição de trazer informações relevantes sobre o agronegócio. O programa é de autoria do produtor rural, agrônomo e consultor Ricardo Arioli e é veiculado aos sábados pela Rede de Rádios do Agro e repercutido pelo Enfoque Business em forma de notícia e com o link do Soundcloud (ao final do texto).

CDCA

A FinPec fechou recentemente mais uma importante parceria de negócio, dessa vez com o BRP (Banco Ribeirão Preto), para a estruturação de um CDCA (Certificado de Direitos Creditórios do Agronegócio).

A FinPec já vinha evoluindo a parceria com o BRP, que já era nosso investidor via CPRs, quando em conjunto, optamos por seguir com a emissão do CDCA, um instrumento de oferta pública que deve ser estruturado por uma instituição financeira regulamentada pelo Banco Central, no caso o BRP.

O próprio BRP, por meio da BRP Assessoria, por gostar do modelo de negócio e operação da FinPec, propôs fazer a distribuição do produto, o qual se esgotou tão logo quanto foi ofertado aos clientes. A transação levantou um montante de R$ 10 milhões em investimentos, que foram 100% lastreados em bois da FinPec, ou seja, todo o volume levantado por esse investimento foi utilizado para a compra de bois.

Leia mais:  Em Tangará: Senar-MT promove Dias de Campo sobre leite, frutas, hortaliças e flores

Ricardo Arioli aborda esse tema logo no início do primeiro bloco do Momento Agrícola.

Safra recorde

A Conab divulgou o relatório do seu 8º levantamento da safra 2020-2021 na última quarta-feira (12). A estimativa da companhia é de uma safra de grãos recorde de 271,7 milhões de toneladas, volume que representa um acréscimo de 14,7 milhões de toneladas em relação à safra passada.

O Momento Agrícola traz uma análise pontual sobre o levantamento, também no primeiro bloco. Nesta análise se inclui a atual conjuntura do milho e os impactos sobre esta cultura com a interrupção das chuvas e a chegada da estiagem em Mato Grosso.

Outras

Outra abordagem do Momento Agrícola é sobre o projeto Agro Fraterno, lançado pela CNA na última quarta-feira, dia 12. O programa vai arrecadar e doar alimentos para famílias mais necessitadas e afetadas pela pandemia da Covid. O movimento é liderado pelo Sistema CNA/Senar, pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), pelo Instituto Pensar Agro (IPA) e por outras entidades do setor.

Leia mais:  Em Tangará: Senar-MT promove Dias de Campo sobre leite, frutas, hortaliças e flores

No contexto do Agro Fraterno, Arioli menciona os impostos diretos sobre a cesta básica de alimentos, que os governos estaduais poderiam abrir mão. “Não adianta ajudar com auxílio emergencial se o valor do auxílio perde poder de compra com os impostos sobre os alimentos”, observou.

Nos blocos seguintes, o Momento Agrícola traz reflexões sobre ‘A Produção Sustentável e a Segurança Alimentar’; ‘Os Biológicos, o Roubo de Soja e Mais!’, e ‘As Vantagens do Consórcio de Máquinas e Equipamentos’.

Para ouvir na íntegra o Momento Agrícola, clique abaixo:

publicidade

Agronegócio & Produção

Em Tangará: Senar-MT promove Dias de Campo sobre leite, frutas, hortaliças e flores

Publicado

A Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), em parceira com o Sindicato Rural, realizará a partir desta sexta-feira (01.07), quatro Dias de Campo em Tangará da Serra.

Ao todo serão realizados 100 dias de campo em todo o estado. Os encontros iniciaram e junho e seguem até o dia 14 de julho, com o objetivo de divulgar os resultados já obtidos nas propriedades e reunir os produtores rurais atendidos. Por dia, até nove eventos serão realizados de forma simultânea pelo estado abrangendo as mais diversas cadeias produtivas atendidas pela ATeG em Mato Grosso. Dentre elas estão pecuária de leite, pecuária de corte, olericultura, piscicultura, fruticultura, floricultura, ovinocultura, apicultura etc.

Em Tangará da Serra, de acordo com o Supervisor da ATeG Senar, Thiago Salapata, os Dias de Campo iniciam nesta sexta-feira, dia 1º de julho, com “Bovinocultura de leite” e segue no sábado, 2, com ‘Floricultura’. Na segunda e terça-feira, dias 4 e 5, serão realizados os outros dois eventos, tratando sobre ‘Olericultura’ e ‘Fruticultura’.

Leia mais:  Em Tangará: Senar-MT promove Dias de Campo sobre leite, frutas, hortaliças e flores

“Tangará da Serra contém essas quatro cadeias já sendo assistidas pela Assistência Técnica e será presenteada com esses Dias de Campo”, afirma,

ao destacar que em todos os dias, além de temas específicos relacionados a cadeia, falarão também sobre primeiros socorros na zona rural.

“Em todos os Dias de Campo temos uma estação específica, que são os primeiros socorros, que a gente viu a necessidade no campo, pois muitas vezes os cuidados iniciais que possam ser feitos, aumentam as chances de a pessoa chegar com vida até o socorro médico ou evita um agravamento maior por causa de algum acidente com animais peçonhentos, algum envenenamento na propriedade que possa ocorrer, por exemplo”.

As atividades serão realizadas em propriedades rurais atendidas pela Assistência Técnica e Gerencial. A participação é aberta ao público e destinado a todos os produtores rurais – mesmo que não sejam atendidos pela ATeG – profissionais da área, parceiros e estudantes. Os interessados devem procurar o Sindicato Rural.

  • Data: 01/07 (sexta-feira):
Leia mais:  Em Tangará: Senar-MT promove Dias de Campo sobre leite, frutas, hortaliças e flores

DIA DE CAMPO “BOVINOCULTURA DE LEITE”

Horário: das 7h30 às 11h30

Local: Sítio São Gabriel/ Gleba São Paulo

 

  • Data: 02/07 (sábado)

DIA DE CAMPO FLORICULTURA

Horário: das 7h30 às 11h30

Local: Chácara Imperial/ Comunidade São José

 

  • Data: 04/07 (segunda-feira)

DIA DE CAMPO OLERICULTURA

Horário: das 7h30 às 11h30

Local: Chácara Santo Expedito/ Comunidade São José

 

  • Data: 05/07 (terça-feira)

DIA DE CAMPO FRUTICULTURA

Horário: das 7h30 às 11h30

Local: Sítio Dois Irmãos/ Comunidade Córrego das Pedras

 

(Fonte: Sindicato Rural de Tangará da Serra e Diário da Serra)

Continue lendo

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana