conecte-se conosco


Agronegócio & Produção

Momento Agrícola: Carne para China e Rússia, fruticultura nacional e entrevistas são os destaques

Publicado

As retomadas das exportações de carnes para China e Rússia, um grande evento da fruticultura nacional  e outros assuntos relevantes para o Agro são os destaques da edição do Momento Agrícola deste último final de semana de novembro.

De autoria do produtor rural, agrônomo e consultor Ricardo Arioli, o programa é veiculado aos sábados pela Rede de Rádios do Agro e repercutido em forma de notícia e com o link do Soundcloud pelo Enfoque Business, também aos finais de semana.

Carne na China

China é o principal comprador da carne bovina in natura brasileira.

O assunto que abriu o Momento Agrícola deste final de semana foi a retomada das importações de carne bovina brasileira pela China, após embargo motivado pela detecção de dois casos atípicos do mal da vaca louca em Mato Grosso e Minas Gerais, em setembro.

Após quase três meses, a Administração Geral de Alfândegas da China (Gacc, na sigla em inglês) anunciou que aceitará pedidos de importação de carne bovina brasileira que tenha recebido um certificado sanitário antes de 4 de setembro, ou seja, apenas antes do embargo voluntário do Brasil.

Leia mais:  Momento Agrícola: Pneu de soja, corte de impostos e ‘Famato Embrapa Show’ são destaques

Isso permitirá que os carregamentos de carne presos nos portos chineses há mais de 80 dias passem pela alfândega. A Gacc não detalhou, porém, quanto tempo esses procedimentos levariam, ou qual o volume de produto que ficou preso desde a suspensão.

Ricardo Arioli faz uma análise muito pertinente sobre esse caso que se arrastou por praticamente três meses e causou preocupação entre os exportadores e no próprio governo brasileiro.

Carne na Rússia

Outro assunto relacionado às exportações de carnes que o Momento Agrícola traz à baila é a suspensão do embarco russo às carnes brasileiras.

O Serviço Federal de Vigilância Veterinária e Fitossanitária da Rússia (Rosselkhoznadzor), anunciou a retomada das compras de carne bovina e suína de 12 frigoríficos brasileiros na última quinta-feira (25). Do total de unidades, três são de carne bovina e outras nove que atuam na produção de carne suína.

A decisão foi tomada após as negociações realizadas na semana passada entre o chefe do Rosselkhoznadzor, Sergey Dankvert, e a ministra da Agricultura, Tereza Cristina.

O assunto tem uma análise detalhada por Ricardo Arioli, ainda no primeiro bloco do programa.

Leia mais:  Momento Agrícola: Pneu de soja, corte de impostos e ‘Famato Embrapa Show’ são destaques

Frutas

O Momento Agrícola também discorre sobre a Feira Internacional da Fruticultura Tropical Irrigada (Expofruit), realizada em Mossoró (RN) da última quarta-feira (24) até ontem (sexta, 26).

Ao longo da programação houve apresentação de novas tecnologias e novas tendências, com negócios consolidados e apoio a novos cultivos. A Feira teve a participação do Sistema FIERN (Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte).

Sob o tema “Valorizando as Oportunidades da Fruticultura”, a Expofruit movimentou cerca de R$ 60 milhões e recebeu 15 mil pessoas nos três dias de duração.

Realizada de forma presencial após quatro anos, a Expofruit foi realizada através de parceria entre Sebrae-RN, Coex e Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), com apoio da FIERN.

Outras

Entre os vários assuntos abordados no Momento Agrícola deste final de semana, destacam-se as tradicionais entrevistas. Do segundo ao quarto bloco do programa, as entrevistas tiveram como temas “As Agroligadas e o Sicredi”, com João Spenthof, “O Sistema Gravataí para Boi Safrinha”, com Flávio Wruck, da Embrapa; e “Analisando a Conferência do Clima”, com Dr. Gustavo Mozzer, da Embrapa.

Para ouvir na íntegra o Momento Agrícola deste final de semana, clique abaixo:

publicidade

Agronegócio & Produção

Momento Agrícola: Pneu de soja, corte de impostos e ‘Famato Embrapa Show’ são destaques

Publicado

O uso do óleo de soja na fabricação de pneus, as inovações da Embrapa e outros assuntos de interesse do Agro compõem o conteúdo do Momento Agrícola deste sábado (14.05).

De autoria do produtor rural, agrônomo e consultor Ricardo Arioli, o programa é veiculado aos sábados pela rede de rádios do Agro e repercutido em forma de notícias e com o link do Soundcloud pelo Enfoque Business, também aos finais de semana.

Pneu de soja

O primeiro destaque do Momento Agrícola deste sábado, no bloco inicial do programa, é o lançamento no mercado brasileiro, pela Goodyear, do primeiro pneu que leva óleo de soja em sua composição. Trata-se do novo Wrangler Workhorse, fabricado em Americana (SP) e voltado para picapes e SUVs.

Segundo a Goodyear, o óleo de soja substitui os derivados de petróleo na produção do pneu que, além de ser mais sustentável também tem desempenho superior ao seu antecessor, o Wrangler Armortrac. A indústria afirma que o pneu com soja é mais durável, oferecendo melhor dirigibilidade em piso molhado e mais tração em todos os tipos de terreno. Outra vantagem, segundo a Goodyear, é que o óleo de soja assegura melhor desempenho em diferentes temperaturas, com maior aderência na pista.

Leia mais:  Momento Agrícola: Pneu de soja, corte de impostos e ‘Famato Embrapa Show’ são destaques

Outras

O Momento Agrícola também destaca as inovações da Embrapa, a organização do ‘Famato Embrapa Show’, as tecnologias desenvolvidas para o Agro, notícias sobre fertilizantes (potássio) que poderão vir da Jordânia, os cortes em impostos de produtos importados, entre outros assuntos.

Para concluir a edição deste sábado, o Momento Agrícola traz entrevistas com os temas “Até o Berro do Boi”, com Sérgio Pflanzer, da Unicamp, e “Defensores do Agro”, com o aluno Vittorio Vieira.

Para ouvir o Momento Agrícola na íntegra, clique abaixo:

Continue lendo

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana