conecte-se conosco


Agronegócio & Produção

Momento Agrícola: Biotecnologia, soja em fevereiro e entrevistas são os destaques da edição

Publicado

A segunda edição do Momento Agrícola deste mês de outubro aborda fatos relevantes relacionados à biotecnologia no Brasil e no mundo. Também discorre sobre a polêmica da ampliação do calendário de semeadura da soja no Brasil, expressa na portaria 394 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

De autoria do produtor rural, agrônomo e consultor Ricardo Arioli, o programa é veiculado aos sábados pela Rede de Rádios do Agro e repercutido em forma de notícias e com o link do Soundcloud pelo Enfoque Business, também aos finais de semana.

Pós-Brexit

A primeira abordagem do Momento Agrícola se reporta à era pós-Brexit no Reino Unido, que já vê seus primeiros reflexos após saída da União Europeia, no início deste ano.

O anúncio ocorreu após consulta pública e só foi possível com a saída do Reino Unido da União Europeia.

No final do mês de setembro, o governo britânico anunciou que abrirá caminho, na Inglaterra, para o cultivo de plantas geneticamente modificadas para torná-las mais resistentes e nutritivas.

O anúncio ocorreu após consulta pública e só foi possível com a saída do Reino Unido da União Europeia, que veta pesquisas em biotecnologia e, por consequência, uso de organismos modificados.

Leia mais:  Momento Agrícola: Lei Kandir, chuvas, trigo, filme 3D e entrevistas são os destaques desta semana

De acordo com o premiê Boris Johnson, isso poderá levar, por exemplo, a variedades de beterraba resistentes a vírus, o que reduzirá a necessidade de pesticidas químicos, além de ajudar a enfrentar outros desafios, como a segurança alimentar, a mudança climática e a perda de biodiversidade.

Biotecnologia no STF

É muito precisa a abordagem de Ricardo Arioli em torno do assunto ‘Biotecnologia’, logo no início do primeiro bloco do programa.

Além da decisão do Reino Unido, ele também comenta sobre o julgamento da ação direta de inconstitucionalidade (ADIn) proposta pelo Partido Verde (PV) e algumas ONGs contra a Lei de Biossegurança (2005).

Os proponentes da ação questionam o poder da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) a respeito da liberação de pesquisas e plantio de organismos geneticamente modificados – que, além das plantas, incluem vacinas e outros micro-organismos utilizados em vários segmentos da indústria.

Soja em fevereiro

O Momento Agrícola também discorre sobre a polêmica do plantio de soja em fevereiro. Na última quinta-feira, o presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Celso Luiz Moretti, afirmou ser contrário à “janela enorme” de plantio de soja estabelecida pelo MAPA para diversos estados, entre eles Mato Grosso, maior produtor nacional da oleaginosa.

Leia mais:  Momento Agrícola: Onda de frio, alimentos ultraprocessados e entrevistas são os destaques

A declaração de Moretti ocorreu durante audiência pública da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado.

Em 10 de setembro, vale lembrar, a pasta publicou a portaria 394, estendendo o calendário de semeadura do grão de 110 para até 140 dias, que em muitos casos mantém aberta a janela de plantio até fevereiro.

Outras

Outras atrações do Momento Agrícola deste final de semana são as entrevistas. No segundo bloco, o tema abordado é ‘A mudança nos Leilões de Venda de Biodiesel’, com Leonardo Zílio, da Oleoplan.

Nos dois blocos seguintes, os temas são: ‘A situação da Pecuária de Corte do Brasil’, em diálogo com Celso Fugolin, da FinPec, e ‘A CPR Verde’, com José Angelo Mazillo Jr, do MAPA.

Para ouvir na íntegra o Momento Agrícola desse sábado, clique abaixo:

publicidade

Agronegócio & Produção

Momento Agrícola: Reflexão, perdas com chuva e seca, projeções e entrevistas são destaques

Publicado

Os recorrentes problemas com o escoamento da safra de soja no período chuvoso em Mato Grosso, as perdas em lavouras por causas climáticas, as projeções de boas colheitas e entrevistas são os destaques do Momento Agrícola deste sábado (15).

De autoria do produtor rural, agrônomo e consultor Ricardo Arioli, o programa é veiculado aos sábados pela rede de rádios do Agro e repercutido em forma de notícias e com o link do Soundcloud pelo Enfoque Business, também aos finais de semana.

Reflexão

Os problemas na colheita da soja em Mato Grosso renderam uma reflexão pelo Momento Agrícola. As situações negativas ocorrem em duas frentes: na colheita e no transporte da safra.

Dificuldades no transporte da safra durante período chuvoso é tema de reflexão.

O excesso de chuvas é o pivô destes problemas. Em primeiro lugar, as precipitações impedem que as máquinas adentrem nas lavouras para colher. Em segundo lugar, as chuvas danificam as estradas, dificultando o escoamento da produção.

Neste contexto, Ricardo Arioli faz um duro questionamento sobre a aplicação do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab), cujos recursos são destinados, em parte, para manutenção das estradas.

Leia mais:  Momento Agrícola: Falência do Acordo de Paris e sustentabilidade são os destaques da edição deste final de semana

Ainda quanto ao Fethab, Ricardo Arioli comenta sobre a atuação das entidades representativas do produtor rural em questões como esta. Vale a pena ouvir a abordagem, logo no início do primeiro bloco.

Perdas

Se em Mato Grosso os problemas são as chuvas em excesso, no Sul do Brasil a situação é inversa, com a estiagem causando perdas significativas nas áreas produtoras.

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, já determinou uma força tarefa para avaliar todas as situações e disponibilizar mecanismos, como o seguro agrícola e outras opções.

Este é outro tema abordado no Momento Agrícola, ainda no primeiro bloco.

Outras

O Momento Agrícola comenta outras notícias relevantes no ambiente do Agro. Um deles é que, apesar dos problemas climáticos, as previsões da CONAB e do USDA são de colheitas no Brasil bem acima do esperado pelo mercado.

Outro assunto abordado refere-se aos preços da arroba bovina negociados em São Paulo, que estão se mantendo acima dos R$ 330 desde o início do ano, motivados pela retomada das importações da China.

Leia mais:  Cobrança do Fethab passa a ser sobre grãos aptos à comercialização, não mais sobre tonelada bruta

Outras atrações do Momento Agrícola são as entrevistas. No segundo bloco, Arioli conversa com Odilon Lemos, da Embrapa, sobre “Oportunidades em Soja Não Transgênica”. No terceiro e no quarto blocos, respectivamente, os assuntos abordados são “Oportunidades em Feijões e Pulses”, com Marcelo Lüders, do IBRAFE; e “Quebramento e Apodrecimento de Vagens na Soja do MT”, com Leandro Zancanaro,

Para ouvir o Momento Agrícola na íntegra, clique abaixo:

Continue lendo

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana