Questões relacionadas à pecuária são os destaques da primeira edição do Momento Agrícola neste mês de outubro.
De autoria do produtor rural, agrônomo e consultor Ricardo Arioli, o programa é veiculado aos sábados pela Rede de Rádios do Agro e repercutido em forma de notícias e com o link do Soundcloud pelo Enfoque Business, também aos finais de semana.
Arroba e Prosa
O Momento Agrícola deste sábado (02.10) começa tratando de um evento promovido pela Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat). E entidade realiza no próximo dia 5 de outubro, a partir das 20 horas (horário de Brasília), a transmissão da 3ª edição do ‘Arroba e Prosa’.
O tema da palestra será “Perspectivas do Agronegócio na Pós Pandemia” e trará Roberto Rodrigues, um dos principais nomes do agronegócio brasileiro, como palestrante.
O evento busca aproximar o espectador de assuntos de interesse não só de pecuaristas, mas da população em geral, porém com foco em temas relacionados à atividade pecuária.
Além de Roberto Rodrigues, participam o diretor financeiro da Acrimat, José João Bernardes; o presidente do Sindicato Rural de Cuiabá, Celso Nogueira; e a jornalista Dejane Arnhold. O jornalista Luiz Patroni será o mediador do evento, que será transmitido pelo Facebook, Instagram e Youtube da Acrimat.
Monitoramento por satélite
Outro tema explorado pelo Momento Agrícola diz respeito a mais uma tecnologia da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Mapas de densidade Kernel mostrando a intensificação dos sistemas de produção na cadeia da soja em Mato Grosso, entre os anos-safra 2012/2013 e 2018/2019.
Pesquisadores da Embrapa e parceiros desenvolveram uma metodologia para o monitoramento por satélite, de forma remota e automática, da expansão das áreas com sistemas integrados de produção agropecuária. O mapeamento e os dados gerados possibilitam obter, anualmente, indicadores quantitativos sobre a adoção desses sistemas e, consequentemente, monitorar a expansão da intensificação sustentável no País.
A metodologia técnico-científica já permite detectar áreas com duplo cultivo (soja e milho ou algodão em sucessão, por exemplo) e com integração lavoura-pecuária (ILP).
IBGE e o rebanho bovino
Outro assunto importante relacionado à pecuária abordado no programa é o levantamento do rebanho bovino brasileiro divulgado essa semana pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Mato Grosso tem o maior rebanho do Brasil, com 32,7 milhões de cabeças e alta de 2,3% ante 2019.
Em 2020, o rebanho bovino nacional cresceu 1,5%, chegando a 218,2 milhões de cabeças, maior efetivo desde 2016. O Centro-Oeste respondeu por 34,6% do total (75,4 milhões). A maior alta foi na região Norte: 5,5%, ou mais 2,7 milhões de cabeças, somando 52,4 milhões. Mato Grosso segue líder, com 32,7 milhões de cabeças e alta de 2,3% ante 2019. Entre os municípios, São Félix do Xingú (PA), manteve a liderança com 2,4 milhões de cabeças e alta de 5,4%, no ano. São informações da Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM) 2020.
Ricardo Arioli faz, na sequência, uma análise pontual sobre o mercado global da carne. Vale a pena ouvir no link da SoundCloud ao final do texto.
Outros
Além das notícias comentadas, o Momento Agrícola traz as tradicionais entrevistas. No segundo bloco, o tema é “Os aumentos nos preços dos insumos agrícolas”, com Marcos Araújo, da Agrinvest;
No terceiro e no quarto blocos, os temas abordados são “As pautas Encalacradas do Agro no Congresso Nacional”, com Nilson Leitão, e “O uso de Drones na aplicação de defensivos: O Que Vem por aí”, com Hilário Thevenet.
Para ouvir o Momento Agrícola na íntegra, clique no áudio SoundCloud abaixo: