conecte-se conosco


Agronegócio & Produção

Momento Agrícola: Aquisição da Amaggi, ZARC do milho, safra argentina e entrevistas são destaques

Publicado

A segunda edição deste mês de março do Momento Agrícola mantém a tradição de trazer informações relevantes sobre o agronegócio. O programa é de autoria do produtor rural, agrônomo e consultor Ricardo Arioli, e é veiculado aos sábados pela Rede de Rádios do Agro e repercutido pelo Enfoque Business em forma de notícia e com o link do Soundcloud (ao final do texto).

Negócios

Os grandes negócios integram a pauta do Momento Agrícola deste final de semana. Um dos maiores grupos de grãos e fibras do país, de propriedade da família do ex-ministro Blairo Maggi – a Amaggi -, anunciou a compra das operações brasileiras do grupo argentino El Tejar.

Com isso, a gigante brasileira vai incorporar mais 62 mil hectares e elevar sua capacidade de produção em 34%. O valor do negócio, que depende do aval das autoridades regulatórias, não foi divulgado.  O grupo argentino produz soja, milho e algodão em 14 propriedades, de oito municípios de Mato Grosso (Alto Paraguai, Campo Novo do Parecis, Nova Ubiratã, Novo Santo Antônio, Novo São Joaquim, Primavera do Leste, Rondonópolis e Santo Antônio do Leste).

Leia mais:  Indea-MT atualiza programa de prevenção de ferrugem asiática, com novidades para empresas de pesquisa

Do total, 34 mil hectares estão em fazendas próprias e 28 mil em lavouras arrendadas. Outros 900 hectares são dedicados ao confinamento de gado. A negociação já se estendia por dois anos.

ZARC do Milho

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) avaliou que a Nota Técnica n.º 03/2021, enviada na quinta (11) pela Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), traz propostas de melhorias para o Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc), como a intensão de incluir mais um nível de risco, o de 50%. Hoje os níveis de riscos são de 20%, 30% e 40%.

Lavoura de milho: Extensão da janela de plantio do milho segunda safra é debatida entre MAPA e CNA.

O Mapa enviou a nota técnica em resposta às solicitações da CNA e de outras entidades para estender a janela de plantio do milho segunda safra.

Ricardo Arioli, que preside a Comissão Nacional de Cereais, Fibras e Oleaginosas da CNA, participou de reunião sobre o assunto e discorre a respeito nesta edição do Momento Agrícola.

Leia mais:  Momento Agrícola: Brasil e EUA em crise na suinocultura; Deputados estaduais relutam em cortar gastos

Outras

O Momento Agrícola traz outras atrações nesta edição. Nestas abordagens, o programa destaca a previsão de safra de soja na Argentina, que está reduzida, segundo informou essa semana a Bolsa de Cereais de Rosário. A safra de milho também tem projeções para baixo. problema é uma estiagem prolongada, que está influenciando muito negativamente na produtividade.

As entrevistas também são atração nesta edição. A partir do segundo bloco do programa, Arioli aborda assuntos como ‘A Soja, o Milho e a Pandemia no Paraguai’, com Ricardo Bagatelli; ‘As mudanças no Convênio 100’, com Renato Conchon, da CNA; e ‘As oportunidades do Biodiesel para Governadores’, com Donizete Tokarski, da Ubrabio.

Para ouvir o Momento Agrícola na íntegra, clique abaixo:

publicidade

Agronegócio & Produção

Momento Agrícola: Reflexão, perdas com chuva e seca, projeções e entrevistas são destaques

Publicado

Os recorrentes problemas com o escoamento da safra de soja no período chuvoso em Mato Grosso, as perdas em lavouras por causas climáticas, as projeções de boas colheitas e entrevistas são os destaques do Momento Agrícola deste sábado (15).

De autoria do produtor rural, agrônomo e consultor Ricardo Arioli, o programa é veiculado aos sábados pela rede de rádios do Agro e repercutido em forma de notícias e com o link do Soundcloud pelo Enfoque Business, também aos finais de semana.

Reflexão

Os problemas na colheita da soja em Mato Grosso renderam uma reflexão pelo Momento Agrícola. As situações negativas ocorrem em duas frentes: na colheita e no transporte da safra.

Dificuldades no transporte da safra durante período chuvoso é tema de reflexão.

O excesso de chuvas é o pivô destes problemas. Em primeiro lugar, as precipitações impedem que as máquinas adentrem nas lavouras para colher. Em segundo lugar, as chuvas danificam as estradas, dificultando o escoamento da produção.

Neste contexto, Ricardo Arioli faz um duro questionamento sobre a aplicação do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab), cujos recursos são destinados, em parte, para manutenção das estradas.

Leia mais:  Armazenamento em nuvens melhora gerenciamento de propriedades rurais durante pandemia

Ainda quanto ao Fethab, Ricardo Arioli comenta sobre a atuação das entidades representativas do produtor rural em questões como esta. Vale a pena ouvir a abordagem, logo no início do primeiro bloco.

Perdas

Se em Mato Grosso os problemas são as chuvas em excesso, no Sul do Brasil a situação é inversa, com a estiagem causando perdas significativas nas áreas produtoras.

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, já determinou uma força tarefa para avaliar todas as situações e disponibilizar mecanismos, como o seguro agrícola e outras opções.

Este é outro tema abordado no Momento Agrícola, ainda no primeiro bloco.

Outras

O Momento Agrícola comenta outras notícias relevantes no ambiente do Agro. Um deles é que, apesar dos problemas climáticos, as previsões da CONAB e do USDA são de colheitas no Brasil bem acima do esperado pelo mercado.

Outro assunto abordado refere-se aos preços da arroba bovina negociados em São Paulo, que estão se mantendo acima dos R$ 330 desde o início do ano, motivados pela retomada das importações da China.

Leia mais:  Exposerra: Melhor média do Torneio Leiteiro fica com produtor da Linha 12

Outras atrações do Momento Agrícola são as entrevistas. No segundo bloco, Arioli conversa com Odilon Lemos, da Embrapa, sobre “Oportunidades em Soja Não Transgênica”. No terceiro e no quarto blocos, respectivamente, os assuntos abordados são “Oportunidades em Feijões e Pulses”, com Marcelo Lüders, do IBRAFE; e “Quebramento e Apodrecimento de Vagens na Soja do MT”, com Leandro Zancanaro,

Para ouvir o Momento Agrícola na íntegra, clique abaixo:

Continue lendo

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana