A segunda edição de fevereiro de 2021 do Momento Agrícola traz, como de costume, informações relevantes sobre o agronegócio. De autoria do produtor rural, agrônomo e consultor Ricardo Arioli, o programa é veiculado aos sábados pela Rede de Rádios do Agro e repercutido em forma de notícias e com o link do Soundcloud pelo Enfoque Business, também aos finais de semana.
Suíno vivo

A primeira abordagem do programa é sobre a alta dos preços do suíno vivo. Os preços pagos ao produtor pelo suíno vivo voltaram a subir em praticamente todas as praças. Segundo pesquisadores, as altas estiveram atreladas especialmente ao aumento na demanda por novos lotes de animais no mercado independente. Já quanto às exportações, tiveram forte recuo em janeiro, chegando ao menor volume desde agosto de 2019.
A retração das compras por parte da China, principal destino do setor, motivou a diminuição dos embarques. Ressalta-se que essa dependência das vendas ao país asiático já preocupa a suinocultura brasileira há algum tempo e isso tem levado o setor a buscar cada vez mais novos demandantes externos.
O preço da arroba do boi gordo também subiu. Isso deve à baixa oferta de animais para abate e o encolhimento da demanda doméstica. Ricardo Arioli também analisa essa questão ainda no primeiro bloco do Momento Agrícola.
Fiagro
O Momento Agrícola destaca a aprovação, pelo Senado, a criação do Fundo de Investimento para o Setor Agropecuário (Fiagro).
A criação desse fundo possibilita a qualquer pessoa a realização de investimentos em imóveis rurais, empresas rurais ou que façam parte da cadeia produtiva agroindustrial e que hoje não podem receber estes recursos por não estarem listadas na bolsa de valores. O modelo é semelhante aos fundos de investimentos imobiliários, já consagrados entre os investidores.
Safra
Uma notícia comentada por Ricardo Arioli é sobre a safra de grãos em 2021. O Brasil deve produzir 268 milhões de toneladas de grãos, o que representa um crescimento de produção de 4,4% em comparação com a safra de 2019/2020. A previsão é da Conab, que apresentou nesta quinta-feira o 5º Boletim de Grãos 2020/2021 da companhia.

O levantamento foi feito no final de janeiro que é quando ocorre a colheita das lavouras de primeira safra, como milho, arroz e algodão.
O grande destaque da colheita deste ano continua sendo a soja, que de acordo com Mauricio Lopes, Gerente de Avaliação de Safras da Conab, garante boa liquidez e rentabilidade ao produtor e tem avançado em área plantada, mas ele também disse que em função de problemas climáticos, o plantio sofreu atrasos o que deve alterar a produção deste ano.
Outras
Além das notícias da semana comentadas, o Momento Agrícola traz entrevistas em seus blocos seguintes. São duas entrevistas com o Adido Agrícola Jean Manfredini, sobre ‘O Mercado de Pulses na China e na Índia’. Ao final, Ricardo Arioli traz uma reflexão sob título ‘Precisamos reagir!’
Para ouvir o programa na íntegra, clique abaixo.