O Enfoque Business repercute neste domingo mais uma edição do Momento Agrícola, programa veiculado pela rede de rádios do Agro, com edição e apresentação do produtor rural, engenheiro agrônomo e consultor Ricardo Arioli.
Os temas abordados são de grande interesse do setor produtivo mato-grossense e brasileiro, com as mais diversas informações sobre políticas, conjunturas, mercado, tecnologias e outros assuntos relevantes.
Cotton Brasil
A Associação Brasileira de Produtores de Algodão (ABRAPA) e as associações de produtores de Algodão nos estados – entre elas a Associação Mato-grossense de Produtores de Algodão (AMPA) – lançam na próxima terça-feira (08/12), a partir das 19h30 (horário de Brasília), o programa ‘Cotton Brasil’ em evento digital voltado à promoção do algodão brasileiro no exterior.
Apoiam a iniciativa a ANEA – Associação Nacional dos Exportadores de Algodão – e APEX Brasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações.
Sobre o evento, Ricardo Arioli, avalia como valorosa inciativa, e traz um comentário pontual sobre o acerto na promoção dos produtos brasileiros nos principais mercados do exterior.
Exportações
O Momento Agrícola também aborda o aumento das exportações brasileiras, com destaque para a China, que deverá somar US$ 40 bilhões neste ano de 2020. Os principais produtos importados do Brasil pelos chineses são soja, algodão, carne e açúcar. Para se ter uma ideia, a China – juntamente com Hong Kong – compra mais de 60% da carne produzida pelos frigoríficos brasileiros.
Alimentos em alta
A alta global nos preços dos alimentos é outra abordagem, ainda no primeiro bloco, do Momento Agrícola desta semana.
O índice de preços dos alimentos da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) subiu 3,9% na comparação com o mês anterior e apresentou a sexta elevação consecutiva de preços, alcançando média de 105,0 pontos em novembro, nível mais alto desde 2014. O aumento mensal foi o mais acentuado desde julho de 2012. O índice também apresenta elevação de 6,5% em comparação com novembro de 2019.
O resultado mensal, segundo a FAO, foi impulsionado, em grande parte, por um forte salto nos preços dos óleos vegetais. O subíndice que rastreia os preços do óleo vegetal aumentou 14,5% em novembro, liderado pelos preços do óleo de palma, seguido pelos de açúcar, cereais, laticínios e carnes, disse a FAO. A instituição informou que todos os alimentos tiveram aumento em novembro.
Gripe aviária
O Momento Agrícola também faz uma análise sobre os focos de gripe aviária detectados pela União Europeia em vários países europeus.
Já houve determinação de abaste de milhares de galinhas como medida de contenção do vírus H5N1. O primeiro foco foi na Alemanha, que abateu 70 mil aves. Outros surtos foram na França, Holanda, Reino Unido e Dinamarca.
Esta crise nos aviários europeus deverá repercutir no Brasil com o aumento das exportações de carne de frango.
Outras
O Momento Agrícola traz, em seus demais blocos, outras abordagens relevantes relacionadas ao Agro.
Com Eduardo Lima Porto, Arioli promove um diálogo sob título ‘Contingenciar Exportações ou Desabastecimento?’.
A Indústria de Óleos Vegetais em 2021 é tema de entrevista com André Nassar, da Abiove. Na sequência, Arioli debate com Ricardo Santin, da ABPA, ‘A Indústria de Carnes em 2021’.
Para ouvir o Momento Agrícola na íntegra, clique abaixo: