conecte-se conosco


Agronegócio & Produção

Momento Agrícola: Algodão no exterior, exportações, alta dos alimentos, óleos e carnes são destaques da semana

Publicado

O Enfoque Business repercute neste domingo mais uma edição do Momento Agrícola, programa veiculado pela rede de rádios do Agro, com edição e apresentação do produtor rural, engenheiro agrônomo e consultor Ricardo Arioli.

Os temas abordados são de grande interesse do setor produtivo mato-grossense e brasileiro, com as mais diversas informações sobre políticas, conjunturas, mercado, tecnologias e outros assuntos relevantes.

Cotton Brasil

A Associação Brasileira de Produtores de Algodão (ABRAPA) e as associações de produtores de Algodão nos estados – entre elas a Associação Mato-grossense de Produtores de Algodão (AMPA) – lançam na próxima terça-feira (08/12), a partir das 19h30 (horário de Brasília), o programa ‘Cotton Brasil’ em evento digital voltado à promoção do algodão brasileiro no exterior.

Apoiam a iniciativa a ANEA – Associação Nacional dos Exportadores de Algodão – e APEX Brasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações.

Sobre o evento, Ricardo Arioli, avalia como valorosa inciativa, e traz um comentário pontual sobre o acerto na promoção dos produtos brasileiros nos principais mercados do exterior.

Exportações

O Momento Agrícola também aborda o aumento das exportações brasileiras, com destaque para a China, que deverá somar US$ 40 bilhões neste ano de 2020. Os principais produtos importados do Brasil pelos chineses são soja, algodão, carne e açúcar. Para se ter uma ideia, a China – juntamente com Hong Kong – compra mais de 60% da carne produzida pelos frigoríficos brasileiros.

Leia mais:  Momento Agrícola: Pneu de soja, corte de impostos e ‘Famato Embrapa Show’ são destaques

Alimentos em alta

A alta global nos preços dos alimentos é outra abordagem, ainda no primeiro bloco, do Momento Agrícola desta semana.

O índice de preços dos alimentos da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) subiu 3,9% na comparação com o mês anterior e apresentou a sexta elevação consecutiva de preços, alcançando média de 105,0 pontos em novembro, nível mais alto desde 2014. O aumento mensal foi o mais acentuado desde julho de 2012. O índice também apresenta elevação de 6,5% em comparação com novembro de 2019.

O resultado mensal, segundo a FAO, foi impulsionado, em grande parte, por um forte salto nos preços dos óleos vegetais. O subíndice que rastreia os preços do óleo vegetal aumentou 14,5% em novembro, liderado pelos preços do óleo de palma, seguido pelos de açúcar, cereais, laticínios e carnes, disse a FAO. A instituição informou que todos os alimentos tiveram aumento em novembro.

Gripe aviária

O Momento Agrícola também faz uma análise sobre os focos de gripe aviária detectados pela União Europeia em vários países europeus.

Leia mais:  Momento Agrícola: Pneu de soja, corte de impostos e ‘Famato Embrapa Show’ são destaques

Já houve determinação de abaste de milhares de galinhas como medida de contenção do vírus H5N1. O primeiro foco foi na Alemanha, que abateu 70 mil aves. Outros surtos foram na França, Holanda, Reino Unido e Dinamarca.

Esta crise nos aviários europeus deverá repercutir no Brasil com o aumento das exportações de carne de frango.

Outras

O Momento Agrícola traz, em seus demais blocos, outras abordagens relevantes relacionadas ao Agro.

Com Eduardo Lima Porto, Arioli promove um diálogo sob título ‘Contingenciar Exportações ou Desabastecimento?’.

A Indústria de Óleos Vegetais em 2021 é tema de entrevista com André Nassar, da Abiove. Na sequência, Arioli debate com Ricardo Santin, da ABPA, ‘A Indústria de Carnes em 2021’.

Para ouvir o Momento Agrícola na íntegra, clique abaixo:

publicidade

Agronegócio & Produção

Momento Agrícola: Pneu de soja, corte de impostos e ‘Famato Embrapa Show’ são destaques

Publicado

O uso do óleo de soja na fabricação de pneus, as inovações da Embrapa e outros assuntos de interesse do Agro compõem o conteúdo do Momento Agrícola deste sábado (14.05).

De autoria do produtor rural, agrônomo e consultor Ricardo Arioli, o programa é veiculado aos sábados pela rede de rádios do Agro e repercutido em forma de notícias e com o link do Soundcloud pelo Enfoque Business, também aos finais de semana.

Pneu de soja

O primeiro destaque do Momento Agrícola deste sábado, no bloco inicial do programa, é o lançamento no mercado brasileiro, pela Goodyear, do primeiro pneu que leva óleo de soja em sua composição. Trata-se do novo Wrangler Workhorse, fabricado em Americana (SP) e voltado para picapes e SUVs.

Segundo a Goodyear, o óleo de soja substitui os derivados de petróleo na produção do pneu que, além de ser mais sustentável também tem desempenho superior ao seu antecessor, o Wrangler Armortrac. A indústria afirma que o pneu com soja é mais durável, oferecendo melhor dirigibilidade em piso molhado e mais tração em todos os tipos de terreno. Outra vantagem, segundo a Goodyear, é que o óleo de soja assegura melhor desempenho em diferentes temperaturas, com maior aderência na pista.

Leia mais:  Momento Agrícola: Pneu de soja, corte de impostos e ‘Famato Embrapa Show’ são destaques

Outras

O Momento Agrícola também destaca as inovações da Embrapa, a organização do ‘Famato Embrapa Show’, as tecnologias desenvolvidas para o Agro, notícias sobre fertilizantes (potássio) que poderão vir da Jordânia, os cortes em impostos de produtos importados, entre outros assuntos.

Para concluir a edição deste sábado, o Momento Agrícola traz entrevistas com os temas “Até o Berro do Boi”, com Sérgio Pflanzer, da Unicamp, e “Defensores do Agro”, com o aluno Vittorio Vieira.

Para ouvir o Momento Agrícola na íntegra, clique abaixo:

Continue lendo

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana