conecte-se conosco


Agronegócio & Produção

Momento Agrícola aborda carbono e renováveis na China, Paraquat, VBP, crédito rural e outras relevâncias

Publicado

A edição do Momento Agrícola deste final de semana vem, como de costume, recheada de informações e novidades relacionadas ao Agro. O programa, veiculado pela cadeia de rádios do Agro com produção e apresentação do agrônomo e consultor Ricardo Arioli, divulga e analisa os fatos e acontecimentos mais recentes do Agro no país e no exterior.

China e carbono

Maior população do planeta, maior mercado consumidor e uma economia que já supera a dos Estados Unidos. Esta é a China, país que foi tema de reportagem da jornalista brasileira Rosana Jatobá.

Segundo ela, quando se fala em queima de combustíveis fósseis, não há país que supere a China. “É o preço que a potência asiática paga por fornecer energia à sua grande economia e, ao mesmo tempo, atender às demandas do resto do planeta”, escreveu, em reportagem publicada no UOL.

Porém, nem tudo é poluição no gigante asiático. “O maior poluidor de carbono também é o maior investidor em energia renovável do mundo. O esforço em direção a uma economia de baixo carbono é gigantesco”, prossegue Jatobá, na reportagem.

A jornalista destaca que a China implementou mais de 100 políticas relacionadas à redução do uso de energia e das emissões de gases de efeito estufa. O conteúdo da matéria é muito bem explorado por Ricardo Arioli no Momento Agrícola desta semana, incluindo uma abordagem paralela sobre o programa brasileiro ‘RenovaBio’.

Paraquat

Outro tema relevante no Momento Agrícola é o prejuízo que a proibição do uso do herbicida Paraquat resultará ao setor produtivo.

Estudo feito pela consultoria MB Agro e encomendado pelo Instituto Pensar Agro aponta que os prejuízos para a agricultura brasileira com o banimento do Paraquat podem gerar perdas de até R$ 27 bilhões.

Uma nova decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) definiu que o ingrediente ainda pode ter seus estoques remanescentes usados na safra 20/21. O prazo da autorização máxima vai até 31 de agosto de 2021, dependendo da cultura e do calendário produtivo.

Outros

Nesta edição do Momento Agrícola, Ricardo Arioli fala sobre o VBP – Valor Bruto da Produção Agropecuária -, que subiu 11,5% em relação a 2019. Mato Grosso, Paraná e São Paulo são os estados que mais exercem influência nestes números.

Ainda no primeiro bloco do Momento Agrícola, Arioli destaca a balança comercial do Agro brasileiro (exportações x importações), a oferta e demanda de milho (segundo o relatório do USDA), o exaurimento dos recursos para o crédito rural e a ampliação da usina de etanol FS BioEnergia, de Sorriso.

Nos demais blocos, o Momento Agrícola traz abordagens especiais sobre o Dia Nacional da Pecuária, o Outlook 2030 do IMEA e o mercado de algodão na pandemia.

Clique abaixo para ouvir o Momento Agrícola na íntegra.

publicidade

Agronegócio & Produção

Momento Agrícola: Pneu de soja, corte de impostos e ‘Famato Embrapa Show’ são destaques

Publicado

O uso do óleo de soja na fabricação de pneus, as inovações da Embrapa e outros assuntos de interesse do Agro compõem o conteúdo do Momento Agrícola deste sábado (14.05).

De autoria do produtor rural, agrônomo e consultor Ricardo Arioli, o programa é veiculado aos sábados pela rede de rádios do Agro e repercutido em forma de notícias e com o link do Soundcloud pelo Enfoque Business, também aos finais de semana.

Pneu de soja

O primeiro destaque do Momento Agrícola deste sábado, no bloco inicial do programa, é o lançamento no mercado brasileiro, pela Goodyear, do primeiro pneu que leva óleo de soja em sua composição. Trata-se do novo Wrangler Workhorse, fabricado em Americana (SP) e voltado para picapes e SUVs.

Segundo a Goodyear, o óleo de soja substitui os derivados de petróleo na produção do pneu que, além de ser mais sustentável também tem desempenho superior ao seu antecessor, o Wrangler Armortrac. A indústria afirma que o pneu com soja é mais durável, oferecendo melhor dirigibilidade em piso molhado e mais tração em todos os tipos de terreno. Outra vantagem, segundo a Goodyear, é que o óleo de soja assegura melhor desempenho em diferentes temperaturas, com maior aderência na pista.

Outras

O Momento Agrícola também destaca as inovações da Embrapa, a organização do ‘Famato Embrapa Show’, as tecnologias desenvolvidas para o Agro, notícias sobre fertilizantes (potássio) que poderão vir da Jordânia, os cortes em impostos de produtos importados, entre outros assuntos.

Para concluir a edição deste sábado, o Momento Agrícola traz entrevistas com os temas “Até o Berro do Boi”, com Sérgio Pflanzer, da Unicamp, e “Defensores do Agro”, com o aluno Vittorio Vieira.

Para ouvir o Momento Agrícola na íntegra, clique abaixo:

Continue lendo

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana