conecte-se conosco


Cidades & Geral

Menos água, mais consumo, burocracia em excesso: O drama da crise hídrica em Tangará da Serra

Publicado

A redução crônica da vazão do manancial que abastece a cidade, o aumento do consumo de água, a burocracia característica dos processos no poder público e a pressão da fiscalização… A crise hídrica deste ano de 2021 vem acompanhada de uma série de complicadores.

Em Tangará da Serra não chove desde final de abril. A ruptura das chuvas naquele mês já anunciava as dificuldades domais severo período de estiagem dos últimos 91 anos, segundo o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), conforme matéria publicada ontem pelo Enfoque Business.

Emergência e dificuldades

Desde 1º de julho vigora no município o Decreto 264/2021, que impõe ‘Situação de Emergência’ e prevê medidas de prevenção ao desperdício/perdas, com normas para o consumo racional de água.

As medidas de reforço para o abastecimento de água – como a perfuração de poços artesianos e a transposição do rio Russo para ampliar a oferta de água bruta para tratamento e distribuição – esbarram em trâmites burocráticos e nas exigências de órgãos fiscalizadores.

Apesar da dispensa de licitações para aquisição de materiais e serviços relacionados ao enfrentamento à crise hídrica, buscar água no subsolo e em outros mananciais exige o cumprimento de uma série de quesitos voltados a questões legais e ambientais. “Infelizmente tem os trâmites da burocracia e precisamos da sensibilização de órgãos como a Sema (Secretaria de Estado de Meio Ambiente) e o Ministério Público”, observou o prefeito de Tangará da Serra, Vander Masson, que concedeu entrevista coletiva na manhã desta sexta-feira (13) ao lado do diretor do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), Heliton Luiz de Oliveira.

Leia mais:  Sinal 5G começará a funcionar em Brasília na quarta-feira; No MT, prazo é para setembro

publicidade

Cidades & Geral

Sinal 5G começará a funcionar em Brasília na quarta-feira; No MT, prazo é para setembro

Publicado

Brasília será a primeira capital do país a ter a rede 5G em funcionamento na telefonia móvel. Segundo o conselheiro e vice-presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Moisés Moreira, o sinal será liberado em Brasília nesta quarta-feira (6).

Em participação no evento Teletime Inc, em São Paulo, o grupo técnico da Anatel encarregado de avaliar a desocupação da faixa de 3,5 gigahertz (GHz) aprovou a ativação do sinal 5G na capital federal no fim da tarde de hoje (4). Segundo Moreira, as próximas capitais a terem a tecnologia liberada serão Belo Horizonte, Porto Alegre e São Paulo, sem data prevista por enquanto.

Moreira preside o grupo da Anatel responsável pela liberação das frequências 3,5 GHz, por onde transitará o sinal da telefonia 5G. Atualmente, essa faixa ainda está ocupada por empresas de antena parabólica que operam com a tecnologia Banda C e estão atrasadas com a migração para outra frequência, chamada de Banda Ku.

Originalmente, o edital do leilão do 5G, realizado em novembro do ano passado, previa que todas as capitais deveriam ser atendidas pela telefonia 5G até 31 de julho. No entanto, problemas com a escassez de chips e com atrasos na produção e na importação de equipamentos eletrônicos relacionados à pandemia de covid-19 provocaram atrasos no cronograma.

Leia mais:  Sinal 5G começará a funcionar em Brasília na quarta-feira; No MT, prazo é para setembro

O prazo para o funcionamento do 5G em todas as capitais passou para 29 de setembro. Segundo Moreira, o lançamento da rede 5G em Brasília servirá como teste, com a Anatel e as operadoras instalando filtros anti-interferência. Também está prevista a distribuição de decodificadores da Banda Ku à população de baixa renda que usa antenas parabólicas antigas que operam na Banda C.

(Agência Brasil)

Continue lendo

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana