TANGARÁ DA SERRA
Pesquisar
Close this search box.

Cidades & Geral

Memorial celebra legado de Olacyr de Moraes para o desenvolvimento da região

Publicado em

Foi inaugurado na tarde de ontem (sexta, 02), em Tangará da Serra, o ‘Memorial Olacyr Francisco de Moraes’, em homenagem ao empresário que impulsionou o desenvolvimento da região com vários empreendimentos em diversos setores. (Veja vídeo ao final do texto)

Empresário deixou legado de desenvolvimento na região de Tangará da Serra-MT. (Foto:EBC)

Localizado no canteiro central da avenida Lions Internacional, cruzamento com a Ismael José do Nascimento, o memorial é resultado de uma parceria entre o município de Tangará da Serra e o setor empresarial, através da UISA Bioenergia + Açúcar, e os empresários Carlos Alberto Senarezi, Herinaldo Menezes Costa e Odécio Luiz Sartoretto (diretores da Calcário Tangará), e Alfredo Acácio Nuernberg, da TratorTecMaq.

Scolari: “Uma homenagem justa a um personagem do empreendedorismo que alavancou esta região”.

O ato inaugural contou com pequeno público, em razão da pandemia. O vice-prefeito de Tangará da Serra, Marcos Scolari, representou o Executivo local, enquanto o presidente da Câmara de Vereadores, Fábio Brito, e o colega Edmílson Porfírio representaram o Legislativo.

Também estiveram presentes o prefeito de Nova Olímpia, José Elpídio de Moraes Cavalcante, e o vice-prefeito do município vizinho, Rimer Oliveira.

Pelo setor privado, estiveram presentes os empresários Rubens Jolando, que representou os diretores da Calcário Tangará, e Alfredo Acácio Nuernberg; o engenheiro ambiental Caetano Henrique Grossi, pela UISA Bioenergia+Açúcar; e o presidente do Sicredi Sudoeste MT/PA, Antônio Geraldo Wrobel. O Sindicato Rural de Tangará da Serra foi representado pelo membro da diretoria da entidade, Eduardo Germano.

Jolando: Ele gostava das pessoas, dos seus colaboradores e dava oportunidades. Queria ver a região se desenvolver”.

Segundo os empresários patrocinadores, o memorial é uma forma de celebrar Olacyr de Moraes na condição de agente fundamental para a consolidação da região de Tangará da Serra como polo produtivo e de desenvolvimento em Mato Grosso. “Doutor Olacyr não foi somente um grande empreendedor. Ele gostava das pessoas, dos seus colaboradores e dava oportunidades. Queria ver a região se desenvolver e, também, promovia ações sociais”, disse Rubens Jolando, relembrando um episódio há duas décadas em que Olacyr cedeu um valorizado imóvel arrematado em leilão, localizado no centro de Cuiabá, a uma entidade esportiva que se encontrava em situação falimentar.

Leia mais:  MP insiste em prisão por desmate no Pantanal (vídeo); Governador reforça tese de perda da terra

Alfredo Nuernberg, por sua vez, afirmou que Olacyr Francisco de Moraes deixou um legado que vai muito além do desenvolvimento que proporcionou à região. “Ele nos deixou um aprendizado de coragem e determinação, de enfrentamento das dificuldades e desafios que o empreendedorismo nos impõe”, colocou.

Alfredo: “Olacyr de Moraes nos deixou um aprendizado de coragem e determinação, de enfrentamento das dificuldades”.

Já o prefeito de Nova Olímpia, José Elpídio, relembrou os tempos em que trabalhou com Olacyr. “Era determinado e quando tomava uma decisão não voltava atrás, pois já tinha avaliado cada detalhe. Apendi muito com ele. Nova Olímpia, assim como toda a região, devem muito a ele”, disse o gestor.

O vice-prefeito de Tangará da Serra, Marcos Scolari, parabenizou a inciativa dos empresários em celebrar a memória de Olacyr de Moraes. “Uma homenagem justa a um personagem do empreendedorismo que alavancou esta região, abrindo caminho para o seu desenvolvimento”, considerou.

Memorial

O memorial a Olacyr de Moraes consiste em uma estátua em metal, em tamanho natural, sobre um pedestal de alvenaria. A placa tem uma mensagem em que relembra a história frase “Veni, vidi, vici” (Vim, vi, venci), do imperador romano Júlio César, que enviou uma carta ao Senado Romano, em 47 a.C, descrevendo a sua vitória sobre Fárnaces II, rei do Ponto, durante a Batalha de Zela:

“Veni, vidi, vici – Esta frase celebrada na História atesta que o desenvolvimento só é possível com a perseverança dos grandes empreendedores. Olacyr Francisco de Moraes (01/04/1931 – 16/05/2015) fez brotar riqueza no cerrado brasileiro com a soja, o algodão, a cana-de-açúcar e a energia elétrica. Veio, viu e venceu. Esta terra lhe tem eterna gratidão!”.

José Elpídio: “Nova Olímpia, assim como toda a região, deve muito a ele”.

Legado

Leia mais:  Câmara e Município decretam luto pelo falecimento do jornalista e servidor Marcos Figueiró

Olacyr Francisco Moraes nasceu em Itápolis no dia 1º de abril de 1931 e faleceu em São Paulo em 16 de junho de 2015, aos 84 anos. Célebre pioneiro e empreendedor, promoveu o desenvolvimento na região investindo nas culturas da soja, da cana-de-açúcar e do algodão, na geração de energia elétrica e na extração de calcário.

Seu legado reuniu, entre outros empreendimentos, a antiga Usinas Itamarati (hoje ‘Uisa Bioenergia), no vizinho município de Nova Olímpia, e a empreiteira Constran, que construiu as hidrelétricas de Juba I e II.

No agronegócio, abriu uma nova fronteira no ano de 1973 – quando começou a formar as fazendas Itamarati 1 e 2. Na sequência, fundou a Calcário Tangará.

Liderou mais de 10 mil pesquisas e cruzamentos genéticos até chegar ao algodão Ita-90, variedade que converteu o Brasil em importador a grande exportador do produto.

Pelo Brasil afora, investiu em logística de transportes e liderou grandes obras de infraestrutura, sendo um dos mais importantes e celebrados empresários brasileiros, reconhecido como um dos esteios do desenvolvimento do país.

Comentários Facebook
Advertisement

Cidades & Geral

Bombeiros capturam cobra que “descansava” sobre carros na prefeitura de Tangará da Serra (vídeo)

Published

on

A presença de uma cobra no estacionamento da prefeitura municipal chamou atenção de servidores públicos essa semana, em Tangará da Serra. (Veja vídeo da captura, ao final do texto)

Vários servidores flagraram o réptil sobre o capô dos carros e, também, rastejando entre os veículos estacionados. Num dos casos, uma servidora, ao final do expediente, deparou-se com o animal sobre o teto do seu veículo, já em posição para dar o bote.

O mesmo aconteceu com outro servidor, que registrou a cena inusitada, com a cobra enrodilhada sobre o seu veículo.

Em razão do risco que representava o animal, o Corpo de Bombeiros foi chamado, ainda nesta sexta-feira. O réptil foi capturado e solto numa região de mata.

Segundo informações, o réptil media cerca de um metro, de corpo marrom e tom amarelado sob a cabeça. As características são de uma cobra-cipó marrom, que não é peçonhenta mas se torna agressiva quando da aproximação de pessoas ou de outros animais.

O prédio da prefeitura de Tangará da Serra fica junto a uma área de APP, junto ao córrego Buritis, o que explica a presença da serpente. Por serem animais de sangue frio, as cobras dependem de fontes externas de calor para regular a temperatura corporal e, como os carros oferecem lugares quentes em razão da atividade do motor ou até mesmo do sol no capô, elas podem escolher esses “refúgios” em dias de temperaturas baixas ou amenas.

Leia mais:  Mato Grosso pode ter queda suave de temperatura no Sul e no Oeste nessa semana

Na sequência, vídeo da captura do réptil pelo Corpo de Bombeiros.

Comentários Facebook
Continue Reading

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana