conecte-se conosco


Agronegócio & Produção

Mamão e Maracujá: Unemat e empresa firmam protocolo para melhoramento genético

Publicado

Unemat e Feltrin Sementes assinaram na tarde de ontem (segunda, 27) protocolo de intenções para promover estudos para melhoramento genético do mamoeiro e do maracujazeiro.

O ato de assinatura contou com as presenças do reitor da Unemat, Rodrigo Bruno Zanin; do gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da Feltrin Sementes, Luis Eduardo da Silva Rodrigues; do diretor do campus da Unemat em Tangará da Serra, Magno Alves Ribeiro; do presidente da Fundação de Amparo a Pesquisa de Mato Grosso (Fapemat), Marcos de Sá Fernandes, e do secretário de Agricultura do município de Tangará da Serra, Rogério Rio.

(Assista vídeo com o depoimento do representante da Feltrin Sementes)

Outras presenças no evento foram do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Unemat, Anderson Fernandes de Miranda; do pró-reitor de Administração, Tony Hirota; do diretor Político, Pedagógico e Financeiro, Ariel Lopes Torres, da diretora de Administração, Carolina Tito Camargo, além do coordenador do Programa MT Horticultura, William Krause.

Ao assinar o protocolo, Unemat e Feltrin Sementes buscam disponibilizar ao mercado variedades com maior produtividade, resistência a pragas e doenças e, também, com produção de mamão e maracujá azedo com qualidade.

Parceria visa estudos para melhoramento genético do mamoeiro e do maracujazeiro.

Esta nova etapa de estudos reprisará a parceria que resultou na variedade de maracujá Solar, resultado de 12 anos de estudos desenvolvidos por pesquisadores da Unemat e parceiros com investimentos da Fapemat e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Leia mais:  Momento Agrícola: Biotecnologia, soja em fevereiro e entrevistas são os destaques da edição

O melhoramento genético do mamoeiro e do maracujazeiro beneficiará, em especial a agricultura familiar, representando mais uma alternativa de renda ao pequeno produtor e o incremento da oferta de mamão e maracujá de qualidade superior ao consumidor de Tangará da Serra e região.

publicidade

Agronegócio & Produção

Momento Agrícola: Reflexão, perdas com chuva e seca, projeções e entrevistas são destaques

Publicado

Os recorrentes problemas com o escoamento da safra de soja no período chuvoso em Mato Grosso, as perdas em lavouras por causas climáticas, as projeções de boas colheitas e entrevistas são os destaques do Momento Agrícola deste sábado (15).

De autoria do produtor rural, agrônomo e consultor Ricardo Arioli, o programa é veiculado aos sábados pela rede de rádios do Agro e repercutido em forma de notícias e com o link do Soundcloud pelo Enfoque Business, também aos finais de semana.

Reflexão

Os problemas na colheita da soja em Mato Grosso renderam uma reflexão pelo Momento Agrícola. As situações negativas ocorrem em duas frentes: na colheita e no transporte da safra.

Dificuldades no transporte da safra durante período chuvoso é tema de reflexão.

O excesso de chuvas é o pivô destes problemas. Em primeiro lugar, as precipitações impedem que as máquinas adentrem nas lavouras para colher. Em segundo lugar, as chuvas danificam as estradas, dificultando o escoamento da produção.

Neste contexto, Ricardo Arioli faz um duro questionamento sobre a aplicação do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab), cujos recursos são destinados, em parte, para manutenção das estradas.

Leia mais:  Momento Agrícola: Plano Safra, demissão de Salles, ‘Green Deal’ e entrevistas são destaques

Ainda quanto ao Fethab, Ricardo Arioli comenta sobre a atuação das entidades representativas do produtor rural em questões como esta. Vale a pena ouvir a abordagem, logo no início do primeiro bloco.

Perdas

Se em Mato Grosso os problemas são as chuvas em excesso, no Sul do Brasil a situação é inversa, com a estiagem causando perdas significativas nas áreas produtoras.

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, já determinou uma força tarefa para avaliar todas as situações e disponibilizar mecanismos, como o seguro agrícola e outras opções.

Este é outro tema abordado no Momento Agrícola, ainda no primeiro bloco.

Outras

O Momento Agrícola comenta outras notícias relevantes no ambiente do Agro. Um deles é que, apesar dos problemas climáticos, as previsões da CONAB e do USDA são de colheitas no Brasil bem acima do esperado pelo mercado.

Outro assunto abordado refere-se aos preços da arroba bovina negociados em São Paulo, que estão se mantendo acima dos R$ 330 desde o início do ano, motivados pela retomada das importações da China.

Leia mais:  Momento Agrícola: Algodão no exterior, exportações, alta dos alimentos, óleos e carnes são destaques da semana

Outras atrações do Momento Agrícola são as entrevistas. No segundo bloco, Arioli conversa com Odilon Lemos, da Embrapa, sobre “Oportunidades em Soja Não Transgênica”. No terceiro e no quarto blocos, respectivamente, os assuntos abordados são “Oportunidades em Feijões e Pulses”, com Marcelo Lüders, do IBRAFE; e “Quebramento e Apodrecimento de Vagens na Soja do MT”, com Leandro Zancanaro,

Para ouvir o Momento Agrícola na íntegra, clique abaixo:

Continue lendo

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana