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Infraestrutura & Logística

Leilão de concessão de rodovias acontece nesta 5ª feira; Itanorte-Jangada tem único interessado

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O leilão de concessão de três lotes de rodovias estaduais, totalizando 512,2 quilômetros, acontece nesta quinta-feira (26.11), às 14h (horário de Brasília), na sede da B3, a bolsa de valores oficial do Brasil, na cidade de São Paulo. O governador Mauro Mendes e o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Marcelo de Oliveira, acompanham todo o processo licitatório.

Os interessados também podem acompanhar pelo link tvb3.com.br. Serão concedidos à iniciativa privada o Lote 1, com 138,4 quilômetros da MT-220, no trecho entre Tabaporã e Sinop; o Lote 2, com 233,2 quilômetros, das rodovias MT-246, MT-343, MT-358 e MT-480, nos trechos de Jangada a Itanorte; e o Lote 3, com 140,6 quilômetros da MT-130, entre Primavera do Leste e Paranatinga.

MT-246 recebe trabalhos de restauração da pista no trecho Currupira-Bauxi.

 

Ao todo três empresas líderes de consórcios já apresentaram propostas de preços e estão aptas a participar do leilão de concessão. Concorrem ao Lote 1 os consórcios Via Norte e Sul e Via Brasil MT-220. No lote 2, apenas o consórcio Via Brasil MT-246 está na disputa. Já no Lote 3, concorrem os consórcios Via Brasil MT-130 e Primavera MT-130. As concessões têm prazo de 30 anos.

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O resultado da classificação das propostas de preço para cada lote e a consequente abertura do envelope com os documentos de habilitação dos respectivos consórcios vencedores serão realizadas durante o leilão. O critério de julgamento será o de menor valor da tarifa de pedágio, tendo como critério de desempate o maior valor de outorga, sendo que o valor mínimo admitido é de R$ 50 mil para cada um dos lotes.

Os investimentos previstos são da ordem de R$ 3,341 bilhões, que devem ser aplicados na melhoria dos três lotes das rodovias ao longo do prazo de concessão. Nesse período, as concessionárias deverão executar a prestação dos serviços de conservação, recuperação, manutenção, implantação de melhorias e operação rodoviária.   Já os contratos somam quase R$ 6 bilhões, com uma taxa de retorno de 9,2%.

Todo o processo de concessão é conduzido pela Comissão Permanente de Licitação da Secretaria Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra) e assessorado pela B3. Já os estudos de modelagem técnica, econômico-financeira e jurídica referentes aos três lotes em licitação, bem como as respectivas minutas de edital e contrato, foram realizados pela Secretaria-adjunta de Logística e Concessões da Sinfra, junto ao Grupo Houer Concessões.

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Com a concessão dessas rodovias, o Governo de Mato Grosso somará 1.435,6 quilômetros de rodovias repassadas à responsabilidade da iniciativa privada.  Hoje o Estado já possui sete contratos de concessão comuns vigentes, totalizando 923,4 quilômetros de rodovias.

(Por: Ascom Sinfra-MT)

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Infraestrutura & Logística

Obras autorizadas na 358, no Chapadão, consolidam uma solução para os gargalos logísticos do MT

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A autorização para pavimentação da MT-358, trecho Itanorte-Chapadão do Rio Verde atesta o acerto de uma modalidade que tem se apresentado como solução eficiente para obras estruturantes: as parcerias público-privadas (PPPs).

Ao firmar convênio com associações de produtores, o governo soluciona problemas de infraestrutura que representam grandes gargalos logísticos. Afinal, estradas não pavimentadas representam entraves que comprometem o escoamento e, assim, refletem diretamente nos custos de produção. “É uma fórmula inteligente, que proporciona ao governo solucionar estes gargalos através de uma parceria com entidades confiáveis, de credibilidade, que são as associações de produtores”, observa o superintendente da Associação Rio Verde, Edilson Sampaio, que estará à frente dos trabalhos na MT-358.

Governador e membros da Associação Rio Verde: Convênio e solução de gargalo logístico.

Em Tangará da Serra, as obras de pavimentação no alto do Chapadão do Rio Verde, na divisa com Campo Novo do Parecis, se converterá no quarto êxito das PPPs, que consistem em convênio entre governo do Estado e associações de produtores.

Prazos

A autorização assinada na última sexta-feira (13) pelo governador Mauro Mendes é o ‘start’ para pavimentação do primeiro lote, de 23,6 quilômetros de um trecho ainda não pavimentado de 130 quilômetros da MT-358, até o entroncamento com a MT-388, na direção oeste do estado. Serão dois anos para conclusão, contando o segundo lote, de 31 km, a ser autorizado pelo governo até 2023. A previsão para pavimentação do trajeto total – de 130 km – é de quatro anos.

Edílson Sampaio: “Essa é a nossa proposta para atender uma região que produz em escala e assegurar uma logística de transportes adequada”.

Antes do convênio com a Associação Rio Verde, o governo do Estado já havia firmado na região parcerias para manutenção da MT-480 (Associação de Produtores das Rodovias MT-480 e MT-339, entre Tangará da Serra e Deciolândia) e para pavimentação da MT-339 (mesma associação, na rodovia que liga Tangará a Panorama, no oeste do estado) e da MT-240 (Associação dos Produtores da Rodovia MT-240, entre Tangará e Santo Afonso). Estas duas últimas rodovias estão com obras em andamento. “Aos poucos estamos incrementando nossa malha rodoviária regional com asfalto de boa qualidade e manutenção permanente. Essa é a nossa proposta para atender uma região que produz em escala e assegurar uma logística de transportes adequada, com a classe produtora participando destas ações”, destaca Edilson Sampaio, que coordena os quatro trabalhos.

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Ligação

O vice-presidente da Associação Rio Verde, Ildo Crestani, externou satisfação em ver um antigo problema sendo solucionado. “Iniciaremos com 23 quilômetros, mas precisamos dar sequência. Esta obra não pode parar, pois ela não se resume no atendimento às nossas demandas de produtor rural, mas também representará uma importante ligação para o oeste/noroeste de Mato Grosso e ao estado de Rondônia”, destacou o produtor, ao usar a palavra durante o ato de assinatura da autorização para o primeiro lote do trecho.

Já o presidente da entidade conveniada, Macleibert Formigoni, destacou a confiança do governo estadual e a perseverança dos produtores do Chapadão do Rio Verde para estabelecer o compromisso de pavimentar uma via que até alguns anos não constava no cronograma do governo. “Selamos uma união entre a boa vontade de um governo sério como o de Mauro Mendes e a força do agronegócio. Estamos felizes pela conquista e isto nos serve de motivação para seguir trabalhando e produzindo em nome da nossa região e de Mato Grosso”, afirmou.

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