TANGARÁ DA SERRA
Pesquisar
Close this search box.

Cidades & Geral

Lei Seca: Reflexo sobre setor de bares e restaurantes será tema de reunião do GGI

Publicado em

Apesar de coibir os abusos no trânsito e penalizar condutores infratores – o que traz aprovação da opinião pública em geral – a Operação Lei Seca motiva restrições por parte de empresários do setor de bares e restaurantes de Tangará da Serra.

Embora concordem com a importância do trabalho ostensivo e repressivo, os empresários veem na operação um reflexo que interfere no movimento de clientes em seus estabelecimentos. A opinião foi exposta por empresários associados à Associação Comercial e Empresarial (ACITS) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

Segundo apurado pela redação, o tema comporá a pauta da próxima reunião do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), que acontece no próximo dia 30, na prefeitura. Uma das possibilidades é a propositura de que os trabalhos da Operação Lei Seca sejam iniciados a partir das 23h00.

Segundo o Batalhão de trânsito Urbano e Rodoviário da Polícia Militar de Mato Grosso, pelo menos mais 100 operações deverão ser realizadas no Estado até o fim do ano, superando 200 no decorrer de 2024.

Leia mais:  Feira do Centro: Entre os cortes bovinos, o músculo se sobressai em sabor e maciez

Polêmica

Em 2022, uma ação direta de inconstitucionalidade (ADI) da Lei Seca (Lei 11.705/2008) apresentada pela Abrasel – Associação Brasileira de Bares e Restaurantes – começou a ser julgada pelo Supremo Tribunal Federal. Na ADI, a Abrasel, argumentou que “punir indiscriminadamente quem dirige com qualquer concentração de sangue, fere os princípios da razoabilidade e da proporcionalidade, indo contra garantias expressas na Constituição.

Além disso, a entidade defendeu que a Lei Seca “restringe o direito de ir e vir pois, na esteira da lei, cidadãos são parados para averiguação sem justificativa e sem indícios de que estejam cometendo infração”.

O STF julgou, em maio de 2022, pela improcedência da ação proposta pela Abrasel. No julgamento do Recurso Extraordinário com repercussão geral (RE 1224374 – Tema 1.079), o Plenário do STF, por unanimidade, confirmou regra do CTB que impõe multa (de natureza administrativa), retenção e apreensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do motorista que se recuse a fazer teste do bafômetro ou qualquer outro exame clínico voltado a aferir presença de álcool ou outra substância psicoativa no sangue.

Leia mais:  Feira do Centro: Entre os cortes bovinos, o músculo se sobressai em sabor e maciez

Na mesma sessão, o colegiado julgou as Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADIs) 4017 e 4103 e manteve a proibição de venda de bebidas alcoólicas às margens de rodovias federais.

Comentários Facebook
Advertisement

Cidades & Geral

Feira do Centro: Entre os cortes bovinos, o músculo se sobressai em sabor e maciez

Published

on

Uma das atrações da Feira do Produtor do Centro, em Tangará da Serra, é o setor de carnes. É ali que se encontra bons cortes de carnes bovina, suína, os embutidos e derivados, além de peixes. Nesse domingo de Páscoa, a Feira começa a atender a partir das 05h00.

O dia é especial e  muitos consumidores optam pelo churrasco, e aí vão cortes bovinos e suínos que a Feira do Centro oferece para preparar na brasa. “Nosso setor de carnes é muito frequentado, especialmente aos domingos. As opções são várias, e fica ao gosto do consumidor escolher o que mais lhe convém na ocasião”, observa o presidente da Associação dos Feirantes de Tangará da Serra (ASFET),Valdeci Ferraz Aquino.

Tradicional feira de domingo é atração em Tangará da Serra.

Churrasqueadas à parte, há quem valorize uma boa carne de panela como prato principal no domingo. E uma opção deliciosa é o músculo ao molho na pressão, acompanhado da tradicional polenta. (Veja receita ao final do texto)

Leia mais:  Feira do Centro: Entre os cortes bovinos, o músculo se sobressai em sabor e maciez

O corte

O músculo bovino, ou garrão, é aquela carne que deriva das pernas dianteiras e traseiras do boi. É um corte versátil (o mesmo do ossobuco) e nutritivo. É rico em colágeno, possui textura firme e sabor marcante, sendo ideal para receitas que exigem cozimento prolongado.

É considerado uma carne de segunda, geralmente mais acessível. É uma carne magra, com baixo teor de gordura e rico em colágeno, proteínas e nutrientes. Por isso, pode ser utilizada na alimentação infantil.

Seu sabor é marcante e se acentua com o cozimento. É versátil, podendo ser utilizado em diversas preparações, como guisados, carnes de panela, sopas e ensopados.

Veja, na sequência, receita de músculo na pressão, com polenta.

Comentários Facebook
Continue Reading

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana