TANGARÁ DA SERRA
Pesquisar
Close this search box.

Cidades & Geral

Legume que chegou ao Brasil há 500 anos é atração na Feira do Centro, em Tangará da Serra

Publicado em

Os alimentos sempre trazem histórias a contar. E, no Brasil, estas histórias remontam há pelo menos meio milênio. A Feira do Produtor do Centro tem, em cada uma das suas bancas, um “livro” aberto para relatar tradições que atravessam séculos.

Neste domingo (12.01), a Feira do Centro estará aberta antes do nascer do sol, às 05 da manhã, para oferecer ao público consumidor de Tangará da Serra e região o melhor da agricultura familiar.

Em meio à enorme variedade de alimentos do maior mercado público do estado, o feijão de corda chama atenção pela excelente qualidade e inúmeros benefícios à saúde. (Veja receitas ao final do texto) “É um alimento ajuda a contar a história da culinária brasileira e é muito saudável”, diz Valdeci Ferraz Aquino, presidente da Associação dos Feirantes e gestor da Feira do Centro.

Vendido na Feira do Centro ainda nas vagens ou já debulhado, em pequenos sacos, o feijão de corda ou feijão fradinho é uma leguminosa muito conhecida na culinária brasileira, com cultivo iniciado no Brasil a partir da região Nordeste e, depois, no Cerrado.

Leia mais:  Câmara aprova crédito para plano diretor do aeroporto municipal de Tangará da Serra

É também conhecido popularmente por feijão-caupi, feijão-miúdo, feijão-frade ou feijão-macáçar. A cor dos seus grãos pode variar, desde o branco até o bege claro.

O feijão de corda é apreciado cozido em bom tempero, com linguiça e/ou bacon e, também, em farofas, ao velho estilo ‘baião de dois’.

Benefícios

Vindo da África no porão das caravelas, o feijão-de-corda foi trazido pelos colonizadores portugueses e espanhóis provavelmente entre os anos de 1530 e 1550. Desembarcado na Bahia, foi ganhando o nordeste e o norte do Brasil e, com o tempo, se espalhou por todo o território do País.

O feijão de corda é um legume com poucas calorias e baixo índice glicêmico, pouquíssima gordura e rico em nutrientes como proteínas, minerais, vitaminas e fibras. Além disso, é fonte de fósforo, cálcio, ferro, potássio e vitaminas A, C e K.

É um grande aliado da saúde. Ajuda a emagrecer, reduz o colesterol e melhora a pressão arterial. Fortalece ossos e dentes, combate anemia e controla a diabetes. Também ajuda no funcionamento do intestino, diminui e previne gases e prisão de ventre. De quebra, relaxa, acalma e é bom para a saúde da pele, dos olhos e do sistema nervoso.

Leia mais:  Previsão de continuidade das chuvas até a próxima semana deixa região em alerta

(*) Veja, no link a seguir, seis receitas com feijão de corda:

https://www.receiteria.com.br/receitas-de-feijao-de-corda/

 

Comentários Facebook
Advertisement

Cidades & Geral

Câmara aprova crédito para plano diretor do aeroporto municipal de Tangará da Serra

Published

on

A Câmara Municipal de Tangará da Serra aprovou, nessa quarta-feira, o Plano Diretor Aeroportuário (PDIR), que estabelece o plano de desenvolvimento e expansão da infraestrutura aeroportuária do município, de acordo com a regulamentação de segurança operacional da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

Para a elaboração do PDIR do aeroporto municipal Joaquim Aderaldo de Souza, a Câmara se reuniu na manhã da última quarta-feira (15), em extraordinária, para discutir e votar o Projeto de Lei nº 002/2025 de autoria do Executivo Municipal. Foi a primeira sessão da Legislatura 2025-2028.

O PL 002/2025 autoriza abertura de Crédito Adicional Suplementar no valor de R$ 173 mil à Secretaria Municipal de Infraestrutura para contratação de empresa especializada na elaboração do projeto básico para a nova pista de táxi de aeronaves e elaboração do Plano Diretor através da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).

Aprovado por 11 votos favoráveis o texto segue para sanção do Executivo. O aeroporto municipal está localizado a aproximadamente 8k do centro da cidade e foi implantado em 1977, a partir da emancipação político-administrativa do município.

Leia mais:  Meteorologia prevê mais de 150 mm de chuvas para a semana em Tangará da Serra

(Redação EB, com informações de Assessoria)

Comentários Facebook
Continue Reading

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana