conecte-se conosco


Cidades & Geral

Influenciadas por ‘La Niña’, chuvas somam metade do previsto para outubro no centro-sul do MT

Publicado

As previsões de especialistas em meteorologia de que haveria 200 milímetros de chuvas acumuladas em Mato Grosso no mês de outubro não se confirmaram e justificaram o atraso no plantio da safra de soja 2020/2021.

Em Tangará da Serra, o volume acumulado de chuvas somou 108,2 milímetros, segundo dados da estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmetro) instalada no município.

O Inmet também aponta que noutro município polo da macrorregião oeste-sudoeste do estado, Cáceres, o volume foi ainda menor, com as chuvas perfazendo um total de 80,6 milímetros. Mais ao norte, na região composta pelos municípios de Campo Novo do Parecis, Sapezal e São José do Rio Claro e Nova Maringá, os volumes variaram entre escassos 7,8 milímetros e 93 milímetros, conforme os registros pluviométricos do instituto.

Ao sul, em Porto Estrela, a estação meteorológica do Inmetro no município registrou apenas 34,8 milímetros de precipitações em todo o mês de outubro.

La Niña

A irregularidade das chuvas em Mato Grosso e em toda a região Centro-Oeste do Brasil, além de regiões como o Sul e Sudeste do país, é resultante do fenômeno ‘La Niña’. O fenômeno deverá persistir até abril, indicando que o atual período chuvoso (que segue até março/2021) fique, mais uma vez, abaixo da média.

Leia mais:  Clubes de Serviço: Rotary de Tangará da Serra iniciam nesta quinta-feira as trocas de diretorias

Novembro

O fenômeno La Niña moderado traz chuva entre a média e acima da média e temperaturas amenas (dentro do histórico) para o trimestre novembro-dezembro-janeiro para a maior parte do Centro-Oeste.

Para o mês de novembro, as chuvas tendem a ficar abaixo da média histórica na primeira quinzena, mas devem ficar um pouco acima entre o dia 16 e o dia 30 na região.

Em Tangará da Serra, os sites especializados em meteorologia indicam previsão de volume acumulado de chuvas de 30 milímetros entre hoje, domingo (01) e o próximo final de semana.

As temperaturas máximas ficarão entre 30°C e 34 graus celsius nestes primeiros sete dias do mês. A umidade relativa do ar, porém, apresenta leve melhora nesta semana em razão das precipitações, podendo chegar a até 63%.

publicidade

Cidades & Geral

Clubes de Serviço: Rotary de Tangará da Serra iniciam nesta quinta-feira as trocas de diretorias

Publicado

Os Rotary do Distrito 4440 darão início hoje (quinta, 30) à série de solenidades festivas de trocas de diretorias para o ano rotário 2022/2023. A região 06 do Distrito, que é sediada por Tangará da Serra, é composta também pelos municípios vizinhos de Barra do Bugres, Denise e Nova Olímpia.

Alfredo Nuernberg assumirá em julho como governador assistente da Região 06 do Rotary Distrito 4440.

A primeira nova diretoria a ser empossada é a do Rotary Club Tangará Cidade Alta, com festiva ocorrendo logo mais, à noite, a partir das 20hs, na Casa da Amizade. Na ocasião, tomará posse na presidência do clube o bancário Luiz Antônio Fontana Junior, em lugar do empresário Eleçandro José de Oliveira.

Até o dia 11 de julho serão empossadas as novas diretorias do Rotary Club Tangará da Serra, Tangará da Serra Centro e Tangará da Serra Águas do Sepotuba, assim como os clubes de Barra do Bugres, Denise e Nova Olímpia.

As posses em julho também ocorrerão no Rotaract, Interact, Rotary Kids e Associação das Senhoras Rotarianas (ASR). O governador assistente do Distrito 4440 para a região 06 do ano rotário 2022/2023 será o empresário Alfredo Acácio Nuernberg.

Leia mais:  Estrada entre Arenápolis e Nortelândia será duplicada; Licitação já lançada pelo Governo

Continue lendo

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana