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Infraestrutura & Logística

Hospital Regional: Curva acentuada e tráfego pesado exigirão projeto de acessibilidade viária

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A Câmara Municipal aprovou em sessão extraordinária, na manhã de ontem (quarta, 22), a aquisição de uma área de aproximadamente 91 mil metros quadrados para a construção do Hospital Regional de Tangará da Serra. A matéria (projeto de lei 130/2021), de autoria do Executivo, foi aprovada por unanimidade pelos vereadores.

(Assista ao vídeo, na sequência)

A área, de 91.737 metros quadrados e avaliada em R$ 5.987.793,75, fica às margens do anel viário, próximo ao Loteamento Ipanema. Será adquirida pelo município e imediatamente repassada ao Governo do Estado para viabilizar a construção da unidade hospitalar, orçada em R$ 75 milhões.

Via recebe tráfego pesado vindo especialmente do Chapadão do Rio Verde e Deciolândia.

O governo do Estado, através da empresa a ser contratada para a construção da unidade, terá de realizar um trabalho especial para organizar a entrada e saída de veículos, principalmente o acesso de ambulâncias para o setor de emergência. Localizada junto a uma curva acentuada, o fluxo para entrada e saída de veículos exigirá sinalização e, provavelmente, pista exclusiva (secundária) para acesso. “Será preciso um projeto de acessibilidade viária, com sinalizações horizontal e vertical”, avalia o engenheiro civil Sílvio Tupinambá, professor do curso de engenharia civil no campus local da Unemat.

Leia mais:  MT-240: Cronograma de obras prevê entrega da pavimentação até Santo Afonso em dezembro

“Com certeza será uma prioridade da empresa que será contratada para a construção do Hospital Regional. Mas, de qualquer forma, é importante ressaltar que o anel viário é uma via rápida, e de tráfego pesado”, observa Tupinambá. Ele destaca, ainda, que o hospital ficará muito próximo a uma curva da perimetral e ao acesso a uma estrada vicinal.

Hospital Regional

Na imagem, área do Hospital Regional quadrilátero em amarelo.

O hospital projetado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) contará com 141 leitos de enfermaria e 40 UTIs, entre adultas, pediátricas, neonatal e unidade semi-intensiva neonatal, para atendimento na média e alta complexidade.

A unidade de Saúde também contará com 10 consultórios médicos, 2 consultórios para atendimento a gestantes, 6 salas de centro cirúrgico, além de espaços para banco de sangue, banco de leite materno e realização de exames, como tomografia e colonoscopia.

A previsão é que, após a licitação e a definição da empresa que irá tocar a obra, o hospital seja entregue em até 24 meses.

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Infraestrutura & Logística

MT-240: Cronograma de obras prevê entrega da pavimentação até Santo Afonso em dezembro

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Foram oficialmente retomadas ontem (quinta, 19) as obras de pavimentação do trecho de 37,16 quilômetros da MT-240, entre Tangará da Serra e Santo Afonso. A retomada foi anunciada durante reunião de trabalho, em Tangará, entre as prefeituras dos dois municípios (que integram o termo de cooperação com o governo do Estado), a associação parceira e a Guaxe Construtora e Terraplenagem, empreiteira que assume os trabalhos. (Veja vídeos ao final da matéria)

Grande anseio da região entre Tangará e Santo Afonso, as obras foram retomadas após suspensão por problemas técnicos na execução. O governo do Estado optou pela celebração de contrato com a Guaxe, que figura como sétima classificada no certame licitatório, permitindo a continuidade das obras.

Reunião de trabalho definiu detalhes da retomada das obras na MT-240.

Segundo o superintendente da entidade parceira – Associação dos Produtores da Rodovia MT-240 -, Edilson Sampaio, o cronograma indica a realização das obras em duas etapas, sendo a primeira cumprida até o mês de julho, com terraplenagem em 19 quilômetros e pavimentação de 14 quilômetros em TSD (Tratamento Superficial Duplo), e a segunda com a obra concluída na totalidade do trecho de 37 quilômetros até 31 de dezembro deste ano. “Nesta reunião acertamos detalhes importantes para o andamento das obras, como a limpeza do trecho, sinalização, semeadura de grama nas margens e outras ações pelas prefeituras, obtenção de cascalho e questões técnicas dos trabalhos”, disse Sampaio.

Visitação às obras na 240: Conclusão até dezembro.

Integração e crescimento

Leia mais:  MT-240: Cronograma de obras prevê entrega da pavimentação até Santo Afonso em dezembro

O prefeito de Santo Afonso, Luís Fernando Ferreira Falcão (União), comemorou a retomada das obras, que corriam o risco de emperrar em razão de problemas técnicos. “Temos que destacar a colaboração da Guaxe, que aceitou assumir as obras. Sem isso as obras não poderiam ser retomadas sem uma nova licitação, em razão do ano eleitoral”, disse o gestor, que prevê importantes benefícios socioeconômicos para seu município com a rodovia asfaltada. “Vamos assistir a um impulso para a economia de Santo Afonso”, acrescentou.

Prefeito de Santo Afonso, Luís Fernando: “Vamos assistir a um impulso para a economia”.

Já o prefeito de Tangará da Serra, Vander Masson (PSDB), participou da reunião de trabalho com o secretário de Infraestrutura do município, Magno César Ferreira, e também demonstrou satisfação com a retomada. “A pavimentação desta rodovia é um sonho antigo da nossa região e representará qualidade de vida, uma integração importante entre Tangará e Santo Afonso para o fluxo dos moradores da região e escoamento da produção”, observou.

Produção

A MT-240 serve uma região de considerável capacidade produtiva, com mais de 15 mil hectares cultivados de soja e milho e pecuária de corte. A região também conta com o assentamento Nossa Senhora Aparecida, que reúne cerca de 70 famílias de pequenos agricultores que produzem hortifrutigranjeiros, lavoura branca, além de frangos, leite e pequenos animais.

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*Veja vídeos a seguir:

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