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Infraestrutura & Logística

Hidroviáveis: Importância da Hidrovia do Rio Paraguai será debatida em Cáceres dias 06 e 07

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As hidrovias são alternativas para transporte de carga e passageiros ainda pouco exploradas no Brasil, mas que podem representar grande impulso econômico para o entorno das áreas (hinterland) onde operam.

Para alavancar esse modal, Cáceres receberá nos dias 06 e 07 desta semana (próximas quarta e quinta), na Câmara Municipal, o “Diálogos Hidroviáveis” – Programa de Integração de Iniciativas para o Desenvolvimento Sustentável da Navegação e das Hidrovias Brasileiras.

Cáceres será sede do “Diálogos Hidroviáveis”, nos dias 06 e 07 próximos.

A iniciativa é do Movimento Pró-Logística, em parceria com Aprosoja, Frente Parlamentar Mista de Logística de Transporte e Armazenagem  (Frenlogi) e Adecon. O apoio governamental é do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), ministérios da Infraestrutura, Turismo e Desenvolvimento Regional.

O objetivo do evento é apresentar o panorama atual e os entraves para ampliar a utilização das hidrovias e, a partir daí, discutir ações viáveis de curto e médio prazo para fomentar esse modal.

Neste contexto, haverá debates sobre a importância das hidrovias para o agronegócio, as indústrias e o turismo da região oeste/sudoeste, onde haverá benefícios diretos com a hidrovia do rio Paraguai, através dos portos da Associação Pró-Logística (APH), Paratudal e Barranco Vermelho, em conexão com os terminais logísticos de Corumbá e, dali para frente, com a hidrovia do rio paraná, compondo a Hidrovia Paraguai-Paraná (HPP).

Leia mais:  MT-240: Cronograma de obras prevê entrega da pavimentação até Santo Afonso em dezembro

Essa logística incluirá a Zona de Processamento e Exportação (ZPE, em construção) e desencadeará efeitos na economia de toda a região, principalmente Cáceres e Tangará da Serra.

Abaixo, programação e banner do evento:

 

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Infraestrutura & Logística

MT-240: Cronograma de obras prevê entrega da pavimentação até Santo Afonso em dezembro

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Foram oficialmente retomadas ontem (quinta, 19) as obras de pavimentação do trecho de 37,16 quilômetros da MT-240, entre Tangará da Serra e Santo Afonso. A retomada foi anunciada durante reunião de trabalho, em Tangará, entre as prefeituras dos dois municípios (que integram o termo de cooperação com o governo do Estado), a associação parceira e a Guaxe Construtora e Terraplenagem, empreiteira que assume os trabalhos. (Veja vídeos ao final da matéria)

Grande anseio da região entre Tangará e Santo Afonso, as obras foram retomadas após suspensão por problemas técnicos na execução. O governo do Estado optou pela celebração de contrato com a Guaxe, que figura como sétima classificada no certame licitatório, permitindo a continuidade das obras.

Reunião de trabalho definiu detalhes da retomada das obras na MT-240.

Segundo o superintendente da entidade parceira – Associação dos Produtores da Rodovia MT-240 -, Edilson Sampaio, o cronograma indica a realização das obras em duas etapas, sendo a primeira cumprida até o mês de julho, com terraplenagem em 19 quilômetros e pavimentação de 14 quilômetros em TSD (Tratamento Superficial Duplo), e a segunda com a obra concluída na totalidade do trecho de 37 quilômetros até 31 de dezembro deste ano. “Nesta reunião acertamos detalhes importantes para o andamento das obras, como a limpeza do trecho, sinalização, semeadura de grama nas margens e outras ações pelas prefeituras, obtenção de cascalho e questões técnicas dos trabalhos”, disse Sampaio.

Visitação às obras na 240: Conclusão até dezembro.

Integração e crescimento

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O prefeito de Santo Afonso, Luís Fernando Ferreira Falcão (União), comemorou a retomada das obras, que corriam o risco de emperrar em razão de problemas técnicos. “Temos que destacar a colaboração da Guaxe, que aceitou assumir as obras. Sem isso as obras não poderiam ser retomadas sem uma nova licitação, em razão do ano eleitoral”, disse o gestor, que prevê importantes benefícios socioeconômicos para seu município com a rodovia asfaltada. “Vamos assistir a um impulso para a economia de Santo Afonso”, acrescentou.

Prefeito de Santo Afonso, Luís Fernando: “Vamos assistir a um impulso para a economia”.

Já o prefeito de Tangará da Serra, Vander Masson (PSDB), participou da reunião de trabalho com o secretário de Infraestrutura do município, Magno César Ferreira, e também demonstrou satisfação com a retomada. “A pavimentação desta rodovia é um sonho antigo da nossa região e representará qualidade de vida, uma integração importante entre Tangará e Santo Afonso para o fluxo dos moradores da região e escoamento da produção”, observou.

Produção

A MT-240 serve uma região de considerável capacidade produtiva, com mais de 15 mil hectares cultivados de soja e milho e pecuária de corte. A região também conta com o assentamento Nossa Senhora Aparecida, que reúne cerca de 70 famílias de pequenos agricultores que produzem hortifrutigranjeiros, lavoura branca, além de frangos, leite e pequenos animais.

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*Veja vídeos a seguir:

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