conecte-se conosco


Saúde Pública

Governo de Mato Grosso anuncia compra direta de 1,2 milhão de doses da vacina ‘Sputnik V’

Publicado

O governador Mauro Mendes anunciou a compra direta de 1,2 milhão de doses da vacina russa Sputnik V, que combate a covid-19. O anúncio foi feito na tarde desta quarta-feira (31.03), logo após a assinatura do contrato com a fabricante. A Sputnik V possui eficácia comprovada de 91,6%.

“A vacinação é o caminho mais rápido e seguro para barrar a circulação do vírus e todos os impactos que essa doença acarreta à vida das pessoas. Temos acionado embaixadas e empresas pelo mundo, mas a grande maioria se nega a fazer negociações diretas com os governos estaduais, assim, há mais de um mês, em parceria com o Consórcio da Amazônia e do Nordeste, iniciamos as tratativas para compra da vacina Sputnik. Hoje temos um acordo. Hoje, o grande desejo da população é se ver livre desse tormento que tem tirado tantas vidas”, declarou o governador Mauro Mendes.

De acordo com o contrato, será adquirido um total de 1.201.500 doses, sendo necessária a aplicação de duas doses por pessoa para a imunização completa, assim como ocorre com a Coronavac.

Leia mais:  Covid-19: Abril registra alta nos índices em Tangará da Serra, que segue em risco muito alto

Cada dose custará U$S 9.95 dólares, resultando em um total de U$S 11,95 milhões – cerca de R$ 67,3 milhões de reais.

Os imunizantes serão entregues por lotes. A previsão é que os primeiros lotes cheguem já na segunda quinzena de abril, e os últimos em julho.

Mauro Mendes explicou que caso o Ministério da Saúde não tenha interesse em custear a vacina para incorporá-la ao Plano Nacional de Imunização (PNI), o Governo de Mato Grosso irá arcar com todos as despesas e usar o imunizante para vacinação exclusiva da população mato-grossense, em complemento às vacinas disponibilizadas pelo ministério.

Articulação

A aquisição das vacinas foi possível pela parceria entre os governadores integrantes do Fórum de Governadores da Amazônia Legal e do Consórcio Nordeste, que articularam em conjunto a compra das vacinas.

Desde o ano passado, o governador Mauro Mendes busca a compra direta de vacinas, tendo conversado com todos os laboratórios e fabricantes, bem como procurado auxílio de embaixadores e outros meios diplomáticos.

(Secom-MT)

Leia mais:  Tangará da Serra tem o maior percentual de cura de Covid-19 entre os principais municípios de Mato Grosso
publicidade

Saúde Pública

Tangará da Serra: Covid-19 superlota leitos de UTI e enfermaria do Hospital Municipal

Publicado

Todos os leitos de UTI e de enfermaria do Hospital Municipal de Tangará da Serra estão lotados com pacientes acometidos por Covid-19. É o que mostra o último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do município, na tarde desta quarta-feira (19).

(Veja boletim na imagem do topo)

No caso das enfermarias, os internados superam em 04 (40%) o leitos disponíveis.

De acordo com o documento, os casos confirmados da doença somam 19.398 desde o início da pandemia do novo coronavírus, em 01 de abril de 2020. Destes, 318 são casos ativos, sendo 294 pacientes em isolamento domiciliar, 10 internados em UTI e outros 14 internados em enfermaria.

Os números indicam que 49 novos casos ativos foram notificados nas últimas 24 horas. Os óbitos somam 364, não havendo registros de fatalidades desde ontem (terça, 18).

Os pacientes que alcançaram a cura da Covid-19 desde o início da pandemia somam 18.713, o que representa um índice de recuperação de 96,5%.

Leia mais:  COVID-19: Mato Grosso confirma 41 casos de coronavírus, com dois em Tangará da Serra
Continue lendo

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana