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Infraestrutura & Logística

Governo confirma licitação da MT-240 e restauração da MT-358, mas segue com indefinição sobre a MT-339

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O governo do Estado confirmou ontem, através da assinatura de termo de cooperação, que licitará a pavimentação de 37,6 quilômetros da MT-240, que liga Tangará da Serra e Santo Afonso. O termo foi assinado com as prefeituras dos dois municípios, estabelecendo prazo de execução das obras de 24 meses e valor referência para licitação de R$ 28,8 milhões.

Já na MT-358, o governo anunciou obras de recuperação do trecho de 96 quilômetros entre a Avenida Lions Internacional, em Tangará da Serra, até o distrito de Itanorte.

O ato das assinaturas dos termos de cooperação contou com as presenças do governador Mauro Mendes e do secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Marcelo Oliveira.

Apesar dos anúncios, não há previsão de início dos trabalhos.

As cooperações permitirão a licitação das obras, excluindo alguns serviços que serão executados diretamente pelas prefeituras, dentro do limite territorial de cada uma. Neste modelo de cooperação não há transferência de recursos aos municípios e as prefeituras ficarão responsáveis pela execução de serviços como terraplanagem, recomposição ambiental e sinalização das vias, por exemplo.

Leia mais:  Obras autorizadas na 358, no Chapadão, consolidam uma solução para os gargalos logísticos do MT

Não há, porém, previsão de quando as obras iniciarão, já que ainda há todo o processo licitatório a ser cumprido, além do período chuvoso que se aproxima, dificultando qualquer obra de pavimentação.

MT-339

Já a MT-339 (foto principal) – que tem 122 quilômetros ligando Tangará da Serra ao distrito de Panorama, em Salto do Céu  – segue em compasso de espera. Segundo informações do próprio governo, ainda falta assinatura de termo de cooperação entre o governo do Estado e uma associação de produtores da região do Assentamento Antônio Conselheiro para pavimentação de aproximadamente 18 quilômetros até a chamada ‘Curva da Calcário’, no entroncamento com a MT-426.

Apesar de fontes do governo admitirem a inclusão da MT-339 no cronograma de obras do Estado, até o momento não há qualquer informação oficial sobre a realização dos trabalhos.

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Infraestrutura & Logística

Obras autorizadas na 358, no Chapadão, consolidam uma solução para os gargalos logísticos do MT

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A autorização para pavimentação da MT-358, trecho Itanorte-Chapadão do Rio Verde atesta o acerto de uma modalidade que tem se apresentado como solução eficiente para obras estruturantes: as parcerias público-privadas (PPPs).

Ao firmar convênio com associações de produtores, o governo soluciona problemas de infraestrutura que representam grandes gargalos logísticos. Afinal, estradas não pavimentadas representam entraves que comprometem o escoamento e, assim, refletem diretamente nos custos de produção. “É uma fórmula inteligente, que proporciona ao governo solucionar estes gargalos através de uma parceria com entidades confiáveis, de credibilidade, que são as associações de produtores”, observa o superintendente da Associação Rio Verde, Edilson Sampaio, que estará à frente dos trabalhos na MT-358.

Governador e membros da Associação Rio Verde: Convênio e solução de gargalo logístico.

Em Tangará da Serra, as obras de pavimentação no alto do Chapadão do Rio Verde, na divisa com Campo Novo do Parecis, se converterá no quarto êxito das PPPs, que consistem em convênio entre governo do Estado e associações de produtores.

Prazos

A autorização assinada na última sexta-feira (13) pelo governador Mauro Mendes é o ‘start’ para pavimentação do primeiro lote, de 23,6 quilômetros de um trecho ainda não pavimentado de 130 quilômetros da MT-358, até o entroncamento com a MT-388, na direção oeste do estado. Serão dois anos para conclusão, contando o segundo lote, de 31 km, a ser autorizado pelo governo até 2023. A previsão para pavimentação do trajeto total – de 130 km – é de quatro anos.

Edílson Sampaio: “Essa é a nossa proposta para atender uma região que produz em escala e assegurar uma logística de transportes adequada”.

Antes do convênio com a Associação Rio Verde, o governo do Estado já havia firmado na região parcerias para manutenção da MT-480 (Associação de Produtores das Rodovias MT-480 e MT-339, entre Tangará da Serra e Deciolândia) e para pavimentação da MT-339 (mesma associação, na rodovia que liga Tangará a Panorama, no oeste do estado) e da MT-240 (Associação dos Produtores da Rodovia MT-240, entre Tangará e Santo Afonso). Estas duas últimas rodovias estão com obras em andamento. “Aos poucos estamos incrementando nossa malha rodoviária regional com asfalto de boa qualidade e manutenção permanente. Essa é a nossa proposta para atender uma região que produz em escala e assegurar uma logística de transportes adequada, com a classe produtora participando destas ações”, destaca Edilson Sampaio, que coordena os quatro trabalhos.

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Ligação

O vice-presidente da Associação Rio Verde, Ildo Crestani, externou satisfação em ver um antigo problema sendo solucionado. “Iniciaremos com 23 quilômetros, mas precisamos dar sequência. Esta obra não pode parar, pois ela não se resume no atendimento às nossas demandas de produtor rural, mas também representará uma importante ligação para o oeste/noroeste de Mato Grosso e ao estado de Rondônia”, destacou o produtor, ao usar a palavra durante o ato de assinatura da autorização para o primeiro lote do trecho.

Já o presidente da entidade conveniada, Macleibert Formigoni, destacou a confiança do governo estadual e a perseverança dos produtores do Chapadão do Rio Verde para estabelecer o compromisso de pavimentar uma via que até alguns anos não constava no cronograma do governo. “Selamos uma união entre a boa vontade de um governo sério como o de Mauro Mendes e a força do agronegócio. Estamos felizes pela conquista e isto nos serve de motivação para seguir trabalhando e produzindo em nome da nossa região e de Mato Grosso”, afirmou.

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