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Infraestrutura & Logística

Governo anuncia Prodestur para custeio de duas estradas da região e o centro de eventos de Tangará da Serra

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A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) anunciou esta semana investimentos de quase R$ 70 milhões em obras de infraestrutura rodoviária em Mato Grosso. Os recursos são do Programa de Desenvolvimento Sustentável de Turismo de Mato Grosso (Prodestur), administrado pela Secretaria Adjunta de Turismo, e com obras executadas pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra). Três rodovias estaduais e dois centros de eventos estão em obras.

Obras de terraplenagem na MT-343, proximidades da localidade de “Saloba”.

A MT-343 – que liga Barra do Bugres a Cáceres – tem investimento de R$ 23,1 milhões do Prodestur e a obra está 45% realizada. Já a MT-246 foi dividida em dois lotes. No lote 1, o investimento é de R$ 12,8 milhões e está 73% realizada, no lote 2, são R$ 16,7 milhões e 83% do trecho realizado. Fora da região oeste, há o investimento na pavimentação da MT-020 em Chapada dos Guimarães.

Há ainda investimentos na construção do Centro de Eventos de Tangará da Serra, no valor de R$ 7,6 milhões, e o Centro de Eventos de Barra do Garças no valor de R$ 7,4 milhões e no Centro de Eventos.

Obras do Centro de Eventos geram grande expectativa na comunidade regional.

Com projeto concebido e aprovado em 2012 e obras iniciadas em 2016, o Centro de Eventos de Tangará da Serra teve suas obras paralisadas por diversas vezes, seja por negligência e atrasos nos repasses do governo à empresa responsável, seja por problemas técnicos da empreiteira.

Leia mais:  Obras autorizadas na 358, no Chapadão, consolidam uma solução para os gargalos logísticos do MT

Contudo, o governo do Estado demonstra otimismo. “Estas obras financiadas com recursos do Prodestur vão dar mais estrutura para estes municípios e fomentar o turismo regional. Vai de encontro com o nosso objetivo que é incentivar a população mato-grossense a fazer passeios turísticos dentro do Estado, conhecendo todas as belezas de Mato Grosso”, finaliza Jefferson Moreno, secretário adjunto de Turismo.

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Infraestrutura & Logística

Obras autorizadas na 358, no Chapadão, consolidam uma solução para os gargalos logísticos do MT

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A autorização para pavimentação da MT-358, trecho Itanorte-Chapadão do Rio Verde atesta o acerto de uma modalidade que tem se apresentado como solução eficiente para obras estruturantes: as parcerias público-privadas (PPPs).

Ao firmar convênio com associações de produtores, o governo soluciona problemas de infraestrutura que representam grandes gargalos logísticos. Afinal, estradas não pavimentadas representam entraves que comprometem o escoamento e, assim, refletem diretamente nos custos de produção. “É uma fórmula inteligente, que proporciona ao governo solucionar estes gargalos através de uma parceria com entidades confiáveis, de credibilidade, que são as associações de produtores”, observa o superintendente da Associação Rio Verde, Edilson Sampaio, que estará à frente dos trabalhos na MT-358.

Governador e membros da Associação Rio Verde: Convênio e solução de gargalo logístico.

Em Tangará da Serra, as obras de pavimentação no alto do Chapadão do Rio Verde, na divisa com Campo Novo do Parecis, se converterá no quarto êxito das PPPs, que consistem em convênio entre governo do Estado e associações de produtores.

Prazos

A autorização assinada na última sexta-feira (13) pelo governador Mauro Mendes é o ‘start’ para pavimentação do primeiro lote, de 23,6 quilômetros de um trecho ainda não pavimentado de 130 quilômetros da MT-358, até o entroncamento com a MT-388, na direção oeste do estado. Serão dois anos para conclusão, contando o segundo lote, de 31 km, a ser autorizado pelo governo até 2023. A previsão para pavimentação do trajeto total – de 130 km – é de quatro anos.

Edílson Sampaio: “Essa é a nossa proposta para atender uma região que produz em escala e assegurar uma logística de transportes adequada”.

Antes do convênio com a Associação Rio Verde, o governo do Estado já havia firmado na região parcerias para manutenção da MT-480 (Associação de Produtores das Rodovias MT-480 e MT-339, entre Tangará da Serra e Deciolândia) e para pavimentação da MT-339 (mesma associação, na rodovia que liga Tangará a Panorama, no oeste do estado) e da MT-240 (Associação dos Produtores da Rodovia MT-240, entre Tangará e Santo Afonso). Estas duas últimas rodovias estão com obras em andamento. “Aos poucos estamos incrementando nossa malha rodoviária regional com asfalto de boa qualidade e manutenção permanente. Essa é a nossa proposta para atender uma região que produz em escala e assegurar uma logística de transportes adequada, com a classe produtora participando destas ações”, destaca Edilson Sampaio, que coordena os quatro trabalhos.

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Ligação

O vice-presidente da Associação Rio Verde, Ildo Crestani, externou satisfação em ver um antigo problema sendo solucionado. “Iniciaremos com 23 quilômetros, mas precisamos dar sequência. Esta obra não pode parar, pois ela não se resume no atendimento às nossas demandas de produtor rural, mas também representará uma importante ligação para o oeste/noroeste de Mato Grosso e ao estado de Rondônia”, destacou o produtor, ao usar a palavra durante o ato de assinatura da autorização para o primeiro lote do trecho.

Já o presidente da entidade conveniada, Macleibert Formigoni, destacou a confiança do governo estadual e a perseverança dos produtores do Chapadão do Rio Verde para estabelecer o compromisso de pavimentar uma via que até alguns anos não constava no cronograma do governo. “Selamos uma união entre a boa vontade de um governo sério como o de Mauro Mendes e a força do agronegócio. Estamos felizes pela conquista e isto nos serve de motivação para seguir trabalhando e produzindo em nome da nossa região e de Mato Grosso”, afirmou.

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