conecte-se conosco

Cidades & Geral

Golpe da Vacinação: Criminosos usam telefonemas para marcar vacina e roubar dados

Publicado

Com a expectativa pelo início da vacinação contra a Covid-19 no Brasil, surge uma oportunidade para os criminosos usarem sua habilidade de engenharia social para prejudicar cidadãos.

O Ministério da Saúde publicou em seu perfil no Facebook um alerta sobre um golpe que usa a vacinação como “isca” para roubar contas em “aplicativos de mensagens”.

Segundo a mensagem, os golpistas simulam um agendamento para vacinação contra a Covid-19 e ao final pedem que a vítima informe um “código de confirmação” enviado ao aparelho. Se a vítima fizer isso, dará aos bandidos acesso à sua conta do WhatsApp ou Telegram.

Resumindo, é o velho golpe do WhatsApp com uma cara nova. De posse da conta, os criminosos começam a pedir dinheiro a amigos e parentes na lista de contatos, ou usam informações das conversas para extorsão.

Em julho uma tentativa de golpe da falsa vacinação do WhatsApp foi gravada por uma “vítima”, que estava ciente do que estava acontecendo. No áudio, o criminoso não só confirmou o esquema como admitiu que o método pode garantir R$ 20 mil em apenas duas semanas. Ao ouvir todo o protocolo da fraude, a quase vítima pergunta se muitas pessoas caem no esquema. “Se eu fizer 50 ligações no dia, em umas 39 eu consigo [o código]”, diz o golpista.

Leia mais:  Chamam atenção prisões por crimes de roubo e tráfico no Assentamento Antônio Conselheiro

O Ministério da Saúde lembra que não telefona para marcar vacinação, e que jamais pede confirmação de dados. A campanha nacional de vacinação contra a Covid-19 deve começar esta semana.

(Fonte e foto: Olhar Digital)

publicidade

Cidades & Geral

Feira da Vila Alta funcionará também à tarde; Movimento da manhã agradou e horário poderá ser mantido

Publicado

A publicação do Decreto 113/2021, assinado na tarde de ontem pelo prefeito Vander Masson, permite o funcionamento da Feira da Vila Alta à tarde. A medida revoga a exigência de funcionamento apenas pela manhã, que anteriormente havia sido determinado pelo Decreto 836/2021, do governo do Estado.

Os feirantes já estão cientes da permissão e atenderão nesse sábado também no período vespertino. Antes, porém, o novo decreto baixado pelo Executivo Municipal surpreendera os feirantes e, também, o próprio poder público no âmbito da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).

Movimento da manhã agradou feirantes e horário poderá ser mantido junto com o período vespertino.

Afinal, se pelo Decreto 113 o funcionamento de todas as atividades comerciais passa a ser permitido entre às 05h00 e às 22h00, por outro os feirantes já haviam se programado para atendimento na parte da manhã.

Contudo, segundo o titular da Seapa, secretário Rogério Rio, a movimentação da manhã agradou os feirantes. “Eles gostaram e querem repetir o horário no próximo sábado”, disse o secretário. Entretanto, a alteração do horário da Feira da Vila Alta incluindo o funcionamento no período da manhã ainda será pauta de deliberação do Executivo ao longo da próxima semana.

Leia mais:  Tangará da Serra: Retorno dos shows e outros eventos dependerá de parecer de Comitê

Continue lendo

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana