A prefeitura de Tangará da Serra entregou na manhã desta quinta-feira (21) o estudo preliminar arquitetônico do setor administrativo da Feira do Produtor do Centro. O estudo, elaborado pela Secretaria de Planejamento, Coordenação e Inovação (Seplan), foi entregue à Associação dos Feirantes de Tangará da Serra (Asfet).
A modernização contará com recursos de emenda parlamentar na ordem de R$ 1 milhão, de autoria da deputada federal Coronel Fernanda (PL), que esteve presente na entrega do estudo arquitetônico. Os recursos foram viabilizados pela parlamentar em atendimento a solicitação do presidente da Asfet, Valdecir Ferraz Aquino, ficando à disposição da municipalidade.
Estudo arquitetônico foi entregue na manhã desta quinta, em evento promovido pela prefeitura de Tangará da Serra.
“A feira vai ser reformulada por inteiro, esse é o início, o setor administrativo. Os feirantes e todos aqueles que frequentam a feira merecem um lugar de qualidade, porque ela é um local onde a população se encontra todos os domingos e no meio de semana, sendo fundamental para a comercialização do que é produzido na agricultura familiar de Tangará da Serra”, observou Coronel Fernanda.
Durante a apresentação do estudo arquitetônico, o prefeito Vander Masson destacou a importância desta que será a primeira etapa da modernização da Feira do Produtor do Centro. “Começaremos pela área administrativa da Feira. Teremos um grande benefício para um espaço destinado à agricultura familiar e um tradicional ponto de encontro da população tangaraense”, disse o gestor.
Valdeci Ferraz, deputada Coronel Fernanda e diretores da Asfet: 1ª etapa da modernização da Feira do Centro contempla área administrativa.
Já o Presidente da Associação dos Feirantes de Tangará da Serra, Valdeci Ferraz Aquino agradeceu a conquista, que teve como ponto de partida o ano de 2022 quando foi confirmada a emenda parlamentar. Em maio de 2023, numa reunião entre o prefeito Vander Masson e Valdeci, a elaboração do projeto foi alinhavada. “A gente já tinha esse sonho e o prefeito Vander sempre nos apoiou, viabilizou o projeto, sempre esteve junto com a gente na feira e entendeu a necessidade de modernizar o nosso mercado público que foi inaugurado lá em 2003”, disse Valdeci.
Como ficará
Segundo a autora do estudo, arquiteta Sabrina Solda, o espaço passará por uma reformulação completa. Esta primeira etapa consiste na demolição da estrutura administrativa e de banheiros atuais da Feira para a construção do nova estrutura física com dois pavimentos no interior do complexo.
O pavimento térreo irá contar com novos sanitários coletivos, sendo um masculino e um feminino, dois sanitários acessíveis e um sanitário família, composto de espaço adequado para troca de fraldas, poltrona de amamentação e bacia sanitária acessível. Haverá, ainda, um depósito de materiais de limpeza.
Na administração, serão construídas uma nova recepção e uma sala administrativa, esta com banheiros.
Para o acesso no primeiro pavimento haverá uma escada e uma plataforma elevatória para garantir a acessibilidade.
Já o segundo pavimento será composto de antessala, auditório para 50 pessoas e sala da direção/presidência da Asfet.
Entrega de implementos
No mesmo evento, a prefeitura, através da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), realizou a entrega de sete novos implementos agrícolas, somando-se aos dois já distribuídos em dezembro último.
O investimento nos implementos agrícolas totaliza recursos na ordem de R$ 245,8 mil, provenientes de emendas impositivas dos vereadores Elaine Antunes, Edmilson Porfírio, Davi Oliveira, Romer Japonês, Nivaldo Leiteiro e Horácio Pereira, além de contrapartida do município, canalizados através da Seapa, comandada pelo secretário Rogério Rio.
Destinados a diversas associações do município, os implementos incluem seis carretas tanques de 5.000 litros cada, equipadas com sistemas de combate a incêndio, e uma esteira transportadora para carregamento de cama aviária.