TANGARÁ DA SERRA
Pesquisar
Close this search box.

Cidades & Geral

Feira do Centro: Prefeitura apresenta estudo preliminar para a 1ª etapa de modernização

Publicado em

A prefeitura de Tangará da Serra entregou na manhã desta quinta-feira (21) o estudo preliminar arquitetônico do setor administrativo da Feira do Produtor do Centro. O estudo, elaborado pela Secretaria de Planejamento, Coordenação e Inovação (Seplan), foi entregue à Associação dos Feirantes de Tangará da Serra (Asfet).

A modernização contará com recursos de emenda parlamentar na ordem de R$ 1 milhão, de autoria da deputada federal Coronel Fernanda (PL), que esteve presente na entrega do estudo arquitetônico. Os recursos foram viabilizados pela parlamentar em atendimento a solicitação do presidente da Asfet, Valdecir Ferraz Aquino, ficando à disposição da municipalidade.

Estudo arquitetônico foi entregue na manhã desta quinta, em evento promovido pela prefeitura de Tangará da Serra.

“A feira vai ser reformulada por inteiro, esse é o início, o setor administrativo. Os feirantes e todos aqueles que frequentam a feira merecem um lugar de qualidade, porque ela é um local onde a população se encontra todos os domingos e no meio de semana, sendo fundamental para a comercialização do que é produzido na agricultura familiar de Tangará da Serra”, observou Coronel Fernanda.

Durante a apresentação do estudo arquitetônico, o prefeito Vander Masson destacou a importância desta que será a primeira etapa da modernização da Feira do Produtor do Centro. “Começaremos pela área administrativa da Feira. Teremos um grande benefício para um espaço destinado à agricultura familiar e um tradicional ponto de encontro da população tangaraense”, disse o gestor.

Valdeci Ferraz, deputada Coronel Fernanda e diretores da Asfet: 1ª etapa da modernização da Feira do Centro contempla área administrativa.

Já o Presidente da Associação dos Feirantes de Tangará da Serra, Valdeci Ferraz Aquino agradeceu a conquista, que teve como ponto de partida o ano de 2022 quando foi confirmada a emenda parlamentar. Em maio de 2023, numa reunião entre o prefeito Vander Masson e Valdeci, a elaboração do projeto foi alinhavada. “A gente já tinha esse sonho e o prefeito Vander sempre nos apoiou, viabilizou o projeto, sempre esteve junto com a gente na feira e entendeu a necessidade de modernizar o nosso mercado público que foi inaugurado lá em 2003”, disse Valdeci.

Leia mais:  Em assembleia, feirantes decidem manter horário noturno nas quartas-feiras

Como ficará

Segundo a autora do estudo, arquiteta Sabrina Solda, o espaço passará por uma reformulação completa. Esta primeira etapa consiste na demolição da estrutura administrativa e de banheiros atuais da Feira para a construção do nova estrutura física com dois pavimentos no interior do complexo.

O pavimento térreo irá contar com novos sanitários coletivos, sendo um masculino e um feminino, dois sanitários acessíveis e um sanitário família, composto de espaço adequado para troca de fraldas, poltrona de amamentação e bacia sanitária acessível. Haverá, ainda, um depósito de materiais de limpeza.

Na administração, serão construídas uma nova recepção e uma sala administrativa, esta com banheiros.

Para o acesso no primeiro pavimento haverá uma escada e uma plataforma elevatória para garantir a acessibilidade.

Já o segundo pavimento será composto de antessala, auditório para 50 pessoas e sala da direção/presidência da Asfet.

Entrega de implementos

No mesmo evento, a prefeitura, através da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), realizou a entrega de sete novos implementos agrícolas, somando-se aos dois já distribuídos em dezembro último.

Leia mais:  Em assembleia, feirantes decidem manter horário noturno nas quartas-feiras

O investimento nos implementos agrícolas totaliza recursos na ordem de R$ 245,8 mil, provenientes de emendas impositivas dos vereadores Elaine Antunes, Edmilson Porfírio, Davi Oliveira, Romer Japonês, Nivaldo Leiteiro e Horácio Pereira, além de contrapartida do município, canalizados através da Seapa, comandada pelo secretário Rogério Rio.

Destinados a diversas associações do município, os implementos incluem seis carretas tanques de 5.000 litros cada, equipadas com sistemas de combate a incêndio, e uma esteira transportadora para carregamento de cama aviária.

Comentários Facebook
Advertisement

Cidades & Geral

Em assembleia, feirantes decidem manter horário noturno nas quartas-feiras

Published

on

O horário noturno de funcionamento da Feira do Produtor do Centro, às quartas-feiras, foi mantido pela grande maioria dos presentes na Assembleia Geral Ordinária da Associação dos Feirantes de Tangará da Serra (ASFET), na noite da última quinta-feira (17), no plenário da Câmara Municipal.

A deliberação sobre o horário da noite foi um dos principais temas da assembleia, ao lado da prestação de contas do exercício anterior, também aprovada pelos presentes, porém com unanimidade.

Plenário da Câmara recebeu bom número de feirantes para a Assembleia Geral Ordinária da ASFET.

Liderada pelo presidente da ASFET, Valdeci Ferraz Aquino, a reunião deliberativa oficial contou com as presenças de membros da diretoria e do Conselho Fiscal da entidade. A assembleia foi prestigiada pelo prefeito de Tangará da Serra, Vander Masson, pelo vice-prefeito Eduardo Sanches, pelo secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA), pelo presidente da Câmara Municipal, Edmílson Porfírio, e pelos vereadores Evânia Felix, Sarah Botelho e Horácio Pereira. Outras presenças foram da equipe técnica da Secretaria Municipal de Planejamento (SEPLAN) Vigilância Sanitária do município, através da sua coordenadora, Renata Dias de Almeida, e do veterinário Lucas Gabriel Machado, e da coordenação da Unidade Local do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado (INDEA-MT).

Autoridades locais marcaram presença no evento deliberativo oficial da ASFET.

Outros assuntos em pauta estiveram relacionados às obras de reforma e modernização da estrutura física da Feira, segurança e, também, a questão sanitária para produção, manipulação e comercialização de alimentos. Nesses quesitos, houve informações e orientações aos participantes da assembleia.

Leia mais:  Feira do Centro: Entre os cortes bovinos, o músculo se sobressai em sabor e maciez

Feira noturna

Em vigor desde agosto do ano passado, o horário noturno da Feira do Produtor do Centro ocorreu em caráter experimental até a assembleia do último dia 17, quando houve deliberação por mantê-lo, agora de forma definitiva. A deliberação foi avalizada pela grande maioria dos presentes.

A principal justificativa para o novo horário é a necessidade de mais opções de atendimento ao público consumidor. Segundo os feirantes, muitos consumidores têm dificuldades em ir à feira às quartas pela manhã em razão das suas rotinas profissionais.

Com a abertura à noite, esses consumidores poderão sair do trabalho e se dirigir à Feira para adquirir os produtos desejados. A praça de alimentação também será opção para o consumidor no horário noturno.

No curto prazo, a Feira do Centro contará com apoio do poder público em seu horário noturno. Há conversações entre a presidência da ASFET e órgãos municipais e estaduais para realização de atividades artístico-culturais e ações e campanhas orientativas/educativas dos órgãos das esferas municipal e estadual de governo.

Leia mais:  Feira do Centro: Entre os cortes bovinos, o músculo se sobressai em sabor e maciez

*Horário*

A Feira do Produtor do Centro abre todas as quartas-feiras pela manhã, das 05h00 às 12h00, e das 17h00 às 22h00. Aos domingos, o horário de atendimento é, também, das 05h00 às 12h00.

(Assessoria)

Demais fotos da Assembleia Geral Ordinária da ASFET:

Plenário da Câmara recebeu bom número de feirantes para a Assembleia Geral Ordinária da ASFET.

Vereadora Sarah Botelho, durante a Assembleia: Poder Legislativo marcou presença no evento deliberativo dos feirantes.

Prestação de contas do exercício anterior foi aprovada por unanimidade entre os presentes.

Equipe técnica da Vigilância Sanitária discorreu sobre as normas sanitárias para produção, manipulação e comercialização de alimentos.

Projeto de reforma e modernização da Feira do Centro foi apresentado durante a Assembleia Geral Ordinária.

Comentários Facebook
Continue Reading

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana