TANGARÁ DA SERRA
Pesquisar
Close this search box.

Cidades & Geral

Feira do Centro: Prefeitura apresenta estudo preliminar para a 1ª etapa de modernização

Publicado em

A prefeitura de Tangará da Serra entregou na manhã desta quinta-feira (21) o estudo preliminar arquitetônico do setor administrativo da Feira do Produtor do Centro. O estudo, elaborado pela Secretaria de Planejamento, Coordenação e Inovação (Seplan), foi entregue à Associação dos Feirantes de Tangará da Serra (Asfet).

A modernização contará com recursos de emenda parlamentar na ordem de R$ 1 milhão, de autoria da deputada federal Coronel Fernanda (PL), que esteve presente na entrega do estudo arquitetônico. Os recursos foram viabilizados pela parlamentar em atendimento a solicitação do presidente da Asfet, Valdecir Ferraz Aquino, ficando à disposição da municipalidade.

Estudo arquitetônico foi entregue na manhã desta quinta, em evento promovido pela prefeitura de Tangará da Serra.

“A feira vai ser reformulada por inteiro, esse é o início, o setor administrativo. Os feirantes e todos aqueles que frequentam a feira merecem um lugar de qualidade, porque ela é um local onde a população se encontra todos os domingos e no meio de semana, sendo fundamental para a comercialização do que é produzido na agricultura familiar de Tangará da Serra”, observou Coronel Fernanda.

Durante a apresentação do estudo arquitetônico, o prefeito Vander Masson destacou a importância desta que será a primeira etapa da modernização da Feira do Produtor do Centro. “Começaremos pela área administrativa da Feira. Teremos um grande benefício para um espaço destinado à agricultura familiar e um tradicional ponto de encontro da população tangaraense”, disse o gestor.

Valdeci Ferraz, deputada Coronel Fernanda e diretores da Asfet: 1ª etapa da modernização da Feira do Centro contempla área administrativa.

Já o Presidente da Associação dos Feirantes de Tangará da Serra, Valdeci Ferraz Aquino agradeceu a conquista, que teve como ponto de partida o ano de 2022 quando foi confirmada a emenda parlamentar. Em maio de 2023, numa reunião entre o prefeito Vander Masson e Valdeci, a elaboração do projeto foi alinhavada. “A gente já tinha esse sonho e o prefeito Vander sempre nos apoiou, viabilizou o projeto, sempre esteve junto com a gente na feira e entendeu a necessidade de modernizar o nosso mercado público que foi inaugurado lá em 2003”, disse Valdeci.

Leia mais:  Uisa divulga nota de esclarecimento sobre risco de colapso em represa por fortes chuvas

Como ficará

Segundo a autora do estudo, arquiteta Sabrina Solda, o espaço passará por uma reformulação completa. Esta primeira etapa consiste na demolição da estrutura administrativa e de banheiros atuais da Feira para a construção do nova estrutura física com dois pavimentos no interior do complexo.

O pavimento térreo irá contar com novos sanitários coletivos, sendo um masculino e um feminino, dois sanitários acessíveis e um sanitário família, composto de espaço adequado para troca de fraldas, poltrona de amamentação e bacia sanitária acessível. Haverá, ainda, um depósito de materiais de limpeza.

Na administração, serão construídas uma nova recepção e uma sala administrativa, esta com banheiros.

Para o acesso no primeiro pavimento haverá uma escada e uma plataforma elevatória para garantir a acessibilidade.

Já o segundo pavimento será composto de antessala, auditório para 50 pessoas e sala da direção/presidência da Asfet.

Entrega de implementos

No mesmo evento, a prefeitura, através da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), realizou a entrega de sete novos implementos agrícolas, somando-se aos dois já distribuídos em dezembro último.

Leia mais:  Câmara aprova crédito para plano diretor do aeroporto municipal de Tangará da Serra

O investimento nos implementos agrícolas totaliza recursos na ordem de R$ 245,8 mil, provenientes de emendas impositivas dos vereadores Elaine Antunes, Edmilson Porfírio, Davi Oliveira, Romer Japonês, Nivaldo Leiteiro e Horácio Pereira, além de contrapartida do município, canalizados através da Seapa, comandada pelo secretário Rogério Rio.

Destinados a diversas associações do município, os implementos incluem seis carretas tanques de 5.000 litros cada, equipadas com sistemas de combate a incêndio, e uma esteira transportadora para carregamento de cama aviária.

Comentários Facebook
Advertisement

Cidades & Geral

Feira de domingo: Arte e artesanato são destaques no maior mercado público do MT

Published

on

Em Tangará da Serra, a Feira do Produtor do Centro é de uma diversidade singular quando se trata de alimentos. E esta variedade de produtos pode ser conferida neste domingo (19), a partir das 05h00.

(*) Veja série de fotos a seguir.

No maior mercado público de Mato Grosso, o consumidor encontra o melhor da agricultura familiar local, com inúmeras opções em hortifrutis, carnes e embutidos, produtos coloniais, leite e derivados, pães e doces, temperos e condimentos, além da praça de alimentação.

“Mas, na Feira do Centro não tem só alimentos. Tem a arte, tem o artesanato, tudo de bom gosto”, destaca o presidente da Associação dos Feirantes (ASFET), Valdeci Ferraz Aquino.

No box 49-C, Dª Eva Rodrigues da Silva comercializa pilões, tábuas de corte, pás de cozinha e outras utilidades artesanais que ela mesmo produz. “É no bambu e na garapeira”, diz Dª Eva, que faz o seu trabalho no sítio localizado na Agrovila 01, do Assentamento Antônio Conselheiro.

Leia mais:  IPES oferece vagas para as séries do Fundamental “1” com turmas pela manhã e à tarde

Ali perto, num dos corredores centrais da Feira, do lado para a rua José Cândido Melhorança (Rua 24), a arte chama atenção. Trata-se da artista plástica Gloria Borges, que mostra e oferece arte sobre tela e artesanato, uma riqueza em cores para decoração de ambientes.

Glória mostra seu talento ao retratar em arte os pássaros da região de Tangará da Serra, figuras humanas e outras inspirações. Também apresenta adornos, como pinturas em pedras e artesanatos, como cestos feitos com fibra de bananeira.

Vale à pena conferir!

Comentários Facebook
Continue Reading

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana