TANGARÁ DA SERRA
Pesquisar
Close this search box.

Cidades & Geral

Feira do Centro oferece temperos e condimentos para o preparo do peixe na Páscoa

Publicado em

Domingo. Dia de Feira. Se há um bom costume do qual o tangaraense não abre mão é ir ao mercado público nas manhãs de domingo.

Nesse cenário dominical e essencialmente familiar, a comida é a atração principal. E nela não podem faltar os bons temperos e condimentos. E estes itens serão fundamentais no preparo do peixe consumido na Semana Santa, que se aproxima.

Na Feira do Produtor do Centro é possível encontrar uma variedade impressionante de temperos, nas mais variadas formas e em diferentes cores. “O feirante conhece esse gosto especial do consumidor tangaraense e oferece uma grande variedade de temperos, condimentos e conservas naturais”, diz o presidente da Associação dos Feirantes de Tangará da Serra e gestos da Feira, Valdeci Ferraz Aquino.

As opções são as mais variadas e são encontradas nos boxes do setor de hortifrutis do mercado público. São mais de 30 tipos de temperos e condimentos. A lista é grande: Alho e cebola granulados, alecrim, anis estrelado, açafrão, canela, chia, chimichurri, coentro em grão, colorau, cominho, erva-doce, gengibre, gergelim, hibisco, linhaça, louro, manjerona, manjericão, mostarda em grão, marcela, noz-moscada, orégano, páprica, pimenta-do-reino, salsa, sálvia, tempero-baiano, tomate em flocos, umburana, vinagrete desidratado e outros tantos.

Leia mais:  Associação de bares e restaurantes adere ao programa Vigia Mais MT

E ainda tem as conservas de pimentas cambari, bodinho e malagueta, e, também, de cebola, jurubeba, maxixe, pepino, pequi, entre outras delícias.

Sabor e saúde

Os condimentos acentuam o sabor dos alimentos e fazem bem à saúde, por isso nunca devem faltar na cozinha. Os temperos ajudam a evitar o estresse oxidativo e as inflamações causadas por fatores internos e externos, que geram doenças e aceleram o envelhecimento.

Recente pesquisa mostra que os brasileiros consideram alho (46%), cebola (19,5%) e pimenta (5,4%) como temperos indispensáveis. Na cultura gastronômica atual os consumidores tendem a optar por temperos naturais, na combinação de sabor e princípios ativos, com efeitos farmacológicos.

Os temperos naturais possuem ações anti-inflamatórias, antioxidantes, calmantes, estimulantes, cicatrizantes e antibióticas, ao contrário dos industrializados, que possuem altos níveis de sódio, com aromatizantes e corantes.

Na sequência, veja dicas de temperos e receitas de conservas com pimenta:

Temperos: guia completo de técnicas e misturas cheias de aromas e sabores

Conserva de pimenta

 

Comentários Facebook
Advertisement

Cidades & Geral

Peixe Santo: Feira do Centro já aceita encomendas; veja receitas com tambaqui

Published

on

Com a proximidade da Páscoa, a Feira do Produtor do Centro já aceita encomendas de peixes, uma das especialidades do principal mercado público de Tangará da Serra.

O peixe pode ser encontrado em quantidade, variedade e qualidade no setor de carnes e derivados do mercado público central. Nos boxes são oferecidos cortes especiais de tambaqui – incluindo desossados, ventrechas e cortes para caldo – além do filé de tilápia. É possível, também, encontrar peixes de rio (pintado, piau, tucunaré, pirarucu, lambari).

Os preços são atrativos e a qualidade pode ser comprovada pelo próprio consumidor que procura estes alimentos. Vale a pena conferir.

Fonte proteica

O peixe é uma fonte de proteínas e gorduras boas (como o ômega 3), que aumentam a produção das células de defesa do organismo, fortalecendo o sistema imunológico. Além disso, é um alimento rico em vitamina C e vitamina E, que contém propriedades anti-inflamatórias.

Na Feira do Centro, o destaque fica por conta do peixe de tanque. A piscicultura – atividade de criação de peixes em ambientes controlados – ajuda a melhorar a qualidade de peixes comercializados e criados apenas para o consumo humano, devido aos cuidados, alimentação controlada e nutritiva, controle de crescimento e de água nos viveiros de peixes.

Leia mais:  Empresários oferecem área em doação para faculdade de Medicina em Tangará da Serra

Para o presidente da Associação dos Feirantes, Valdeci Ferraz Aquino, o peixe de tanque é um alimento cuja tendência é estar cada vez mais presente no dia a dia do consumidor. “A piscicultura é uma vocação da agricultura familiar, gera emprego e renda e é uma rica fonte alimentar”, observa.

Na sequência, 11 receitas com o tambaqui, um dos peixes mais comuns na piscicultura local.

https://www.receiteria.com.br/receitas-de-tambaqui-assado/

Comentários Facebook
Continue Reading

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana