conecte-se conosco


Cidades & Geral

Feira do Centro: É tempo de pequi, um fruto do cerrado que combate o envelhecimento

Publicado

Peculiar, vistoso, aromático, de sabor marcante e com propriedades que retardam o envelhecimento. O pequi é um velho conhecido da boa culinária mato-grossense e, nesta época do ano, é encontrado em fartura na Feira do Produtor do Centro, em Tangará da Serra.

Com safra entre outubro e janeiro, o pequi é nativo do cerrado brasileiro, consumido largamente em Mato Grosso e boa parte da região Centro-Oeste.

O pequizeiro é a cara do cerrado, de tronco retorcido, galhos com fissuras e cristas, alcançando até 10 metros de altura. A fruta tem as cores do Brasil, de casca verde e interior amarelo. Seu nome vem dos inúmeros espinhos encontrados em sua polpa. Na língua indígena, pequi é pele (py) e espinho (qui).

Uso

O pequi é muito apreciado cozido com arroz, numa galinhada, num ensopado de peixe e, também, na forma de licor.

O óleo da polpa contém antioxidantes naturais, que servem de contraponto ao excesso de radicais livres no organismo que oxidam as células e aceleram o envelhecimento. É, também, usado na medicina popular para o tratamento de diversas doenças, principalmente respiratórias.

Leia mais:  Feira do Centro oferece um riquíssimo alimento conhecido pelo homem há 6 mil anos

O azeite extraído da polpa é usado para fabricação de licores e condimentos. Assim como a polpa, a amêndoa também é matéria prima para as indústrias farmacêutica e de cosméticos.

Novos produtos

Pesquisadores da Universidade Estadual Paulista (Unesp) iniciaram um estudo em 2016 e desenvolveram um creme anti-inflamatório e um protetor solar com propriedades antioxidantes, capazes de retardar o envelhecimento da pele.

As novidades já foram patenteadas pela Agência Unesp de Inovação e aguardam aprovação da Anvisa para serem comercializadas.

Boxes

Para o produtor rural e presidente da Associação dos Feirantes de Tangará da Serra (Asfet), Valdeci Ferraz Aquino, a comercialização do pequi ainda poderá representar uma alternativa importante de renda no campo. “Nesta época sempre temos o pequi na Feira do Centro. Há pesquisas em andamento e, quem sabe, num futuro próximo, poderemos ter no pequi mais uma opção de renda na agricultura familiar”, disse.

Na Feira do Centro, o pequi pode ser encontrado nos boxes 8-C (Sueli Borges, sítios na Estrada do Mutum e na Gleba Ariranha/Pecuama), 11-A (Antônio José, Córrego das Pedras), 46-A (Tales Artur, Comunidade Nossa Senhora Aparecida), 49-A (Márcia Bandiera, Comunidade Acampamento) e 59-A (Eliane Godoi, Condomínio Godoi/Granja Tangará).

Leia mais:  Crédito de R$ 200 mil para serviços cartorários viabilizará escrituração de área do aeroporto

Neste domingo, a Feira do Produtor do Centro abre para atendimento às 06h00, até o meio-dia.

publicidade

Cidades & Geral

Clubes de Serviço: Rotary de Tangará da Serra iniciam nesta quinta-feira as trocas de diretorias

Publicado

Os Rotary do Distrito 4440 darão início hoje (quinta, 30) à série de solenidades festivas de trocas de diretorias para o ano rotário 2022/2023. A região 06 do Distrito, que é sediada por Tangará da Serra, é composta também pelos municípios vizinhos de Barra do Bugres, Denise e Nova Olímpia.

Alfredo Nuernberg assumirá em julho como governador assistente da Região 06 do Rotary Distrito 4440.

A primeira nova diretoria a ser empossada é a do Rotary Club Tangará Cidade Alta, com festiva ocorrendo logo mais, à noite, a partir das 20hs, na Casa da Amizade. Na ocasião, tomará posse na presidência do clube o bancário Luiz Antônio Fontana Junior, em lugar do empresário Eleçandro José de Oliveira.

Até o dia 11 de julho serão empossadas as novas diretorias do Rotary Club Tangará da Serra, Tangará da Serra Centro e Tangará da Serra Águas do Sepotuba, assim como os clubes de Barra do Bugres, Denise e Nova Olímpia.

As posses em julho também ocorrerão no Rotaract, Interact, Rotary Kids e Associação das Senhoras Rotarianas (ASR). O governador assistente do Distrito 4440 para a região 06 do ano rotário 2022/2023 será o empresário Alfredo Acácio Nuernberg.

Leia mais:  Clubes de Serviço: Rotary de Tangará da Serra iniciam nesta quinta-feira as trocas de diretorias

Continue lendo

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana