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Infraestrutura & Logística

Estradas: Trecho Jangada-Itanorte e MT-480 têm apenas uma empresa interessada pela concessão

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Três empresas interessadas em participar do leilão de concessão dos três lotes de rodovias de Mato Grosso, totalizando 512 quilômetros, apresentaram suas propostas de preço durante sessão pública realizada ontem (quinta, 19) na sede da B3, a bolsa de valores oficial do Brasil, na cidade de São Paulo. A sessão antecedeu o leilão que ocorrerá no próximo dia 26, também na Bolsa de Valores.

As concessões abrangem as rodovias nas regiões Sudeste, Centro-Sul e Norte de Mato Grosso e têm prazo de 30 anos.  Serão concedidos três lotes à iniciativa privada: o Lote 1, com 138,4 quilômetros da MT-220, no trecho entre Tabaporã e Sinop; o Lote 2, com 233,2 quilômetros, das rodovias MT-246, MT-343, MT-358 e MT-480, nos trechos de Jangada a Itanorte; e o Lote 3, com 140,6 quilômetros da MT-130, entre Primavera do Leste e Paranatinga.

MT-480, entre Tangará a Deciolândia, integra lote 2, que teve apenas uma empresa interessada.

No lote 1, entre Tabaporã e Sinop, duas interessadas entregaram os envelopes para a participação do leilão.  Para este lote, o valor do contrato soma R$ 1,173 Bilhão. O Capex (Capital Expenditure ou investimento previsto) é de R$ 267,726 milhões e o Opex (Operational Expenditure ou investimento para operação) é de R$ 481,775 milhões.

O lote 2 entre Jangada a Itanorte teve apenas uma interessada. O valor do contrato é de R$ 3,103 bilhões, sendo que o Capex é de R$ 815,901 milhões e o Opex é de R$ 755,991 milhões.  Já para o lote 3, entre Primavera do Leste a Paranatinga, foram duas interessadas. O valor do contrato é de R$ 1,719 bilhão, sendo o Capex de R$ 365,8 milhões e o Opex de R$ 654,3 milhões.

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Certame

Para participar do leilão, as interessadas entregaram até as 14h (horário de Brasília) de ontem os envelopes com as propostas de preço para cada um dos lotes que pretendiam assumir. Inclusive, uma mesma interessada poderia apresentar proposta para mais de um lote. Além das propostas, as interessadas entregam as documentações exigidas no edital de concessão publicado pelo Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra). Todo o projeto foi modelado pelo Grupo Houer.

MT-358, entre a Serra dos Parecis e Assari, integra o trecho Jangada-Itanorte.

Após essa fase de propostas, todas as documentações entregues serão analisadas para posterior divulgação da ata de julgamento, no próximo dia 25, que informará quais as interessadas estão aptas ou não para participar do leilão que acontecerá no dia 26, às 10 horas (horário de Brasília), com a presença do governador Mauro Mendes.

Na ocasião, ocorrerá a divulgação do resultado da classificação das propostas de preço. O critério de julgamento será o de menor valor da tarifa de pedágio, tendo como critério de desempate o maior valor de outorga. Na sequência será realizada a abertura do envelope com os documentos de habilitação das empresas vencedoras de cada lote.

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Expectativa

Para o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Marcelo de Oliveira, a concessão assegura investimentos em serviços definitivos e manutenção das rodovias pelo prazo de 30 anos, o que permite que os recursos do poder público que seriam destinados para estes fins sejam investidos exclusivamente em novas pavimentações.

Leilão será realizado dia 26, na Bolsa de Valores (B3), em São Paulo.

Oliveira destaca ainda que a manutenção das boas condições das estradas favorecerá a trafegabilidade, proporcionando redução nos custos do frete e de manutenção de carretas e caminhões, e, também, para veículos menores e de passeio.

Ainda segundo o secretário, todo o processo de concessão está sendo assessorado pela B3 e é conduzido pela Comissão Permanente de Licitação da Sinfra. Tal medida permite a participação de empresas nacionais e estrangeiras, isoladamente ou reunidas em consórcio, e assegura a confiabilidade e transparência de todo o processo licitatório. “Estamos fazendo esse leilão na Bolsa de Valores devido à credibilidade do instituto que é reconhecido internacionalmente, além da transparência”, disse o secretário.

Além das rodovias em concessão, o Governo de Mato Grosso já possui sete contratos de concessão comuns vigentes, totalizando 923,4 quilômetros de rodovias.

(*) Redação EB, com Ascom-Sinfra

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Infraestrutura & Logística

Município pleiteará adequações em rotatórias da MT-358 junto a concessionária

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Ações de correções em duas rotatórias na MT-358, junto ao perímetro urbano de Tangará da Serra, serão pauta de reunião nos próximos dias entre a Secretaria Municipal de Infraestrutura e a concessionária Via Brasil, empresa responsável pela rodovia.

Scolari conversará com concessionária sobre adequações das rotatórias.

As rotatórias em questão são as situadas nas entradas/saídas da via lateral de acesso aos frigoríficos Marfrig e JBS. Ambas possuem erros de planejamento e precisam de correções urgentes, já que obrigam os motoristas a manobras irregulares, o que representa riscos de acidentes graves.

Segundo o secretário de Infraestrutura do município, Marcos Scolari, houve intenção do município em realizar as intervenções, mas, ao contatar o governo estadual para obter as autorizações, o município foi informado que as duas rotatórias estão em trecho concessionado da rodovia, o que impede qualquer ação, salvo em caso de autorização especial da concessionária.

Scolari informou que a reunião com a empresa responsável deverá acontecer na próxima semana, com dia e local a ser definido. “Temos urgência nestas correções em razão dos riscos. Se a concessionária autorizar, vamos mexer. Mas, é possível que estas intervenções já estejam no contrato de concessão”, disse Scolari.

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Projeto

Município já possui projeto das adequações, custeado por empresários.

As intervenções já contam com projeto custeado por empresários estabelecidos na Lions Internacional. O projeto foi doado ao município, com entrega realizada na quinta-feira da semana passada ao prefeito Vander Masson.

A concepção do projeto de readequação das duas rotatórias tem origem em reunião liderada pelo empresário Alfredo Nuernberg (na foto abaixo, à esquerda), da Tratortecmaq, com representantes do Grupo Piva, Granja Ziani, Frigorífico JBS, Fort Construções, Freicar e Supremax.

O projeto tem autoria da MAB Engenharia. Segundo os engenheiros da empresa, no caso da entrada da via lateral de acesso aos frigoríficos, nas proximidades do Queima Pé, simples trabalhos de sinalização podem resolver os problemas. Por outro lado, no ponto de conversão da avenida com a MT-358, há necessidade de intervenção física com alongamento da rotatória e adequação das alças de acesso às duas vias laterais existentes.

Já no ponto da rodovia em frente aos frigoríficos, há necessidade de implantação de redutores de velocidade e faixa de pedestres, além de escada e rampa de acesso para pedestres e ciclistas para a via lateral.

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