TANGARÁ DA SERRA
Pesquisar
Close this search box.

Cidades & Geral

Em 90 dias: Violência no trânsito motivará cidade a implantar lombadas eletrônicas

Publicado em

O alto índice de ocorrências de trânsito na área urbana de Tangará da Serra motivará a instalação de lombadas eletrônicas pela prefeitura local. A informação foi repassada na manhã desta quinta-feira (04) pelo secretário de Infraestrutura do município, Magno César Ribeiro, em entrevista à rádio Serra FM.

Além do alto número de acidentes – principalmente envolvendo motocicletas – e a completa falta de educação no trânsito, o município sente a sobrecarga no sistema público de saúde para atendimento das vítimas, muitas vezes com lesões graves que demandam procedimentos cirúrgicos.

Os casos de perdas humanas provocadas pelas ocorrências agravam as estatísticas. Recentemente, um menino de 12 anos foi atropelado quando saía da escola, na Avenida Virgílio Favetti. A criança não resistiu aos ferimentos e veio a óbito quando recebia tratamento num hospital da cidade.

Assim, conforme o titular da Sinfra, o município interpreta a instalação dos dispositivos como uma questão urgente. “Queremos instalar estas lombadas eletrônicas em 90 dias”, disse.

Avenida Lions Internacional é uma das vias que registra número considerável de ocorrências de trânsito.

A pasta de Magno ainda realiza levantamento para identificar os pontos mais críticos. Ele adianta, porém, que as vias que mais demandam dispositivos são as avenidas Lions Internacional (foto acima), Ignácio Bittencourt, Virgílio Favetti, Nilo Torres e Ismael José do Nascimento.

Leia mais:  Mato Grosso pode ter queda suave de temperatura no Sul e no Oeste nessa semana

Além das avenidas – sempre as mais movimentadas -, os bairros também tem registrado grande número de ocorrências de trânsito. Num aplicativo de rede social, um internauta identificado por ‘Valmir’ alerta para os perigos no bairro Nossa Senhora Aparecida, no cruzamento da rua 18 com a 13, ao lado da creche do bairro. “(…) Precisamos de redutores de velocidade e faixas de pedestres nessa esquina, o pessoal passa muitas vezes em alta velocidade já efetuando a curva, não respeitando também a placa de ‘Pare’… passa carretas por aqui e alguns motoqueiros fazem essa curva em alta velocidade e vão acabar se matando”, relatou o morador.

Magno destacou que as lombadas eletrônicas terão reflexo direto no bolso do motorista infrator, que, por si só, é fator de coibição de abusos. “Não se trata de querer multar, e sim de impor uma solução para um problema recorrente no trânsito da cidade”, justificou.

Comentários Facebook
Advertisement

Cidades & Geral

Município ampliará quadro de médicos veterinários para inspeção sanitária em frigoríficos

Published

on

A aprovação do projeto de lei complementar nº 004/2024 pela Câmara Municipal, por unanimidade entre os vereadores, permitirá a contratação de quatro médicos veterinários para atendimento de inspeção sanitária de quatro frigoríficos de Tangará da Serra.

Segundo o texto da propositura de autoria do Executivo Municipal, a medida “está intrinsecamente ligada ao Projeto de Lei Ordinária 096/2024, que autoriza a contratação temporária de médicos veterinários para a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento”, atendendo às demandas decorrentes de um acordo de cooperação técnica (ACT) entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e o município de Tangará da Serra.

O Executivo justifica a propositura pelo impacto direto nas atividades de inspeção (…) nos frigoríficos locais com a escassez de médicos veterinários. “Sem um número suficiente de profissionais para realizar essas inspeções pelo MAPA, os frigoríficos enfrentam limitações no aumento de abates ou na criação de novos turnos. Isso, por sua vez, afeta não apenas a capacidade de produção dos frigoríficos, mas também o crescimento econômico do município, incluindo a criação de empregos diretos e indiretos”, consta no texto do PLC.

Leia mais:  Bombeiros capturam cobra que “descansava” sobre carros na prefeitura de Tangará da Serra (vídeo)

Porém, a contratação dos médicos veterinários implica no aumento da taxa de abate para bovinos (de e,015 para 0,025 UPM) e suínos (de 0,001 para 0,004 UPM). O valor da UPM é de R$ 55,98.

Com a majoração da taxa de abate, o município gera receitas adicionais que serão direcionadas para custear a contratação desses profissionais para atender às demandas de inspeção nos frigoríficos. Os médicos serão cedidos ao MAPA e por ele fiscalizados, o que garantirá o cumprimento das obrigações legais em termos de inspeção sanitária, além de atender o ACT firmado ainda 2020.

Os profissionais a serem contratados, em processo seletivo, atenderão aos frigoríficos Marfrig, Seara (JBS), Pork Foods e EP Frig, cuja produção é destinada aos mercados local e, também, para exportação.

Comentários Facebook
Continue Reading

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana