conecte-se conosco


Cidades & Geral

Eleições de associações comunitárias será pauta de coletiva promovida pelo Contac, nesta quinta

Publicado

O Conselho Tangaraense de Associações Comunitárias (Contac) promove nesta quinta-feira (15/07) entrevista coletiva tendo como tema central as eleições que definirão as novas diretorias das associações de moradores em Tangará da Serra. A coletiva está marcada para às 09h00, no Centro de Atendimento ao Turista (CAT), na Avenida Tancredo de Almeida Neves, proximidades do Corpo de Bombeiros.

Luiz Marcos, presidente do Contac.

O evento promovido pelo Contac busca reforçar as informações referentes ao pleito, que tem no próximo sábado (17) o prazo final para inscrição de chapas. O pleito transcorre em 1º de agosto.

O processo eleitoral é conduzido pelo atual presidente do Contac, Luiz Marcos Nogueira de Oliveira, sendo a primeira etapa realizada em maio. Tangará da Serra, vale lembrar, está dividida em 28 setores, alguns dos quais não realizaram eleições para constituir novos Conselhos Diretores ou simplesmente eleger a primeira diretoria.

Importância

Organizações da sociedade civil, as associações comunitárias são importantes catalisadoras do capital social. Suas estruturas as permitem lutar pelos direitos e interesses da comunidade que representam junto ao poder público.

Leia mais:  Clubes de Serviço: Rotary de Tangará da Serra iniciam nesta quinta-feira as trocas de diretorias

Ou seja, a associação é agente facilitador da assimilação pelo poder público das demandas de cada localidade urbana, a partir de uma expertise proporcionada pela vivência do cidadão conforme a realidade do seu bairro.

É a partir das associações que acontece o envolvimento dos cidadãos na tomada de decisão e na busca de soluções para as necessidades comuns.

Estas entidades também são fundamentais na política dos municípios, já que são formadoras potenciais de novas lideranças. Contribuem, assim, de forma decisiva na oxigenação da política local.

publicidade

Cidades & Geral

Feira do Centro oferece duas atrações típicas do Brasil e valiosas para a saúde e a culinária

Publicado

Domingo, como reza a tradição, é dia de Feira em Tangará da Serra. E dois produtos muito atrativos na Feira do Produtor do Centro são as castanhas de caju e do Pará. As duas são alimentos saudáveis e compõem receitas extraordinárias, como nos links ao final do texto.

A castanha-do-pará é rica em proteínas, fibras, selênio, magnésio, fósforo, zinco e vitaminas do complexo B e vitamina E. Também fornece antioxidantes ao organismo, promovendo a diminuição do colesterol total. Melhora o sistema imunológico e ajuda a prevenir alguns tipos de câncer, como de mama, próstata e cólon.

Contribui para a saúde do cérebro e mantém o cabelo e as unhas saudáveis. Reduz a pressão alta, ajuda a regular a tireoide e é excelente fonte de energia.

Já a castanha-de-caju vem do fruto do cajueiro e é rica em antioxidantes, gorduras boas e minerais. Ajuda a prevenir o desenvolvimento de doenças do coração e anemia, além de melhorar a saúde da pele, unhas e cabelo. Segundo especialistas, consumir cerca de 30 gramas de castanha de caju por dia é uma alternativa para complementar os nutrientes consumidos diariamente.

Leia mais:  Crédito de R$ 200 mil para serviços cartorários viabilizará escrituração de área do aeroporto

Castanhas nos boxes

A castanha-do-pará oferecida na Feira do Centro é proveniente da região de Juína e de outras cidades e localidades da região norte do estado. Já a castanha de caju vem, principalmente, da região Nordeste do Brasil.

São comercializadas em vários boxes do setor de hortifruti, em especial nos boxes 16-C, de Elieder Santos; 21-A, de Francisco da Silva; 23-A, de Eliane Resende; e 42-A, de Elton Pereira.

Veja, a seguir, receitas com as duas castanhas:

https://www.receiteria.com.br/receitas-com-castanha-do-para/

https://www.receiteria.com.br/receitas-com-castanha-de-caju/

Continue lendo

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana